A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

APEC E TIGRES ASIÁTICOS

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "APEC E TIGRES ASIÁTICOS"— Transcrição da apresentação:

1 APEC E TIGRES ASIÁTICOS

2 A APEC A APEC, Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico, foi criada no ano de 1989 na Austrália, como um fórum de conversação entre os países membros da ASEAN (Associação das Nações do Sudeste Asiático) e seis parceiros econômicos da região do Pacífico, como EUA e Japão. Porém, apenas no ano de 1994 adquiriu características de um bloco econômico na Conferência de Seattle, quando os membros se comprometeram a transformar o Pacífico em uma área de livre comércio.

3 O OBJETIVO A região da Ásia e do Pacífico sofreu um intenso desenvolvimento econômico nos anos que antecederam a criação da APEC, causando um grande impacto na economia mundial. Com isso, foi necessário criar o bloco para abrir mercado entre 20 países mais Hong Kong (China), além de transformar a área do sudeste asiático em uma área de livre comércio. Um aspecto estratégico da aliança, é aproximar a economia norte-americana dos países do Pacífico, a para contrabalançar com as economias do Japão e de Hong Kong.

4 Aspectos Positivos Entre os aspectos positivos da criação da APEC estão o desenvolvimento das economias dos países membros que expandiram seus mercados, sendo que hoje em dia, além de produzirem sua mercadoria, correspondem a 46% das exportações mundiais, a aproximação entre a economia norte americana e os países do Pacífico e o crescimento da Austrália como exportadora de matérias primas para outros países membros do bloco.

5 Aspectos Negativos Um dos maiores problemas da APEC, senão o maior é a grande dificuldade em coincidir os diferentes interesses dos países membros e daqueles que estão ligados ao bloco, como Peru, Nova Zelândia, Filipinas e Canadá. Além de que o bloco tem pouco valor em relação a Organização Mundial do Comércio, mesmo sendo responsável por grande movimentação no comércio mundial.

6 Países Membros Os países membros da APEC são:
Austrália, Brunei, Canadá, Indonésia, Japão, Malásia, Nova Zelândia, Filipinas, Cingapura, Coréia do Sul, Tailândia, Estados Unidos, China, Hong Kong, Taiwan, México, Papua, Nova Guiné e Chile.

7 Relação com o Brasil A relação da APEC com o Brasil não é muito direta ou explícita, porém alguns países membros da APEC, também fariam parte da ALCA, caso seja realmente formada, além de uma reunião que foi criada pelos membros do Foro de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico que discutiu a globalização e durou sete dias, na qual o Brasil foi um dos temas junto com outros países da América Latina, discutindo-se a relação entre os países.

8 Atualidades No último ano, cerca de 63% das exportações australianas foram feitas para os demais países da APEC. E 61% procederam deles O bloco está dividido quanto a questão do petróleo, pois vários de seus membros são produtores e estão satisfeitos com a alta nos preços, em quanto aqueles que precisam comprar o petróleo brigam para que o preço diminua.

9 DADOS DA APEC No. de países - 7
PIB (em milhões de dólares) População total (em milhões) ,00 PIB per capita (em dólares) ,72 Data de criação

10

11 Tigres Asiáticos

12 Os Tigres Asiáticos Os Tigres Asiáticos são um bloco econômico movido pelo Japão e formado pelo próprio Japão, China, Formosa, Cingapura, Hong Kong e Coréia do Sul. Seu principal objetivo é erguer a economia de outros países para que se torne um bloco que tenha competição na economia mundial sem depender do Japão. Possui um mercado consumidor de bilhão de pessoas e um PIB de 4,25 trilhões de dólares.

13 Grupo Alessandra D’elia 01 Carolina Mello 06 Juliana Gouveia 18
Nuno Taís Telles


Carregar ppt "APEC E TIGRES ASIÁTICOS"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google