Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
A era dos impérios
2
Sec. XIX criação de uma Economia global
Entre os anos de as grades potências mundiais iniciaram uma corrida para controlar diversas parte do planeta. Primeiramente Inglaterra e França e depois Itália e Alemanha iniciaram suas expansões coloniais ao longo do continente africano e asiático Os Estados Unidos por sua vez investiu na America Latina, enquanto o Japão iria se impor perante a China e Coréia. Essa nova fase do desenvolvimento econômico capitalista ficou conhecido como imperialismo, ou neocolonialismo
3
Fatores Fatores econômicos Fatores políticos
Busca de novos mercados. Pra amenizar a crise ocorrida entre 1873 e esse novo colonialismo estava mais centrado no capitalismo industrial e financeiro. A saída encontrada seria a conquista de mercados na África e na Ásia para o escoamento dos produtos industrializados europeus. Ao mesmo tempo buscava-se nesses continentes a matéria-prima para abastecer a produção das industriais Os governos usaram as conquistas imperialistas como propaganda política para despertar na população o orgulho patriótico. Visando assim obter o apoio necessário para justificar suas ações
4
Fatores Culturais Essa nova colonização justificava-se no sentido da missão civilizatória, onde o homem branco e europeu levaria os avanços da indústrias e da ciências às regiões conquistadas
5
Império britânico O mais poderoso de todos. Iniciou em 1883, com um protetorado no Egito, ou seja um governo subordinado a coroa britânica. Em seguida conquistou o Sudão, Rodésia, Nigéria e a África oriental Inglesa. Gravura do século XIX representando a colonização inglesa do Egito. O rifle subjulgou a espada.
6
Império alemão A formação do Estado nacional alemão só ocorreu no século XIX alguns séculos depois das principais potências europeias da época. Esse atraso foi o principal motivo da entrada tardia da Alemanha na partilha da África e da Ásia no século XIX. Na partilha colonial a Alemanha ocupou a chamada África oriental Alemã, a África do Sudoeste, os camarões e o Tongo.
7
Império Francês A política imperialista francesa se iniciou em 1830 com a conquista da Argélia, no norte da África. Até o final do século XIX os franceses já tinham ocupado todo o noroeste africano, além da Somália e Madagascar. Na Ásia os franceses se apossaram da parte da chamada Indochina, formada pelos atuais Vietnã, Camboja e Laos.
8
Império Português Império português – com raízes na expansão ultramarina dos séculos XV e XVI, o império colonial português foi o pioneiro e o mais duradouro. No século XIX, com o império já em declínio Portugal expandiu a colonização em direção ao interior de Moçambique e Angola.
9
Charge representando a partilha da África
10
Violência justificada
Cabe salientar que a ocupação do território africano pelos europeus se de forma violenta. Essa ocupação mascarada pelo discurso do progresso e da superioridade da raça branca em particular do homem Europeu, serviu de justificativa para os tradicionais massacres praticados pelas grandes potências europeias desde o século XV.
13
Quê isso gordinho...?!! Quê isso...?!!
1 – defina o conceito de imperialismo? 2 – quais as principais potências imperialistas? 3 - Quais foram os motivos econômicos e políticos para o desenvolvimento do imperialismo 4 – quais as justificativas culturais para a partilha do continente africano? 5 – quais países se tornaram alvo do expansionismo japonês? 6 – você acredita que existe superioridade entre determinadas etnias atualmente?
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.