A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

IDADE CONTEMPORÂNEA IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO 1. Definição: domínio de vastas áreas do planeta por parte de nações industrializadas (ING, FRA, HOL,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "IDADE CONTEMPORÂNEA IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO 1. Definição: domínio de vastas áreas do planeta por parte de nações industrializadas (ING, FRA, HOL,"— Transcrição da apresentação:

1 IDADE CONTEMPORÂNEA IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO 1. Definição: domínio de vastas áreas do planeta por parte de nações industrializadas (ING, FRA, HOL, BEL, ALE, ITA, JAP, EUA, RUS). Onde? África e Ásia (Neocolonialismo) e América (Imperialismo). Causas e justificativas: –Busca de matéria-prima. –Conquista de mercados-consumidores. –Acomodação de excedentes populacionais (secundário). –Estruturação de bases estratégicas (neutralizando a concorrência).

2 IDADE CONTEMPORÂNEA IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO 2. Diferenças: COLONIALISMONEOCOLONIALISMO Séc XV - XVIIISéc XIX AméricaÁfrica e Ásia Mercantilismo estatalMonopólios capitalistas apoiados pelo Estado. Monopólio comercialExportação de capitais Expansão da fé cristãMissão civilizadora Capitalismo comercialCapitalismo financeiro ou monopolista

3 IDADE CONTEMPORÂNEA IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO A ÁFRICA E O NEOCOLONIALISMO:

4 IDADE CONTEMPORÂNEA IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO A ÁSIA E O NEOCOLONIALISMO:

5 IDADE CONTEMPORÂNEA IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO 3. A Revolução Industrial foi o principal motivador desse processo histórico, pois levou as potências industriais à busca de novos mercados consumidores, além da necessidade de suprirem suas fábricas com matérias-primas cada vez mais baratas. O sistema econômico dominante, no período do Neocolonialismo foi a Ideologia Liberal. 4. Indica o sentimento de pertencer a uma nação. É portanto, uma ideologia que visa a legitimar o poder do Estado nacional. Assim as pessoas passaram a se sentir parte de um grupo mais amplo, na qual havia um sentimento de fidelidade mútua.

6 IDADE CONTEMPORÂNEA IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO 5. Alemanha: Bismarck tinha a convicção de que a unificação era necessário para o pleno desenvolvimento do país. Para isso Bismarck declarou guerra à Áustria, vencendo-a. Essa demonstração de força desagradou à França, até então maior potência continental, gerando um novo conflito (guerra franco- prussiana). Novamente Bismarck saiu vitorioso e, em 1871 conseguiu, consolidar a unificação alemã. Nascia o II Reich, sob a regência do rei Guilherme da Prússia, mas, na prática, comandado por Bismarck, o chanceler de ferro.. Itália: ocorreu um ano antes da Alemanha. Envolveu questão de interesses econômicos. Disputa entre as regiões. As guerras foram fundamentais para o processo de unificação.

7 IDADE CONTEMPORÂNEA IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO 6. Doutrina Monroe: fundamentada na idéia de que os Estados Unidos tinham o direito e o dever de promover a civilização na América. Big Stick: política do grande porrete: fale macio e leve um porrete; assim irá longe. Essa política é caracterizada pela intervenção militar. Foi colocada em prática em Cuba ( Emenda Platt) e no Panamá: controle perpétuo do Canal do Panamá.

8 IDADE CONTEMPORÂNEA IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO Conseqüências do Neocolonialismo: –Desestruturação de sistemas produtivos locais. –Fome endêmica, miséria crônica. –Submissão econômica das regiões dominadas. –Agravamento de conflitos regionais. –Desenvolvimento de nações industrializadas. –Disputas imperialistas. –I Guerra Mundial


Carregar ppt "IDADE CONTEMPORÂNEA IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO 1. Definição: domínio de vastas áreas do planeta por parte de nações industrializadas (ING, FRA, HOL,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google