A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Estudante: GRAZY NAFTA E ALCA PROFESSORA:MARIA DE LOURDES

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Estudante: GRAZY NAFTA E ALCA PROFESSORA:MARIA DE LOURDES"— Transcrição da apresentação:

1 Estudante: GRAZY NAFTA E ALCA PROFESSORA:MARIA DE LOURDES
TRABALHO DE GEOGRAFIA Estudante: GRAZY Numero: 05 PROFESSORA:MARIA DE LOURDES NAFTA E ALCA

2 Alca ALCA ALCA surge em 1994 com o objetivo de eliminar as barreiras alfandegárias entre os 34 países americanos (exceto Cuba). O prazo mínimo para a sua formação é de 7 anos, quando poderá transformar-se em um dos maiores blocos comerciais do mundo. Com PIB total de 12,5 trilhões de dólares (maior que o da União Européia - U.E.), os países da ALCA somam uma população de milhões de habitantes, o dobro da registrada na U.E. Na prática, sua formação significa abortar os projetos de expansão do MERCOSUL e estender o NAFTA para o restante das Américas.

3 Os EUA são os maiores interessados em fechar o acordo
Os EUA são os maiores interessados em fechar o acordo. O país participa de vários blocos comerciais e registrou em 2000 um déficit comercial de quase 480 bilhões de dólares. Precisa, portanto, exportat mais para gerar saldo em sua balança comercial. Com uma área livre de impostos de importação, os norte-americanos poderiam suprir as demais nações da América com suas mercadorias. Em maio de 2002, é aprovado nos EUA o fast-track, que permite que o presidente do país possa negociar acordos comerciais, permitindo ao Congresso apenas aprovar ou não os acordos, sem fazer qualquer tipo de emenda ou modificação no texto original. A criação do fast-track está ajudando os EUA a agilizar a implementação da ALCA.  Em maio de 2002, é aprovado nos EUA o faste-track, que permite que o presidente do país possa negociar acordos comerciais, permitindo ao Congresso apenas aprovar ou não os acordos, sem fazer qualquer tipo de emenda ou modificação no texto original. A criação do faste-track está ajudando os EUA a agilizar a implementação da ALCA. 

4 NAFTA OBJETIVOS DA NAFTA DADOS ECONÔMICOS DA NAFTA
- Garantir aos países participantes uma situação de livre comércio, derrubando as barreiras alfandegárias, facilitando o comércio de mercadorias entre os países membros; - Reduzir os custos comerciais entre os países membros; - Ajustar a economia dos países membros, para ganhar competitividade no cenário de globalização econômica; - Aumentar as exportações de mercadorias e serviços entre os países membros; DADOS ECONÔMICOS DA NAFTA - População: 418 milhões de habitantes - PIB (Produto Interno Bruto): 10,3 trilhões de dólares - Renda per Capita (em US$):   (fonte: Banco Mundial) Fonte:

5 FUNCIONAMENTO DA NAFTA
Empresas dos Estados Unidos e Canadá conseguem reduzir os custos de produção, ao instalarem filiais no México, aproveitando a mão-de-obra barata; - O México ganha com a geração de empregos em seu território; - O México exporta petróleo para os Estados Unidos, aumento a quantidade desta importante fonte de energia na maior economia do mundo; - A produção industrial mexicana, assim como as exportações, tem aumentado significativamente na última década. - A geração de empregos no México pode ser favorável aos Estados Unidos, no sentido em que pode diminuir a entrada de imigrantes ilegais mexicanos em território norte- americano; - Negociando em bloco, todos países membros podem ganhar vantagens com relação aos acordos comerciais com outros blocos econômicos. FONTE:


Carregar ppt "Estudante: GRAZY NAFTA E ALCA PROFESSORA:MARIA DE LOURDES"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google