A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Revolução Industrial. Antecedentes: O acúmulo de capital e a mentalidade empreendedora da burguesia inglesa. Preocupados em expandir seus negócios,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Revolução Industrial. Antecedentes: O acúmulo de capital e a mentalidade empreendedora da burguesia inglesa. Preocupados em expandir seus negócios,"— Transcrição da apresentação:

1 A Revolução Industrial

2 Antecedentes: O acúmulo de capital e a mentalidade empreendedora da burguesia inglesa. Preocupados em expandir seus negócios, os burgueses investiram em pesquisas de novas tecnologias de produção. Desenvolvimento das máquinas a vapor, que dispensavam o uso da força humana.

3 A máquina a vapor aperfeiçoada por James Watt em 1790, movimentou o primeiro barco a vapor. As máquinas tinham movimento contínuo garantido pela energia do vapor, tornando a produção muito mais rápida.

4 Antes da Revolução Industrial, a forma mais comum de produção era organizada nas oficinas manufatureiras, que usavam técnicas manuais. Organização das Oficinas: O chefe de uma oficina era o mestre, aquele que sabia tudo sobre seu ofício; dominava todas as etapas do processo de produção. Seus ajudantes ou empregados eram os jornaleiros, que ganhavam por jornada de trabalho. Havia ainda os aprendizes, que aprendiam em troca de casa e comida, sem receber salário.

5 As novas máquinas a vapor eram caras. Podiam ser compradas pelos burgueses, que haviam acumulado capital, mas não pelos artesãos que não possuíam recursos para substituir suas máquinas manuais. Resultado: as oficinas passaram a sofrer a concorrência das fábricas. Para operar as máquinas, os burgueses contratavam pessoas sem conhecimento. Havia milhares à disposição nas cidades, a maior parte expulsa dos campos. Sendo o número de vagas nas fábricas menor que a mão-de- obra disponível, os salários pagos eram baixíssimos.

6 Nas fábricas: Os burgueses produziam em grandes quantidades, em tempo menor, seu produto tinha custo menor e podia ser vendido mais barato. Nas oficinas: Ficou cada vez mais difícil, para os artesãos concorrer com as máquinas; levando as oficinas à falência. Depois da Revolução Industrial as pessoas envolvidas com a produção esse dividiam em dois grupos: Os donos das máquinas e das fábricas E as pessoas contratadas para trabalhar – os operários


Carregar ppt "A Revolução Industrial. Antecedentes: O acúmulo de capital e a mentalidade empreendedora da burguesia inglesa. Preocupados em expandir seus negócios,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google