A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Você já conhece esse mapa o Norte-Sul. Este mapa separa o mundo em dois conjuntos. Ao Norte os países desenvolvidos capitalistas (no período de Guerra.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Você já conhece esse mapa o Norte-Sul. Este mapa separa o mundo em dois conjuntos. Ao Norte os países desenvolvidos capitalistas (no período de Guerra."— Transcrição da apresentação:

1

2 Você já conhece esse mapa o Norte-Sul. Este mapa separa o mundo em dois conjuntos. Ao Norte os países desenvolvidos capitalistas (no período de Guerra Fria conhecido como Primeiro Mundo) e ex-países socialistas (Segundo Mundo), enquanto os países ao sul são subdesenvolvidos (Terceiro mundo).

3 O nosso enfoque agora é no mundo desenvolvidos, ou seja, naqueles países que acompanharam todas etapas das revoluções industriais, sem atraso. Ocorreu entre o século XVIII até 1870, no Reino Unido. As técnicas industriais ainda eram simples. Predominava a máquina a vapor e as indústrias têxteis. principal fonte de energia era o carvão mineral. as empresas e médias, quase não havia monopólio. Era o próprio capitalismo concorrencial. Carvão mineral, principal fonte de energia Indústria têxtil

4

5 A PARTIR DO FINAL DO SÉCULO XIX ATÉ O FINAL DO SÉCULO XX. EMBORA MUITOS PAÍSES SUBDESENVOLVIDOS NÃO CHEGARAM NA SUA FASE INICIAL. REINO UNIDO PERDE A LIDERANÇA PARA NOVAS POTÊNCIAS COMO ALEMANHA E ESTADOS UNIDOS. DESTACA A DESCOBERTA DA ELETRICIDADE, MOTORES ELÉTRICOS, GERANDO GRANDES INOVAÇÕES TECNOLÓGICAS. SURGE O PETRÓLEO COMO FONTE DE ENERGIA (AINDA O CARVÃO MINERAL É IMPORTANTE), DANDO ESPAÇO PARA O SURGIMENTO E CRESCIMENTO DAS INDÚSTRIAS AUTOMOBILÍSTICAS, TRANPORTES, SIDERÚRGICAS, METALÚRGICAS, PETROQUÍMICAS. SURGE A EXPANSÃO DAS EMPRESAS GRANDES E COM ELAS OS MONOPÓLIOS E CARTEIS.

6 COM O SURGIMENTO DA ELETRICIDADE ATRAVÉS DE CABOS E FIOS E O AVANÇO NOS MEIOS DE TRANSPORTES, AS INDÚSTRIAS TIVERAM MAIOR MOBILIDADE ESPACIAL. AO CONTRÁRIO DA PRIMEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL, ONDE OS MEIOS DE TRANSPORTES ERAM PRECÁRIOS E O CARVÃO MINERAL TINHA QUE SER LEVADO ATÉ A INDÚSTRIA PARA GERAR ENERGIA A EMPRESA.

7 TAYLORISMO E FORDISMO Taylorismo é uma concepção de produção, baseada em um método científico de organização do trabalho, desenvolvida pelo engenheiro americano Frederick W. Taylor ( ). Em 1911, Taylor publicou Os princípios da administração, obra na qual expôs seu método. A partir dessa concepção, o Taylorismo, o trabalho industrial foi fragmentado, pois cada trabalhador passou a exercer uma atividade específica no sistema industrial. A organização foi hierarquizada e sistematizada, e o tempo de produção passou a ser cronometrado.

8 Fordismo que vem do nome industrial Henry Ford ( ), pioneiro na indústria automobilística, criou na década de 1920 um complemento ao taylorismo. Trata-se de uma linha de montagem, onde cada funcionário especializado realizava uma única tarefa frente a uma esteira, assim: a especialização do funcionário em uma só função faz com que ele diminua a possibilidade de erros. produção mais rápida, maior quantidade de produtos. Henry Ford revolucionou a produção industrial com esse sistema, afinal antigamente os automóveis eram acessíveis apenas para as classes altas da sociedade. Com a produção em grande escala, os preços dos automóveis se tornou mais acessível para o consumo popular. Veja o vídeo Tempos Modernos.

9 Também conhecida como Revolução Técnico Científica, teve início nas últimas décadas do século XX, É a etapa da industrialização com tecnologia avançada como, a informática, robótica, telecomunicações, química fina, biotecnologia, tecnologia genética... Nos estamos vivenciando essa Terceira Revolução Industrial.

10 ESSES PAÍSES TEM SOMENTE 12,5% DA POPULAÇÃO DO GLOBO, PORÉM CONCENTRAM 70¢ DA ECONOMIA MUNDIAL. SOMENTE OS ESTADOS UNIDOS, COM 5% DA POPULAÇÃO, REPRESENTA 30% DA PRODUÇÃO ECONÕMICA PLANETÁRIA. Estados Unidos Alemanha Japão

11 AS SOCIEDADES DESENVOLVIDAS SÕ CONHECIDAS COMO SOCIEDADES DE CONSUMO, PORQUE OS HABITANTES DESSES PAÍSES USUFRUEM INTENSAMENTE TODOS OS BENS E SERVIÇOS EXISTENTES NO MUNDO MODERNO.AS SOCIEDADES DESENVOLVIDAS SÕ CONHECIDAS COMO SOCIEDADES DE CONSUMO, PORQUE OS HABITANTES DESSES PAÍSES USUFRUEM INTENSAMENTE TODOS OS BENS E SERVIÇOS EXISTENTES NO MUNDO MODERNO. O CONSUMO INTENSO, ASSOCIADO COM A PRESSÃO DA PROPAGANDA, FAZ COM QUE AS PESSOAS ABANDONEM OBJETOS AINDA EM BOAS CONDIÇÕES DE USO, PARA COMPRAREM PRODUTOS NOVOS.O CONSUMO INTENSO, ASSOCIADO COM A PRESSÃO DA PROPAGANDA, FAZ COM QUE AS PESSOAS ABANDONEM OBJETOS AINDA EM BOAS CONDIÇÕES DE USO, PARA COMPRAREM PRODUTOS NOVOS. SE TODOS OS PAÍSES DO MUNDO CONSUMISSEM COMO OS ESTADOS UNIDOS, O MUNDO INTEIRO ENTRARIA NUM COLAPSO, AFINAL A POLUIÇÃO SERIA INTENSA E A FALTA DE RECURSOS MINERAIS SERIA GIGANTESCA.SE TODOS OS PAÍSES DO MUNDO CONSUMISSEM COMO OS ESTADOS UNIDOS, O MUNDO INTEIRO ENTRARIA NUM COLAPSO, AFINAL A POLUIÇÃO SERIA INTENSA E A FALTA DE RECURSOS MINERAIS SERIA GIGANTESCA.


Carregar ppt "Você já conhece esse mapa o Norte-Sul. Este mapa separa o mundo em dois conjuntos. Ao Norte os países desenvolvidos capitalistas (no período de Guerra."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google