A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Definição: conjunto de transformações técnicas, econômicas e sociais caracterizadas pela substituição da energia física pela mecânica, da ferramenta pela.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Definição: conjunto de transformações técnicas, econômicas e sociais caracterizadas pela substituição da energia física pela mecânica, da ferramenta pela."— Transcrição da apresentação:

1

2 Definição: conjunto de transformações técnicas, econômicas e sociais caracterizadas pela substituição da energia física pela mecânica, da ferramenta pela máquina e da manufatura pela fábrica.

3 ARTESANATO MANUFATURA PRODUÇÃO INDUSTRIAL FERRA- TRABALHO INDIVIDUAL
MENTAS MANUAIS TRABALHO INDIVIDUAL DIVISÃO DO TRABALHO FERRAMENTAS MECÂNICAS

4 Causas gerais da Revolução Industrial:
Revolução Comercial (séc XV – XVII) Descoberta de novos continentes e do caminho para as Índias. Formação de mercado mundial. Incremento do comércio. Acumulação primitiva de capital. Entrada de produtos e riquezas de vários pontos do planeta na Europa.

5 Aparecimento das máquinas.
TEAR MECÂNICO MÁQUINAS A VAPOR Aparecimento das máquinas. Tear mecânico, máquina de fiar, máquina a vapor. Aumento da produtividade.

6 Pioneirismo inglês: Posição geográfica privilegiada
Capitais acumulados (colônias, acordos comerciais na Europa). Acúmulo de capitais durante a fase do capitalismo comercial (grandes navegações); Posição geográfica privilegiada

7 Mercado consumidor (colônias, países europeus e assalariados).
Matéria prima disponível (reservas de ferro e carvão e produção de lã – indústria têxtil). Mercado consumidor (colônias, países europeus e assalariados). Crescimento populacional, gerando grande oferta de trabalhos para as indústrias;

8 Burguesia no poder (parlamento – Revolução Gloriosa 1688).
Ética protestante (estímulo ao lucro). Marinha mercante poderosa (Atos de Navegação – Oliver Cromwell). Disponibilidade de mão-de-obra (Controle capitalista do campo (cercamentos); cercamento dos campos – “enclosures”).

9

10

11 As transformações da sociedade na era industrial
EMPRESÁRIOS X PROLETARIADO O capitalismo industrial tornou-se o principal modo de produção europeu; Aumentaram as disparidades entre a burguesia (detentora dos meios de produção) e o proletariado, que troca a força de trabalho por um salário.

12

13 A exploração do trabalhador
Visando obter os maiores lucros possíveis, os patrões pagavam míseros salários por uma jornada estafante de trabalho (mais de quinze horas diárias).

14 Sem nenhum direito trabalhista.
Proletários destituídos da posse de meios de produção e instrumentos de trabalho. Sem nenhum direito trabalhista. Exploração do trabalho feminino e infantil. Baixos salários.

15

16

17 As péssimas condições de trabalho e moradia
Não havia segurança, higiene ou instalações adequadas ao trabalho; As habitações dos operários eram cortiços, ou favelas sem qualquer saneamento básico.

18

19

20 O desenvolvimento da produção –
Substituição do trabalho artesanal pelo trabalho mecanizado: 1.1. Etapas do processo de produção: * Artesanal: O artesão executa todas as fases do processo, sendo o dono dos instrumentos utilizados: matéria-prima e Ferramenta.

21 Fase de introdução da “divisão do trabalho”.
Manufatureira: Oficinas compostas por um grande número de operários e Ferramentas , coordenadas por um gerente (mestre). Fase de introdução da “divisão do trabalho”.

22

23 Mecanizada: A maquinofatura, fruto dos avanços técnicos, permitiu o
aperfeiçoamento da produção e a queda dos custos, o aumento dos lucros. No entanto, acarretou desemprego e “alienação” de milhares de trabalhadores.

24

25

26 Conseqüências da Revolução Industrial:
Consolidação do capitalismo e do poder da burguesia. Desenvolvimento tecnológico. Desenvolvimento dos transportes (barco a vapor, locomotiva) e das comunicações (telégrafo e posteriormente o telefone).

27 Divisão do trabalho e alienação, a partir das linhas de Montagem;
Produção em série e padronização dos gostos (consumismo); Desenvolvimento dos transportes e das comunicações; Urbanização e crescimento populacional; Desemprego estrutural

28

29

30

31 Aumento da produtividade (redução de preços).
Esgotamento de recursos naturais. Urbanização intensa. Formação do proletariado urbano (operários). Surgimento do CAPITALISMO FINANCEIRO – grandes bancos controlando indústrias por meio de compra de ações ou dependência financeira (empréstimos).

32

33 Expansão do Imperialismo: Áreas mais atingidas: África e Ásia.
Busca de matéria-prima e mercados consumidores fora da Europa, desencadeando um processo de conquista e partilha de vastas áreas territoriais entre as potências européias industrializadas. Áreas mais atingidas: África e Ásia.

34

35 Desemprego (“exército industrial de reserva”)

36 Ludismo (1811 – 1818) – movimento de trabalhadores que destruíam máquinas.

37 Cartismo (1832 – 1848) – movimento de trabalhadores que redigiam reivindicações trabalhistas ao parlamento britânico. Obteve alguns benefícios como a redução da jornada de trabalho para 10 horas e regulamentação do trabalho infantil e feminino

38 Trade Unions – associações de trabalhadores que deram origem aos sindicatos.

39 O surgimento dos movimentos operários
Da depredação das máquinas à conscientização e à organização sindical, buscando os direitos trabalhistas.


Carregar ppt "Definição: conjunto de transformações técnicas, econômicas e sociais caracterizadas pela substituição da energia física pela mecânica, da ferramenta pela."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google