A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Unidade 08 – Indústria, comércio e prestação de serviços Prof. Raphael Barbosa Ramos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Unidade 08 – Indústria, comércio e prestação de serviços Prof. Raphael Barbosa Ramos."— Transcrição da apresentação:

1 Unidade 08 – Indústria, comércio e prestação de serviços Prof. Raphael Barbosa Ramos

2 Cap. 01 – Da máquina a vapor ao robô

3 Da produção manual às máquinas Desde as origens, o ser humano transforma os recursos naturais em bens ou objetos que atendem às suas necessidades de sobrevivência. Existem três formas, ou estágios, nessa transformação: o Artesanato, Manufatura e a indústria moderna.

4 Artesanato É uma antiga forma de transformação dos recursos naturais, conhecida há milhões de anos. Os objetos são produzidos manualmente, com ferramentas simples e o artesão é responsável por todas as etapas da produção.

5

6 Manufatura Por volta do século XV, artesãos que faziam um mesmo produto agrupavam-se em galpões para realizar o trabalho e torná-lo mais produtivo. Caracteriza-se pelo trabalho em grupo com a divisão de tarefas, pelo uso de ferramentas especializadas e máquinas simples. Aumentava-se assim a produtividade e diminuía o tempo gasto na produção.

7

8 Indústria moderna O desenvolvimento da manufatura ampliou o número de produtos fabricados e possibilitou o crescimento intenso do comércio. Houve uma expansão dos mercados consumidores o que gerava um aumento da necessidade do aumento da produção. Houve um investimento maior em máquinas, como a máquina a vapor e o tear mecânico.

9 Surgiu então a Indústria moderna, entre suas características: - Divisão do trabalho; - Especialização do trabalhador; - Emprego de máquinas; - Trabalho assalariado; - Produção em massa e padronizada.

10

11 1ª Revolução Industrial Teve origem na Inglaterra, na segunda metade do século XVIII. Sua principal característica foi o surgimento da máquina a vapor que utilizava como combustível, o carvão mineral. O setor que mais progrediu nesse período foi a Indústria Têxtil.

12

13 2ª Revolução Industrial No século XIX, a industrialização se expandiu para a França, Alemanha, Rússia, Japão e os EUA. Esse período é marcado pelo predomínio da eletricidade e pela invenção do motor de combustão, do automóvel, do telefone e do telégrafo. O Carvão mineral foi substituído pelo petróleo. Surgiu a linha de montagem, o que gerou a necessidade de especialização do trabalhador.

14

15 3ª Revolução Industrial Teve início na década de 1940 em virtude dos avanços científicos e tecnológicos. Caracterizou-se pela aplicação da tecnologia avançada, ou de ponta. Atualmente cresce a robotização nas fábricas para substituir a mão-de-obra humana. As indústrias começaram a se transferir para os países mais pobres em busca de matéria-prima e fontes de energia.

16

17 Cap. 02 – Tipos de indústria e localização industrial

18 Tipos de indústria A forma de produção, a quantidade de matéria-prima utilizada e de energia consumida, o destino da produção ou a tecnologia empregada são critérios usados para classificar a indústria em tipos diferentes. Os dois critérios mais comuns são a forma de produção e o destino da produção.

19 Forma de produção As indústrias podem ser classificadas em: extrativas, beneficiamento, construção ou de transformação.

20 Extrativas Retira os recursos da natureza para serem utilizadas por outras indústrias. Ex.: Extração de minérios, exploração de florestas e pesca extrativa.

21 Beneficiamento Beneficia ou refina um produto primário para serem usados por outras indústrias ou consumidos diretamente. Ex.: Petroquímica, Curtume e beneficiamento de grãos.

22 Construção Civil Planeja e constrói edifícios, residências, fábricas, estradas e etc. Ex.: Construção naval.

23 Transformação Modifica a matéria-prima em bens para o mercado consumidor ou para outras indústrias. Ex.: Mecânica, automobilística, Têxtil e etc.

