A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OS GRANDES BLOCOS ECONÔMICOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OS GRANDES BLOCOS ECONÔMICOS"— Transcrição da apresentação:

1 OS GRANDES BLOCOS ECONÔMICOS
UMA NOVA INTEGRAÇÃO SUPRA-NACIONAL

2 O que são e qual o objetivo
Os blocos econômicos são uma união econômica de países com o objetivo de estreitar os laços econômicos entre os países membros;

3 União Aduaneira Acordo que propõe a livre circulação de mercadorias entre os países membros, com eliminação de tarifas alfandegárias, assim como o estabelecimento de uma política aduaneira comum. Os países envolvidos estabelecem tarifas externas comuns a outros que não pertencem ao bloco, com o objetivo de proteger os mercados beneficiados pela isenção tarifária.

4 Área de Livre Comércio Propõe a eliminação de barreiras alfandegárias entre os países – membros, sem compromisso com o desenvolvimento integrado do grupo. Sua finalidade é favorecer a expansão comercial entre seus membros. Acaba por privilegiar os países mais desenvolvidos e competitivos da associação, levando em médio e longo prazo, a um processo de aumento da dependência dos menos competitivos.

5 União Econômica e Monetária
Nesse caso há uma união aduaneira e também uma área de livre comércio onde com o amadurecimento econômico formaliza a criação de uma moeda única, um parlamento comum e políticas externas e militares unificadas.

6 Mercado Comum do Sul (Mercosul)
Vigorando desde 1991, foi constituído através do Tratado de Assunção e com 4 países signatários: Brasil Argentina Uruguai Paraguai

7

8 Acordo Norte-Americano de Livre Comércio (NAFTA)
Assinado em 1992, tem como países membros Estados Unidos, Canadá e México. Gradativa redução das barreiras alfandegárias entre os três países; Ponto de partida para a Doutrina Monroe “América para os Americanos”

9

10 UNIÃO EUROPÉIA Criada após a II Guerra Mundial, num momento em que os europeus enfraquecidos econômica e politicamente. Visava recuperar a economia dos países membros, espantando o espectro do socialismo e, ao mesmo tempo, fazendo frente ao crescente avanço da influência econômica norte-americana.

11

12 O avanço dos interesses...
Em 1990, o então presidente George Bush elabora uma proposta de integração de toda a América, idéia um tanto esquecida durante a Guerra Fria. Com o fim dessa e o avanço do processo de Globalização, volta à tona a idéia de uma integração continental com exceção de Cuba, constituindo a Alca.

13 ALCA: A bola da vez... Com o objetivo de reafirmar a hegemonia norte-americana sobre o continente. Com negociações iniciadas na Cúpula de Miami, em 1994, os Estados Unidos pretendem implantar a Alca até 2006.


Carregar ppt "OS GRANDES BLOCOS ECONÔMICOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google