A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Europa – Aspectos Gerais Europa – Continente ou Península da Ásia?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Europa – Aspectos Gerais Europa – Continente ou Península da Ásia?"— Transcrição da apresentação:

1 Europa – Aspectos Gerais Europa – Continente ou Península da Ásia?

2

3 -Velho Mundo – Aspectos físicos ou geológicos é apenas uma Península do Continente Asiático. - Ponto de vista histórico e cultural – é um continente, com cultura completamente diferente da Ásia. Ou seja, cultura Ocidental

4 Baseada no alfabeto latino, nas religiões judaico-cristãs e na idéia de progresso ou desenvolvimento material.

5 Mapa da Europa: N

6 A Europa... - É um continente relativamente pequeno, porém, é bastante recortada e possui grande variedade de paisagens naturais.

7 Apresenta inúmeros países de pequena extensão, com grande heterogeneidade de idiomas e povos..

8 Localização: Vamos identificar os limites:

9 Limites: Norte:Norte: Oceano Glacial Ártico. Sul:Sul: Mar Mediterrâneo (Europa da África). Oeste:Oeste: Oceano Atlântico, com a presença de várias ilhas. Leste:Leste: Ásia.

10 RELEVO: Analisando o mapa da página 26, quais são as principais formas de relevo que podemos identificar?

11 O relevo é bastante heterogêneo: - Grandes extensões de planícies: Ex: Germânica, Hungria. Cadeias de montanhas. Ex: Alpes, Alpes Escandinavos, Cárpatos, Pirineus. Planaltos: Ex: Central Russo e Volga. - Presença marcante de ilhas e penínsulas.

12 Os rios representam importância fundamental, pois em seus vales ocorre grande concentração populacional. Os rios representam importância fundamental, pois em seus vales ocorre grande concentração populacional. Os principais rios são: Reno, Danúbio, Sena, Volga, entre outros. Os principais rios são: Reno, Danúbio, Sena, Volga, entre outros.

13 Clima: Observe a posição geográfica do Continente Europeu: Observe a posição geográfica do Continente Europeu: Qual é o clima predominante na área? Qual é o clima predominante na área? Por que? Por que? Existem outros tipos de climas neste continente? Quais? Existem outros tipos de climas neste continente? Quais? Por que existe esta variedade? Por que existe esta variedade?

14 Regionalização: Fatores fisiográficos Europa: uma visão de conjunto - Europa Setentrional - Europa Setentrional - Europa Meridional - Europa Meridional - Europa Central - Europa Central - Europa Ocidental - Europa Ocidental

15 Europa Ocidental e Oriental: Europa Ocidental e Oriental: Criado devido: Criado devido: - o acelerado crescimento capitalista e industrial da parte oeste em relação a parte leste do continente. - o acelerado crescimento capitalista e industrial da parte oeste em relação a parte leste do continente. - Os resultados da 2ª Guerra Mundial que deixou a Europa dividida em parte capitalista e socialista (economia planificada). - Os resultados da 2ª Guerra Mundial que deixou a Europa dividida em parte capitalista e socialista (economia planificada). Fatores sociais, históricos e de desenvolvimento:

16 EUROPA OCIDENTAL: países capitalistas desenvolvidos, com economia de mercado consolidada. É a Europa da União Européia. A chamada sociedade de consumo. A séculos são regidos pelo mercado. Lei da oferta e da procura EX: Alemanha, Dinamarca, Reino Unido, França.

17 EUROPA ORIENTAL: -Países ex-socialistas, que apresentavam economia planificada até poucos anos atrás. -Estado coordenava as decisões econômicas. -Considerados periferia da União Soviética até São economias emergentes na atualidade.

18 Desafio europeu para o séc. XXI: - Fazer com que a parte oriental do continente se integre no padrão de vida e de consumo da parte ocidental.

19 UNIÃO EUROPÉIA (U E) -A idéia de unificação política e econômica dos - países da Europa tem pelo menos um século. -Porém, começaram a se consolidar a partir de 1957 com o Tratado de Roma, fundando a Comunidade Econômica Européia ( CEE). Países membros: Bélgica, Holanda, França, Itália Alemanha Ocidental, e Luxemburgo. (Europa dos 06)

20 TRATADO DE ROMA: OBJETIVO: Garantir a livre circulação de mercadorias, serviços e pessoas entre os seus membros. (Eliminação de taxas alfandegárias entre os países). - Resultado: Aumentaram enormemente as importações e exportações entre os países, acarretando um grande desenvolvimento do bloco.

21 TRATADO DE MAASTRICHT(Holanda ) Objetivo: Reforçar a integração européia por meio da união monetária e de um futuro sistema único de defesa. -Houve resistência por parte de alguns países: Ex: Dinamarca, França. Em 2002, o Euro substituiu as moedas locais. Em 2002, o Euro substituiu as moedas locais.

22 Tratado de Amsterdã: Assinado em Assinado em Objetivo: Modificou o Tratado de Maastricht e, deliberou que a colocação em prática de estratégias de Segurança Comum, seria decidido pelo voto da maioria dos países. Objetivo: Modificou o Tratado de Maastricht e, deliberou que a colocação em prática de estratégias de Segurança Comum, seria decidido pelo voto da maioria dos países. Assim: As decisões seriam em conjunto. Assim: As decisões seriam em conjunto. _ É aplicado o pacto de estabilidade e crescimento. _ É aplicado o pacto de estabilidade e crescimento.

23 O fortalecimento da MCE foi incorporando novos membros, chegando a 27 em Frente ao crescimento de outros centros de poder (Japão e EUA), a Europa tenta torná-la um mega- bloco, com a incorporação dos países da Europa Oriental.

24 1- Defina as diferenças entre: -Europa Ocidental e Europa Oriental. 2- Por que o desafio da União Européia é anexar a Europa Oriental? 3- Defina a importância do: Tratado de Roma Tratado de Maastricht: Tratado de Amsterdã: 4- Defina os fatores que impedem a Turquia de ingressar na União Européia. 5- Quais as diferenças entre a CEE e a UE.


Carregar ppt "Europa – Aspectos Gerais Europa – Continente ou Península da Ásia?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google