24 Destino da Produção As Indústrias podem ser de bens de produção, de bens de capital ou de bens de consumo.

25 Bens de produção Retiram a matéria-prima da natureza em estado bruto, como o minério de ferro e a transforma em matéria-prima secundária, como o aço que será aproveitado em outras indústrias. Ex.: Mineradoras e siderúrgicas.

26 Bens de Capital Produzem equipamentos, como máquinas, peças e motores, para outras indústrias.

27 Bens de consumo Produzem bens que serão consumidos pela população e que são classificados em: - Duráveis: Automóveis, geladeiras e etc. - Não-duráveis: Alimentos, calçados, roupas e etc.

28

29 Localização industrial É definida por fatores como: - Oferta de mão-de-obra; - Proximidade do mercado consumidor e de fontes de matérias-primas; - Disponibilidade de energia; - Existência de rede de transportes; - Incentivos fiscais oferecidos pelo governo.

30

31 Tarefa: Responder questões da Apostila 04 (p. 268 e 269) Todas as questões.

32 Cap. 03 – Comércio e serviços

33 Setor terciário Formado pelo comércio e pelos serviços, não produz mercadorias ou produtos, como os setores primário e secundário. Ele se destina à distribuição de mercadorias e serviços.

34 Comércio e tipos de comércio É a atividade econômica que consiste na compra e na venda de mercadorias entre pessoas, empresas e países, denominadas de consumidores e produtores. Existem dois tipos de comércio: Interno e externo.

35 É a compra e a venda de mercadorias dentro de um mesmo país, podendo ser feito no atacado ou no varejo. - Varejo: As mercadorias são vendidas diretamente ao consumidor final. Ex.: Supermercado, hipermercados, lojas de departamento e etc. - Atacado: As mercadorias são vendidas em grandes quantidades aos varejistas. Comércio Interno:

36

37 Comércio Externo Feito entre dois ou mais países. - Exportação: Quando um país vende uma mercadoria para outro. - Importação: Quando um país compra uma mercadoria de outro. - Balança Comercial: É representada pela diferença de valor entre importações e exportações.

38 Quando o fluxo de exportações é maior que o de importações, o saldo da balança comercial é POSITIVO. Quando o fluxo de importações é maior que o de exportações, o saldo da balança comercial é NEGATIVO. O comércio internacional é desigual, os países ricos geralmente exportam produtos de maior valor comercial.

39

40 Prestação de serviços Inclui atividades econômicas na saúde, educação, transporte, sistema bancário, lazer, telecomunicações, fornecimento de energia, tratamento de água e esgoto e etc. É o setor que mais cresce na últimas décadas, aumentando a oferta de empregos.

41

42 Outros fatores explicam a expansão das atividades relacionadas com a prestação de serviços. Em alguns países, o aumento da renda de parte da população eleva o poder de compra e a procura por serviços, como o turismo, lazer e cultura. Isso ampliou a oferta de serviços, que se tornam cada vez mais especializados.

43 Entre as atividades econômicas de prestação de serviços, o turismo tem destaque na economia de muitos países, pois aumenta o consumo e a produção de bens e de serviços, gerando muitos empregos diretos e indiretos. Dados da Organização Mundial de Turismo (OMT) indicam que aproximadamente 800 milhões de turista transitam pelo mundo anualmente.

44

45 Tarefa: Responder questões da apostila 04 (p. 276 e 277) Todas as questões.

46 Referências Apostila Sistema UNO (6º anos) Livro didático Projeto Araribá (6º anos) Imagens: Google Imagens Recurso Multimídia Sistema UNO (Ensino Médio) Trecho do Filme Tempos Modernos Charles Chaplin – Montagem: Prof. Raphael Barbosa Ramos


Carregar ppt "Unidade 08 – Indústria, comércio e prestação de serviços Prof. Raphael Barbosa Ramos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google