A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A ECONOMIA INDUSTRIAL DA UNIÃO EUROPEIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A ECONOMIA INDUSTRIAL DA UNIÃO EUROPEIA"— Transcrição da apresentação:

1 A ECONOMIA INDUSTRIAL DA UNIÃO EUROPEIA

2 Origens da industrialização

3 O fator econômico mais importante foi a acumulação de capital, proveniente sobretudo da exploração de colônias (americanas, africanas e asiáticas). Mais tarde, as áreas coloniais passariam a fornecer grandes volumes de matérias-primas, indispensáveis ao processo industrial. O fator que mais facilitou a industrialização europeia foi a abundância da mão-de-obra,já que as cidades estavam crescendo rapidamente.

4 O crescimento das cidades contribuiu também para a formação de grandes mercados consumidores que serviam de estímulo para o aumento da produção de mercadorias. O crescimento industrial europeu foi também impulsionado por um conjunto de invenções ( principalmente de máquinas) que possibilitou aumentar o ritmo da produção de mercadorias.

5 A automação industrial criou o maior problema social da Europa hoje: o aumento do desemprego.

6 A LOCALIZAÇÃO INDUSTRIAL

7 No início da industrialização havia pouca fábricas, e eles se concentravam em alguns pontos do continente europeu. Estudos mostraram que a produção industrial possui três fases: Fase de agregação – consiste na reunião de matérias-primas. Fase de transformação – as matérias-primas são transformados numa mercadoria específica. Fase de venda- as mercadorias devem chegar aos consumidores.

8 TRANSPORTES Os transportes têm um papel decisivo na localização da maior parte das indústrias, pois realizam duas interligações fundamentais: trazem matéria-prima para as indústrias e entregam as mercadorias nos pontos de venda.

9 Nas últimas décadas o transporte rodoviário cresceu muito na Europa graças à sua dinâmica, marcada pela possibilidade de entregar as mercadorias em múltiplos pontos sem a necessidade de grandes instalações.

10 b) MATÉRIAS-PRIMAS Matérias-primas são todas as substâncias sólidas, liquidas ou gasosas que podem ser transformadas pela indústria. Elas são naturais, quando originadas diretamente da natureza ou semimanufaturadas( matérias-primas naturais transformadas pela indústria em produtos a serem utilizados por outras indústrias. A presença de ´matérias-primas na região em que se pretende instalar uma indústria é quase sempre um fator decisivo.

11 O problema da escassez de matéria-prima mineral na Europa, em especial nos países da União Europeia, é grave, pois esse continente é pobre no que se refere a esses recursos.

12 c) ENERGIA No século XIX, a presença de minas de carvão era o fator determinante da localização industrial. Nas últimas décadas, outras fontes de energia ganharam importância. O petróleo é um grande exemplo.

13 A maior revolução, no entanto, veio com a eletricidade
A maior revolução, no entanto, veio com a eletricidade. A utilização dessa forma de energia foi fundamental para que as indústrias pudessem se espalhar por quase todas as regiões da Europa. A facilidade de distribuição, por meio de cabos de alta-tensão, alterou a dinâmica da localização industrial, possibilitando que a indústria chegasse a áreas antes inacessíveis.

14 Na região da Andaluzia, no sul da Espanha, há várias usinas eólicas, que utilizam os fortes ventos vindos do Mar mediterrâneo para produzir energia elétrica.

15 d) MÃO-DE-OBRA A fábrica totalmete automatizada, quase sem trabalhadores, já existe, mas ainda é relativamente rara. Todavia , a tendencia atual é mesmo de aumento no uso de tecnologias par reduzir a quantidade de mão-de-obra empreada (automação). Em consequencia o setor Secundário ocupa uma parcela decrescente da PEA, em todos os países desenvolvidos industrializados.

16

17 e) MERCADO CONSUMIDOR O mercado consumidor pode ser analisado sob o ponto de vista da quantidade (tamanho das populações) e da qualidade (seu poder de compra). Em relação a esses dois aspectos, o continente europeu é um dos mais importantes mercados consumidores do mundo, já que ali se concentram mais de 780 milhões de habitantes com algumas das mais elevadas renda per capita do mundo.

18 AS MAIORES ÁREAS INDUSTRIAIS

19 Encontram-se no continente europeu algumas das maiores concentrações industriais do mundo. Somente nos Estados Unidos e no Japão já aglomerações que se comparam às da Europa.


Carregar ppt "A ECONOMIA INDUSTRIAL DA UNIÃO EUROPEIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google