Carregar apresentação
PublicouLuca Feliz Alterado mais de 10 anos atrás
1
Unidade 08 – Indústria, comércio e prestação de serviços
Prof. Raphael Barbosa Ramos
2
Cap. 01 – Da máquina a vapor ao robô
3
Da produção manual às máquinas
Desde as origens, o ser humano transforma os recursos naturais em bens ou objetos que atendem às suas necessidades de sobrevivência. Existem três formas, ou estágios, nessa transformação: o Artesanato, Manufatura e a indústria moderna.
4
Artesanato É uma antiga forma de transformação dos recursos naturais, conhecida há milhões de anos. Os objetos são produzidos manualmente, com ferramentas simples e o artesão é responsável por todas as etapas da produção.
6
Manufatura Por volta do século XV, artesãos que faziam um mesmo produto agrupavam-se em galpões para realizar o trabalho e torná-lo mais produtivo. Caracteriza-se pelo trabalho em grupo com a divisão de tarefas, pelo uso de ferramentas especializadas e máquinas simples. Aumentava-se assim a produtividade e diminuía o tempo gasto na produção.
8
Indústria moderna O desenvolvimento da manufatura ampliou o número de produtos fabricados e possibilitou o crescimento intenso do comércio. Houve uma expansão dos mercados consumidores o que gerava um aumento da necessidade do aumento da produção. Houve um investimento maior em máquinas, como a máquina a vapor e o tear mecânico.
9
Surgiu então a Indústria moderna, entre suas características:
- Divisão do trabalho; - Especialização do trabalhador; - Emprego de máquinas; - Trabalho assalariado; - Produção em massa e padronizada.
11
1ª Revolução Industrial
Teve origem na Inglaterra, na segunda metade do século XVIII. Sua principal característica foi o surgimento da máquina a vapor que utilizava como combustível, o carvão mineral. O setor que mais progrediu nesse período foi a Indústria Têxtil.
13
2ª Revolução Industrial
No século XIX, a industrialização se expandiu para a França, Alemanha, Rússia, Japão e os EUA. Esse período é marcado pelo predomínio da eletricidade e pela invenção do motor de combustão, do automóvel, do telefone e do telégrafo. O Carvão mineral foi substituído pelo petróleo. Surgiu a linha de montagem, o que gerou a necessidade de especialização do trabalhador.
15
3ª Revolução Industrial
Teve início na década de 1940 em virtude dos avanços científicos e tecnológicos. Caracterizou-se pela aplicação da tecnologia avançada, ou de ponta. Atualmente cresce a robotização nas fábricas para substituir a mão-de-obra humana. As indústrias começaram a se transferir para os países mais pobres em busca de matéria-prima e fontes de energia.
17
Cap. 02 – Tipos de indústria e localização industrial
18
Tipos de indústria A forma de produção, a quantidade de matéria-prima utilizada e de energia consumida, o destino da produção ou a tecnologia empregada são critérios usados para classificar a indústria em tipos diferentes. Os dois critérios mais comuns são a forma de produção e o destino da produção.
19
Forma de produção As indústrias podem ser classificadas em: extrativas, beneficiamento, construção ou de transformação.
20
Extrativas Retira os recursos da natureza para serem utilizadas por outras indústrias. Ex.: Extração de minérios, exploração de florestas e pesca extrativa.
21
Beneficiamento Beneficia ou refina um produto primário para serem usados por outras indústrias ou consumidos diretamente. Ex.: Petroquímica, Curtume e beneficiamento de grãos.
22
Construção Civil Planeja e constrói edifícios, residências, fábricas, estradas e etc. Ex.: Construção naval.
23
Transformação Modifica a matéria-prima em bens para o mercado consumidor ou para outras indústrias. Ex.: Mecânica, automobilística, Têxtil e etc.
24
Destino da Produção As Indústrias podem ser de bens de produção, de bens de capital ou de bens de consumo.
25
Bens de produção Retiram a matéria-prima da natureza em estado bruto, como o minério de ferro e a transforma em matéria-prima secundária, como o aço que será aproveitado em outras indústrias. Ex.: Mineradoras e siderúrgicas.
26
Bens de Capital Produzem equipamentos, como máquinas, peças e motores, para outras indústrias.
27
Bens de consumo Produzem bens que serão consumidos pela população e que são classificados em: - Duráveis: Automóveis, geladeiras e etc. - Não-duráveis: Alimentos, calçados, roupas e etc.
29
Localização industrial
É definida por fatores como: - Oferta de mão-de-obra; - Proximidade do mercado consumidor e de fontes de matérias-primas; - Disponibilidade de energia; - Existência de rede de transportes; - Incentivos fiscais oferecidos pelo governo.
31
Tarefa: Responder questões da Apostila 04 (p. 268 e 269) Todas as questões.
32
Cap. 03 – Comércio e serviços
33
Setor terciário Formado pelo comércio e pelos serviços, não produz mercadorias ou produtos, como os setores primário e secundário. Ele se destina à distribuição de mercadorias e serviços.
34
Comércio e tipos de comércio
É a atividade econômica que consiste na compra e na venda de mercadorias entre pessoas, empresas e países, denominadas de consumidores e produtores. Existem dois tipos de comércio: Interno e externo.
35
Comércio Interno: É a compra e a venda de mercadorias dentro de um mesmo país, podendo ser feito no atacado ou no varejo. - Varejo: As mercadorias são vendidas diretamente ao consumidor final. Ex.: Supermercado, hipermercados, lojas de departamento e etc. - Atacado: As mercadorias são vendidas em grandes quantidades aos varejistas.
37
Comércio Externo Feito entre dois ou mais países.
- Exportação: Quando um país vende uma mercadoria para outro. - Importação: Quando um país compra uma mercadoria de outro. - Balança Comercial: É representada pela diferença de valor entre importações e exportações.
38
Quando o fluxo de exportações é maior que o de importações, o saldo da balança comercial é POSITIVO.
Quando o fluxo de importações é maior que o de exportações, o saldo da balança comercial é NEGATIVO. O comércio internacional é desigual, os países ricos geralmente exportam produtos de maior valor comercial.
40
Prestação de serviços Inclui atividades econômicas na saúde, educação, transporte, sistema bancário, lazer, telecomunicações, fornecimento de energia, tratamento de água e esgoto e etc. É o setor que mais cresce na últimas décadas, aumentando a oferta de empregos.
42
Outros fatores explicam a expansão das atividades relacionadas com a prestação de serviços. Em alguns países, o aumento da renda de parte da população eleva o poder de compra e a procura por serviços, como o turismo, lazer e cultura. Isso ampliou a oferta de serviços, que se tornam cada vez mais especializados.
43
Entre as atividades econômicas de prestação de serviços, o turismo tem destaque na economia de muitos países, pois aumenta o consumo e a produção de bens e de serviços, gerando muitos empregos diretos e indiretos. Dados da Organização Mundial de Turismo (OMT) indicam que aproximadamente 800 milhões de turista transitam pelo mundo anualmente.
45
Tarefa: Responder questões da apostila 04 (p. 276 e 277) Todas as questões.
46
Referências Apostila Sistema UNO (6º anos)
Livro didático “Projeto Araribá” (6º anos) Imagens: Google Imagens Recurso Multimídia Sistema UNO (Ensino Médio) Trecho do Filme “Tempos Modernos” Charles Chaplin – 1936. Montagem: Prof. Raphael Barbosa Ramos
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.