A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Jeferson C. de Souza. Relações políticas- econômicas; Poder centrado nas transnacionais; Fusão de corporações Garante presença em países que são.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Jeferson C. de Souza. Relações políticas- econômicas; Poder centrado nas transnacionais; Fusão de corporações Garante presença em países que são."— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Jeferson C. de Souza

2 Relações políticas- econômicas; Poder centrado nas transnacionais; Fusão de corporações Garante presença em países que são protecionistas. EUA – EUROPA- JAPÃO conjunto de medidas que favorecem as atividades internas em detrimento da concorrência externa. O oposto desta doutrina é o livre- comércio

3

4 Ideias políticas e econômicas (...) não participação do Estado na economia. Liberdade de comércio (...)garante o crescimento econômico e o desenvolvimento social. Privatizações; Abertura econômica CONSENSO DE WASHINGTON Propõe: Ajuste Fiscal; Abertura Comercial/ eliminação de barreiras; Liberalização financeira; Autonomia ao setor privado;

5 Margareth Thatcher, enfrentou os sindicatos (...) leis que lhes limitassem a atividade, privatizou, afrouxou a carga tributária sobre os ricos e empresas, estabilizou a moeda. Em seguida Reagan e Pinochet No final dos anos 90, com as manifestações públicas nos encontros da OCDE, cresceram as análises sobre os movimentos de resistência ao neoliberalismo. Contraponto: o Fórum Social Mundial foi uma proposta ao Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça.

6 Objetivo: aumento das exportações; aperfeiçoamento de sua indústria

7 Níveis de integração Zona de livre comércio redução ou a eliminação de taxas alfandegárias União aduaneira comércio dos países do bloco com outras nações - TEC. Mercado Comum circulação de pessoas, mercadorias, capitais e serviços União política, econômica e monetária adotam a mesma política econômica, além de uma moeda única.

8 V V

9

10 Comunidade Econômica do Carvão e do Aço (CECA) em 1952.França, Alemanha Ocidental, Itália, Bélgica, Holanda e Luxemburgo; ZLC Em 1957, o Tratado de Roma estabeleceu a Comunidade Econômica Europeia (CEE). Eliminação as restrições de circulação de pessoas, capitais, mercadorias e serviços MERCADO COMUM

11 1973- ingresso do Reino Unido, Dinamarca e Irlanda – ingresso da Grécia ingresso da Espanha e Portugal (12) MERCADO COMUM

12 Tratado de Maastricht – União Europeia / 1992 União Econômica Política e Monetária; 1995 – ingresso da Áustria, Suécia e Finlândia restante dos países. País precisa estar com estabilidade econômica.

13

14 25 países Não... Reino Unido e a Irlanda Suíça, Noruega e Islândia, somente do tratado...

15 1. Ler o quadro Ampliação da UE... (p.18) a. Caracterize os novos integrantes da EU? b. Porque o risco da França perder a influência? c. Por que desvantagem da Espanha, Portugal e Grécia, com a entrada dos novos países? 2. Ler o texto sobre o NAFTA a. Descreva as vantagens e desvantagens dos integrantes com relação a formação deste bloco.

16 Crescimento de 150% do comércio; Transnacionais – benefícios; Ameaça a soberania. Poderia expandir e se tornar ALCA

17 Aumento do comércio; Expansão das transnacionais / México; Desemprego...

18 Aumento da dependência; Fuga de cérebros; Influência cultural; Empresas nas mão dos Estadunidenses

19 Redução do crescimento; Dependência comercial com os EUA; Maquiladoras Cidades irmãs; Montagem; Mão de obra 10 x menor;

20 Tratado de Assunção em O objetivo inicial era estabelecer uma zona de livre comércio entre os países-membros Em 1994, foi assinado o Protocolo de Ouro Preto política comercial conjunta em relação ao exterior; definiu a Tarifa Externa Comum (TEC); transformou o bloco em união aduaneira (alfandegária).

21 A partir de 2004, a incorporação de outros países ao bloco (Chile, Bolívia, Peru, Colômbia e Equador); Protocolo de adesão da Venezuela (2006),

22 21 membros; fortalecer o comércio regional

23 Mercado Comum do Sul (Mercosul) foi criado em 26/03/1991 com a assinatura do Tratado d c) No ano de 1995, foi instalada a zona de livre comércio entre os países membros. A partir deste ano, cerca de 90% das mercadorias produzidas nos países membros podem ser comercializadas sem tarifas comerciais. Em julho de 1999, um importante passo foi dado no sentido de integração econômica entre os países membros. Estabelece-se um plano de UNIFORmização de taxas de juros, índice de déficit e taxas de inflação. Futuramente, há planos para a adoção de uma moeda única, a exemplo do fez o Mercado Comum Europeu. Atualmente, os países do Mercosul juntos concentram uma população estimada em 311 milhões de habitantes e um PIB ( Produto Interno Bruto ) de aproximadamente 2 trilhões de dólares.

24 ASEAN - Associação das Nações do Sudeste Asiático


Carregar ppt "Prof. Jeferson C. de Souza. Relações políticas- econômicas; Poder centrado nas transnacionais; Fusão de corporações Garante presença em países que são."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google