A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Segunda Revolucao industrial Luana e Mariana prof luiz ribeiro.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Segunda Revolucao industrial Luana e Mariana prof luiz ribeiro."— Transcrição da apresentação:

1 Segunda Revolucao industrial Luana e Mariana prof luiz ribeiro

2 A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL O termo Revolução Industrial refere-se às mudanças ocorridas a partir da metade do século XVIII na Europa, de uma economia agrária e manual para outra dominada pela produção mecanizada em fábricas nas áreas urbanas.

3 A primeira Revolução Industrial Características Separação entre capital e trabalho; Separação entre capital e trabalho; A produção artesanal familiar perde espaço para as fábricas; A produção artesanal familiar perde espaço para as fábricas; A produção se destina em grande parte para a exportação; A produção se destina em grande parte para a exportação; As fábricas ocupam os espaços urbanos, onde a mão-de-obra é mais abundante. As fábricas ocupam os espaços urbanos, onde a mão-de-obra é mais abundante. Obs: a primeira Revolução Industrial atingiu a princípio a Inglaterra.

4 O pioneirismo inglês Fatores Acumulação primitiva de capital; Acumulação primitiva de capital; Maior participação política da burguesia no Parlamento; Maior participação política da burguesia no Parlamento; Excedente de mão-de-obra; Excedente de mão-de-obra; Matéria-prima abundante; Matéria-prima abundante; Mercado consumido em expansão. Mercado consumido em expansão.

5 Os avanços tecnológicos A máquina de fiar – James Hargreaves (1767); A máquina de fiar – James Hargreaves (1767); O tear hidráulico – Richard Akwright (1768); O tear hidráulico – Richard Akwright (1768); O tear mecânico – Edmund Cartwright (1785); O tear mecânico – Edmund Cartwright (1785); A máquina a vapor – Thomas Newcomen (1712) e aperfeiçoada por James Watt em A máquina a vapor – Thomas Newcomen (1712) e aperfeiçoada por James Watt em A locomotiva e o barco a vapor. A locomotiva e o barco a vapor. Obs: nessa fase o carvão e o ferro constituíram importantes matérias-primas.

6 A segunda Revolução Industrial características Marcada a partir de 1860, pela propagação em outros países da Europa, chegando atingir também outros continentes. Marcada a partir de 1860, pela propagação em outros países da Europa, chegando atingir também outros continentes. Descoberta da eletricidade; Descoberta da eletricidade; Transformação do ferro em aço; Transformação do ferro em aço; O avanço dos meios de transportes; O avanço dos meios de transportes; Desenvolvimento dos meios de comunicação: telégrafo e telefone. Desenvolvimento dos meios de comunicação: telégrafo e telefone.

7 Os avanços tecnológicos O processo Bessemer: transformação do ferro em aço, revolucionando as indústrias metalúrgicas; O processo Bessemer: transformação do ferro em aço, revolucionando as indústrias metalúrgicas; O dínamo: possibilitou a substituição do vapor pela eletricidade como força motriz das máquinas; O dínamo: possibilitou a substituição do vapor pela eletricidade como força motriz das máquinas; O motor a combustão: aperfeiçoado por Karl Benz e Rudolf Diesel, introduziu o uso do petróleo. O motor a combustão: aperfeiçoado por Karl Benz e Rudolf Diesel, introduziu o uso do petróleo.

8 Conseqüências da Revolução Industrial Formação de duas novas classes sociais completamente antagônicas: o proletariado e a burguesia industrial; Formação de duas novas classes sociais completamente antagônicas: o proletariado e a burguesia industrial; Exploração do operário; Exploração do operário; Longas jornadas de trabalho; Longas jornadas de trabalho; Exploração da mão-de-obra infantil e feminina; Exploração da mão-de-obra infantil e feminina; Surgimento dos primeiros movimentos operários. Surgimento dos primeiros movimentos operários.


Carregar ppt "Segunda Revolucao industrial Luana e Mariana prof luiz ribeiro."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google