A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EUROPA – ASPECTOS HUMANOS E ECONOMICOS Profº Everaldo - Neno CAMPO GRANDE - MS 2013.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EUROPA – ASPECTOS HUMANOS E ECONOMICOS Profº Everaldo - Neno CAMPO GRANDE - MS 2013."— Transcrição da apresentação:

1 EUROPA – ASPECTOS HUMANOS E ECONOMICOS Profº Everaldo - Neno CAMPO GRANDE - MS 2013

2 população Mal distribuída; Maior concentração populacional na região centro ocidental do continente; Grande diversidade étnica, lingüística e religiosa; Elevado padrão de vida; Elevada urbanização; Grande fluxo emigratório séc XIX e XX e fluxo imigratório contemporâneo; População composta por adultos e idosos.

3 Estabilização demográfica A UE abriga cerca de 500 milhões de habitantes. A UE abriga cerca de 500 milhões de habitantes. É o terceiro maior conjunto demográfico do mundo, depois da China e da Índia, e apresenta qualidade de vida superior à encontrada em outros continentes. É o terceiro maior conjunto demográfico do mundo, depois da China e da Índia, e apresenta qualidade de vida superior à encontrada em outros continentes. Vários países- -membros da UE experimentam, há anos, acentuado declínio populacional. O aumento da população europeia depende, hoje, da imigração. Elevada densidade demográfica= Mônaco ( hab km² ) Malta(1.257 hab km² ) Países baixos(400 hab km²).

4 A estabilização demográfica Nos outros países desenvolvidos, a transição demográfica já se completou. Europa: população e crescimento natural ( )

5 A estabilização demográfica Nas últimas décadas do século XIX, as taxas de natalidade começaram a declinar na maior parte da Europa. Queda na mortalidade infantil Participação cada vez maior da mulher no mercado de trabalho Métodos anticoncepcionais

6

7

8 Nacionalismo europeu Nacionalismo europeu ficou bem evidente nas antigas nações socialistas; Fragmentação dos antigos países com Iugoslávia, URSS e Techoslováquia; Xenofobia e tratamento discriminatório aos imigrantes

9

10 Europa – aspectos econômicos Europa ocidental sob domínio capitalista e Europa oriental sob domínio socialista. Europa ocidental sob domínio capitalista e Europa oriental sob domínio socialista. Continente economicamente desenvolvido; Continente economicamente desenvolvido; PIB e IDH elevados; PIB e IDH elevados; Berço da industrialização, avançado setor de serviços, agricultura mecanizada e desenvolvida. Berço da industrialização, avançado setor de serviços, agricultura mecanizada e desenvolvida.

11 Regionalização e economia europeia Europa: regionalização com base na UE (2008)

12

13 Organização do meio rural na Europa União Europeia: política agrícola de limitação à concorrência externa Grandes críticas dos países emergentes Mesmo com as barreiras tarifárias, a Europa importa parte dos alimentos que consome, pois os países europeus ocidentais são deficitários na produção de alimentos. A cultura de cereais predomina na produção agrícola europeia, com destaque para o trigo e outros cereais de áreas temperadas, como o centeio, a aveia e a cevada. A batata também é importante, junto com produtos de clima mediterrâneo, como a oliva (azeitona), utilizada na fabricação de azeite.

14 industria Altamente desenvolvida; Altamente desenvolvida; Vale do pó na Itália concentra grande atividade fabril; Vale do pó na Itália concentra grande atividade fabril; Inglaterra concentração industrial de ponta destaque para o setor aeroespacial e telecomunicações; Inglaterra concentração industrial de ponta destaque para o setor aeroespacial e telecomunicações; Alemanha maior PIB europeu e grande concentração industrial no vale do Rio Reno, terceiro maior parque industrial do planeta. Alemanha maior PIB europeu e grande concentração industrial no vale do Rio Reno, terceiro maior parque industrial do planeta.

15 A localização industrial O carvão e a indústria europeia

16 Fontes de energia Enormes jazidas de carvão mineral na Alemanha; Enormes jazidas de carvão mineral na Alemanha; A Alemanha desenvolveu e investiu em novas fontes de energia renovável e sustentável, com destaque para eólica e solar; A Alemanha desenvolveu e investiu em novas fontes de energia renovável e sustentável, com destaque para eólica e solar; A França é o pais europeu mais dependente da energia nuclear quase 70%; A França é o pais europeu mais dependente da energia nuclear quase 70%;

17 recursos minerais Carência de recursos minerais O carvão mineral ainda é fonte de energia utilizada na Grã-Bretanha, na Alemanha, na Polônia e em outros países do leste. O petróleo e o gás natural são recursos básicos concentrados no mar do Norte e na Federação Russa. Minérios de ferro, que alimentam a indústria siderúrgica, são raros no continente. A Suécia, agrega as maiores jazidas. Boa parte dos países europeus depende do fornecimento de gás natural da Rússia, explorado pela empresa estatal Gazprom e transportado por gasodutos que atravessam a Ucrânia.

18 serviços É o mais importante e o que mais gera emprego na Europa; É o mais importante e o que mais gera emprego na Europa; Destaque para: Destaque para: Transporte; Transporte; Telecomunicações; Telecomunicações; Pesquisas; Pesquisas; Comércio; Comércio; Educação; Educação; Saúde entre outros. Saúde entre outros.


Carregar ppt "EUROPA – ASPECTOS HUMANOS E ECONOMICOS Profº Everaldo - Neno CAMPO GRANDE - MS 2013."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google