A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A industrialização modifica profundamente o espaço geográfico: incentiva a tecnologia produz novas máquinas e equipamentos aumenta o consumo de energia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A industrialização modifica profundamente o espaço geográfico: incentiva a tecnologia produz novas máquinas e equipamentos aumenta o consumo de energia."— Transcrição da apresentação:

1

2 A industrialização modifica profundamente o espaço geográfico: incentiva a tecnologia produz novas máquinas e equipamentos aumenta o consumo de energia amplia as trocas entre as regiões desenvolve o comércio e os transportes.

3 Divisões da industrialização Ponto de vista político- econômico Clássica Planificada ou socialista Periférica ou retardatária Ponto de vista da complexidade tecnológica Primeira revolução Segunda revolução Terceira revolução ?

4

5 A industrialização clássica foi a primeira revolução industrial; começou em meados do século XVIII no Reino Unido e no século XIX (até por volta de 1870) expandiu-se para a Alemanha, França, Holanda, Bélgica e EUA; no final do século XIX atingiu a Austrália, Nova Zelândia, Rússia e Japão; campo dependente da cidade (meio urbano torna-se sede das indústrias e dos serviços e o meio rural o fornecedor de alimentos e matéria-prima); urbanização; predominavam a máquina à vapor e as indústrias têxteis; a grande fonte de energia era o carvão mineral.

6 empresas pequenas e médias típicas do capitalismo concorrêncial ou liberal; trabalho intensivo – média de 12 ou até 16 horas por dia; trabalho mal remunerado; nenhuma qualificação e especialização do trabalhador.

7

8 Últimas décadas do século XIX; liderança britânica vai sendo substituída por outras economias mais dinâmicas – EUA e Alemanha; energia – eletricidade e petróleo motores elétricos; inovações técnicas; expansão de grandes empresas; formação de cartéis e monopólios; substituição gradativa do capitalismo liberal pelo capitalismo monopolista – forte presença do Estado; siderurgia e metalurgia; século XX: petroquímica e automobilística.

9

10 A segunda revolução industrial durou até o fim da década de 1970, pelo menos nos países desenvolvidos. Ainda não começou em alguns países subdesenvolvidos. Espaço geográfico concentrado. Seu apogeu ocorreu após a Segunda Guerra Mundial (décadas de 60 e 70). Taylorismo – rígida separação do trabalho por tarefas e níveis hierárquicos (executivos e operários); controle do tempo gasto em cada tarefa; aumenta a produtividade e a exploração do trabalhador. Fordismo – surgiu no início do século XX como complemento do Taylorismo; métodos de produção em massa; organiza a linha de montagem; maior preocupação com a matéria-prima, as fontes de energia, os transportes, a formação da mão de obra; busca aumentar a produção. Média de trabalho cai para 8 horas. Melhoria salarial e tempo livre para os trabalhadores (para aumentar o consumo). Trabalhador mais especializado – mais técnico. Supremacia dos EUA. Final do século XX – Coreia do Sul, Cingapura e Hong Kong com o aumento do consumo usam técnicas fordistas.

11

12 É a revolução técnico-científica: informática, robótica, biotecnologia e telecomunicações. Também começa nos países desenvolvidos. Mudanças tecnológicas a cada década ao contrário das duas primeiras que foram mais lentas. Várias fontes alternativas de energia. Média diária de serviço poderá cair ainda mais. Aumento do desemprego gera queda salarial. Maior competitividade (globalização). Mão de obra multifuncional e bem qualificada. Sem excedentes de matéria-prima e produção. Produção ajustada à demanda. Desconcentração espacial. Sindicatos fracos.

13

14 Crescente capacidade da tecnologia moderna de ver e manipular átomos e moléculas permite o desenvolvimento da nanotecnologia.

15 A nanotecnologia tem a capacidade de gerar coisas a partir de partículas excessivamente menores. Sustenta-se também, na habilidade de arranjarmos complexas estruturas atômicas da maneira desejada, dispondo de técnicas capazes de controlar cada átomo e cada molécula. Cria produtos de altíssima tecnologia como dispositivos médicos capazes de movimentar-se na corrente sanguínea, materiais com a resistência dez vezes maior que a do aço e até mesmo um nariz eletrônico gabaritado à detectar cheiros desconhecidos. É a ciência do muito pequeno - assim batizada porque seus instrumentos de estudos habituam ser compassados em nanômetros, ou seja, 1 milhão de vezes menor que 1 milímetro - vem contornando uma história a qual pode vir a ser a nova Revolução Industrial.

16 Nano é um prefixo que vem do grego antigo e significa anão 1 nanometro (nm) = 1 bilionésimo do metro, m Objetivo da Nanotecnologia: Criar, produzir, caracterizar e aplicar estruturas, dispositivos e sistemas, controlando forma e tamanho na escala nanométrica. Crescente capacidade da tecnologia moderna de ver e manipular átomos e moléculas permite o desenvolvimento da nanotecnologia.

17 Importância econômica, ambiental, social, militar e cultural.

18

19 Aplicações Aplicações atuais Cosméticos e protetores solares; Compostos utilizando nanopartículas e nanotubos; Plásticos e cerâmicas; Carro: amortecedores, faróis, circuitos, tinta; Ferramentas mais resistentes e afiadas; Bolas utilizadas na copa Davis possuem nanomateriais que permitem uma durabilidade 2x maior; Hormônios; Fármacos; Pesticidas e fertilizantes; Nanofibras etc. liga a eletrônica e a informática a processos mecânicos

20 Impactos da Nanotecnologia Pode a nanotecnologia ser usada para fins militares? Pode a nanotecnologia ser usada para fins militares? Quais os danos ambientais da nanotecnologia? Quais os danos ambientais da nanotecnologia? Impactos sócio-econômicos? Impactos sócio-econômicos? Surge a preocupação sobre os impactos negativos causados pela nanotecnologia. Muito pouco se sabe sobre o dano que esses novos materiais podem causar. Ainda não há respostas precisas para todas essas questões.

21 Impactos na Saúde O contato com a pele pode trazer problemas. O contato com a pele pode trazer problemas. Já existem protetores solares utilizando nanopartículas (dióxido de titânio), sem recomendações sobre riscos. Já existem protetores solares utilizando nanopartículas (dióxido de titânio), sem recomendações sobre riscos. Nanopoluição - partículas extremamente pequenas podem flutuar no ar e atingir grandes distâncias, causando riscos à saúde, uma vez que há possibilidade de se infiltrar no interior das células, causando danos ainda desconhecidos.

22 Impactos no Meio Ambiente Há pouco estudo nessa área. Há pouco estudo nessa área. Muito ainda deve ser feito para entender os impactos nos mares, rios, florestas e animais. Muito ainda deve ser feito para entender os impactos nos mares, rios, florestas e animais.

23 Impactos Sociais Haverá criação de empregos em novas áreas. Haverá criação de empregos em novas áreas. O avanço da nanotecnologia pode aumentar as diferenças entres países desenvolvidos e em desenvolvimento. O avanço da nanotecnologia pode aumentar as diferenças entres países desenvolvidos e em desenvolvimento. O uso em equipamentos militares podem desenvolver muito o poderio militar de algumas nações O uso em equipamentos militares podem desenvolver muito o poderio militar de algumas nações


Carregar ppt "A industrialização modifica profundamente o espaço geográfico: incentiva a tecnologia produz novas máquinas e equipamentos aumenta o consumo de energia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google