A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Definição: conjunto de transformações provocadas pela substituição da energia física pela mecânica na fabricação de mercadorias. Causas: revolução comercial,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Definição: conjunto de transformações provocadas pela substituição da energia física pela mecânica na fabricação de mercadorias. Causas: revolução comercial,"— Transcrição da apresentação:

1

2

3 Definição: conjunto de transformações provocadas pela substituição da energia física pela mecânica na fabricação de mercadorias. Causas: revolução comercial, acumulação primitiva de capital e o aparecimento das máquinas.

4 A máquina de Tomas Newcoman James Watt – aperfeiçoou a máquina a vapor (1769)

5 Locomotiva: George Stephenson (1825). Barco a vapor: Robert Fulton (1807) Telégrafo: Samuel Morse (1844)

6 Acúmulo de capitais: os capitais obtidos com a colonização foram investidos nas fábricas. Oferta de mão de obra: devido ao êxodo rural e ao aumento populacional havia uma grande oferta de trabalhadores. Recursos naturais: posição estratégica e abundância de recursos naturais (carvão e ferro).

7 1ª fase (1760 – 1860): etapa restrita à Inglaterra, caracterizada pelo desenvolvimento da indústria têxtil e pelo advento da máquina a vapor. 2ª fase (1860 – 1900): expansão para outros países e substituição do ferro pelo aço e do vapor pelo petróleo e pela eletricidade.

8 Novas relações de trabalho: trabalhador só é dono de sua própria força de trabalho. Condições de trabalho: salários baixos, jornadas longas, condições insalubres e alienação. Aumento da população urbana: provocado pela concentração de pessoas nas regiões industriais.

9 Capitalismo comercial cede lugar ao industrial, e depois ao financeiro. A livre concorrência do liberalismo cede lugar monopolismo: trustes, holding e cartéis. Imperialismo: necessidade de mercados consumidores e fontes de matérias-primas e mão de obra barata.

10 Liberalismo: defesa do capitalismo, liberdade de comércio e livre negociação entre trabalhadores e patrões. Socialismo: oposição ao capitalismo e defesa dos direitos dos trabalhadores. Principal representante: Karl Marx.


Carregar ppt "Definição: conjunto de transformações provocadas pela substituição da energia física pela mecânica na fabricação de mercadorias. Causas: revolução comercial,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google