A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

As origens do mundo atual I Revolução Industrial (1760-1830) Responsável por grandes transformações;economia, sociedade, relações geopolíticas internacionais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "As origens do mundo atual I Revolução Industrial (1760-1830) Responsável por grandes transformações;economia, sociedade, relações geopolíticas internacionais."— Transcrição da apresentação:

1 As origens do mundo atual I Revolução Industrial ( ) Responsável por grandes transformações;economia, sociedade, relações geopolíticas internacionais. Principal atividade econômica antes da I Revolução Industrial; COMÉRCIO Depois da I Rev. Industrial; A INDÚSTRIA Trabalho; antes BRAÇAL; depois MECÂNICO

2

3 Principais características da I Revolução Industrial Utilização de técnicas simples. Máquinas a vapor. Carvão mineral; maior fonte de calor. Destaque: indústria de lã e algodão. Tear mecânico.

4 II Revolução Industrial- Imperialismos É O NOME DA FASE DO CAPITALISMO QUE NASCEU NAS ÚLTIMAS DÉCADAS DO SÉCULO XIX, QUANDO OS MONOPÓLIOS DOS PAÍSES CAPITALISTAS AVANÇADOS COMEÇARAM A INVESTIR CAPITAL EM OUTROS PAÍSES. É O NOME DA FASE DO CAPITALISMO QUE NASCEU NAS ÚLTIMAS DÉCADAS DO SÉCULO XIX, QUANDO OS MONOPÓLIOS DOS PAÍSES CAPITALISTAS AVANÇADOS COMEÇARAM A INVESTIR CAPITAL EM OUTROS PAÍSES. Ampliação da produção industrial. Novos acúmulos de capitais. Fruto da riqueza gerada pela I Revolução Industrial Após 1830

5 Características e consequências da II Rev. Industrial Desenvolvimento de novas tecnologias. Destaque: indústrias de ferro, naval. Preocupação com a produção de energia. Presença de uma nova classe social pobre e numerosa; proletariado. Urbanização Redução da população rural (êxodo rural) Sindicatos, movimentos populares.

6 Condições de Vida e a Urbanização Condições precárias; trabalho intenso; jornadas de trabalho longas; uso de mão-de-obra infantil e feminina; ausência de garantias legais; péssimas condições de salubridade nas indústrias. Processo intenso e desorganizado; doenças e epidemias se tornavam comuns nos grandes centros, como Londres; habitação, alimentação e higiene precárias.

7 Imperialismo Europeu Imperialismo; ampliação da forma de dominação e exploração das nações mais ricas sobre as mais pobres. (Ásia, África) CAUSAS DO IMPERIALISMO; elevada produção (devida a alta mecanização) Necessidade: MERCADO CONSUMIDOR ELEVADO (EXCEDENTE) DE CAPITAL; busca por outros lugares do mundo para investimento. Disputa por novos territórios. Abastecimento de matéria-prima e de energia.

8 Lá vem o Trem- A revolução nos Transportes (Europa) AS VIAS FÉRREAS NA EUROPA EM 1840 CARTOGHAPHIE LATITUDE – ADAP. AS VIAS FÉRREAS NA EUROPA EM 1880 CARTOGHAPHIE LATITUDE – ADAP.

9 A expansão industrial da Rússia e do Japão Rússia: iniciativa dos czares ( Imperadores) empréstimos externos construção de estradas de ferro e empresas estrangeiras. (setor têxtil, extração de carvão e minério de ferro) Japão: Revolução Meiji- 1860: centralização política

10 Reforma educacional: incentivo à ida de universitários à Europa Acordos comerciais com o Ocidente, pressão americana. Arrancada Industrial: Estado + zaibatsu ( grupos econômicos) Japão em 1910: 10 mil quilômetros de estradas de ferro; Grandes bancos; Companhias de navegação e mineração; Produção têxtil super desenvolvida.

11 A industrialização nos Estados Unidos Salto na Industrialização de seu após a Guerra da Sucessão: norte( industrializado) x sul (agrário e escravista) Grande oferta de mão-de-obra (Política de estímulo à emigração) Ocupação do oeste Incentivo do Estado à instação de Companhias de Comunicação e Transporte

12 O CAPITALISMO MONOPOLISTA E FINANCEIRO O CAPITALISMO MONOPOLISTA E FINANCEIRO MONOPÓLIO INDUSTRIAL: Concentração de Capital e dominação da produção em determinadas áreas econômicas gerado pela livre-concorrência. capitalismo financeiro: tipo de economia capitalista em que o grande comércio e a grande indústria são comandados pelo poder dos bancos e de outras sociedades financeiras. TRUSTES: fusão de diversas empresas do mesmo ramo – empresas que dominam todas as etapas da produção. Ex: United States Steel: 1901, controlava 63% da produção do aço nos EUA. CARTÉIS: grupo de grandes empresas que estabelecem entre si um acordo com o objetivo de controlar os preços ou o mercado de um determinado setor – acumulação horizontal de capital. Ex: Reno e Westfália:1893, controlava 90 % da produção de carvão na Alemanha. HOLDINGS: empresa que detém o controle acionário sobre outras empresas embora elas mantenham denominação própria e independência. TRANSNACIONAIS: grandes empresas com filiais em diversos países. BOLSA DE VALORES: Instituição típica do capitalismo. A perspectiva de lucros pode aumentar o valor das ações

13 Segunda Revolução Industrial A Segunda Revolução Industrial ocorre entre 1860 e a Primeira Guerra Mundial. O petróleo começou a competir com o carvão e a eletricidade foi efetivamente utilizada pela primeira vez, criando uma nova fonte de energia para operar motores, iluminar cidades e proporcionar comunicação instantânea entre as pessoas. A exemplo da revolução do vapor, o petróleo a eletricidade e as invenções que os acompanharam na Segunda Revolução Industrial continuaram a transferir a carga da atividade econômica do homem para a máquina.

14 As novas Tecnologias QUAIS FORAM OS DISPARADORES? 1. A DESCOBERTA DA ELETRICIDADE. 2. BESSEMER: TRANSFORMAÇÃO DE EM AÇO (PERMITIU A PRODUÇÃO EM GRANDE ESCALA). 3. DESCOBERTA DO DÍNAMO QUE PERMITIU SUBSTITUIR VAPOR PELA ELETRICIDADE. 4. A DESCOBERTA DO MOTOR A COMBUSTÃO INTERNA (INTRODUZIU O USO DE PETRÓLEO).

15 Terceira Revolução Industrial A Terceira Revolução Industrial surgiu imediatamente após a Segunda Guerra Mundial e somente agora está começando a ter um impacto significativo no modo como a sociedade organiza sua atividade econômica. Robôs com controle numérico, computadores e softwares avançados estão invadindo a última esfera humana – os domínios da mente. Adequadamente programadas, essas novas "máquinas inteligentes" são capazes de realizar funções conceituais, gerenciais e administrativas e de coordenar o fluxo da produção, desde a extração da matéria-prima ao marketing e à distribuição do produto final e de serviços.

16


Carregar ppt "As origens do mundo atual I Revolução Industrial (1760-1830) Responsável por grandes transformações;economia, sociedade, relações geopolíticas internacionais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google