A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O IMPERIALISMO NA ÁSIA E NA ÁFRICA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O IMPERIALISMO NA ÁSIA E NA ÁFRICA"— Transcrição da apresentação:

1 O IMPERIALISMO NA ÁSIA E NA ÁFRICA
CAPÍTULO 01 O IMPERIALISMO NA ÁSIA E NA ÁFRICA p.10-27

2 REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

3 O QUE FOI A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL?
A Revolução Industrial consistiu em um conjunto de mudanças tecnológicas com profundo impacto no processo produtivo em nível econômico, social e cultural.

4 Um motor a vapor de Watt: o motor a vapor, alimentado principalmente com carvão, impulsionou a Revolução Industrial no Reino Unido e no mundo.

5 A GÊNESE Iniciada na Inglaterra em meados do século XVIII, expandiu-se pelo mundo a partir do século XIX.

6 A SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL
SEGUNDA FASE  1850 a 1900 – Cresce a concorrência, a indústria de bens de produção se desenvolve, as ferrovias se expandem, surgem novas formas de energia, como a hidrelétrica e a derivada do petróleo; são criados o dínamo, o motor a combustão interna, o telégrafo e o telefone.

7 OPA!!! Mas, o que impulsionou todo esse desenvolvimento industrial?

8 Eduardo

9 CAPITALISMO O Capitalismo é um sistema sócio-econômico e político adotado por vários países, onde possuem propriedades privadas dos meios de produção, no qual os agentes econômicos (empresários), proprietários dos meios de produção permitem que esta produção seja comercializada em um mercado, onde as transações são de natureza monetária.

10 CONTEXTO HISTÓRICO A Segunda Revolução Industrial ( ) e o capitalismo monopolista - Avanço técnico-científico - Acirramento da concorrência - Concentração do capital

11 A ERA DOS OLIGOPÓLIOS É um mercado para um produto ou serviço controlado por um número relativamente pequeno de indivíduos ou empresas.

12 A ERA DOS OLIGOPÓLIOS Truste  União de várias empresas que se fundem com o objetivo de controlar todo o processo produtivo, desde a obtenção das matérias-primas até a venda da mercadoria; Cartel  Acordo estabelecido entre empresas diferentes com o objetivo de dividir o mercado e combater a concorrência. Holding  Participação de uma empresa como principal acionista e controladora de um grande grupo econômico, reunindo empresas de diferentes setores.

13 O CAPITALISMO MONOPOLISTA
Exemplo de cartel

14 O CAPITALISMO MONOPOLISTA
Exemplo de truste

15 O CAPITALISMO MONOPOLISTA

16 A união capital bancário-capital industrial
O CAPITAL FINANCEIRO A união capital bancário-capital industrial

17 IMPERIALISMO E NEOCOLONIALISMO

18 ORIGENS - O acirramento da concorrência entre as potências industrializadas. - O protecionismo exacerbado - A política de expansão territorial e econômica

19 OBJETIVOS Elaborar uma nova divisão econômica e política do mundo pelas potências capitalistas em ascensão.

20 JUSTIFICATIVAS As características biológicas da “raça branca” (Darwinismo Social); A fé religiosa (Cristianismo); O desenvolvimento técnico e científico (Revolução Industrial).

21 A PARTILHA DA ÁFRICA

22 O MARCO A Conferência de Berlim  realizada entre novembro de 1884 e fevereiro de 1885, teve como propósito evitar o conflito de grandes proporções entre 15 nações, estabeleceram regras para ocupar e explorar o continente africano. A conferência não apaziguou as rivalidades entre os países neocolonizadores. Pelo contrário, aumentou ainda mais.

23 A Partilha da Ásia

24 A partilha da China

25 ATIVIDADE PARA CASA

26 REGISTRE EM SEU CADERNO
Pesquisa Pesquise sobre: Guerra dos Bôeres; Guerras do Ópio; c) Guerra dos Boxers Sugestões de sítios

27 2. Atividade do livro didático
Responda as questões: Página 28, questões 01, 02 e 03 Página 29, questão 07.

28 3. Responda: Imagine que as principais empresas do ramo de alimentos no Brasil formassem um cartel. Qual(is) seria(m) a(s) consequência(s) disso para a população?

29 Agradecido pela atenção e até o próximo encontro!!!


Carregar ppt "O IMPERIALISMO NA ÁSIA E NA ÁFRICA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google