A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Organizações mundiais e Blocos econômicos cap. 4- p.62 Prof. Jeferson C. de Souza.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Organizações mundiais e Blocos econômicos cap. 4- p.62 Prof. Jeferson C. de Souza."— Transcrição da apresentação:

1 Organizações mundiais e Blocos econômicos cap. 4- p.62 Prof. Jeferson C. de Souza

2 O que a imagem representa???

3 A imagem representa? Mas, quem regula o comércio e as relações destes... no mundo? De que maneira o mundo ficou assim?

4 1a Fase: Séculos XV e XVI. Grandes navegações, rotas comerciais, rede de comunicação, avanços tecnológicos na navegação. 2a Fase: Revolução Industrial, século XVIII. Advento da indústria, urbanização, aumento da produção.

5 3a fase: Fase atual, empresas multinacionais, produtos extremamente modernos e tecnologicamente avançados.

6 A partir do crescimento de transações comercias em nível mundial e do intenso processo de globalização de capitais, mercadorias e da própria produção; Regular as disparidades econômicas e comerciais existentes no mundo. Controla medidas protecionistas!!!

7 E o monopólio?

8 MULTINACIONAIS FMI /Banco Mundial e OMC Países subdesenvolvidos dependentes de um organismo supranacional (endividamento externo).

9 Globalização!!! CARATERÍSTICAS: Liberalização econômica. Revolução nos transportes. Revolução nas telecomunicações. Homogeneização cultural. CONSEQUÊNCIA PREOCUPANTE: DESEMPREGO INTERNET: Ferramenta da globalização

10 Inauguração de uma loja McDonalds em Moscou, 1990

11 O CONSELHEIRO! Órgão de consulta e de coordenação de políticas econômicas e sociais. p. 63

12 Onde esta o dinheiro!!!

13 Sobre o mundo dos anos 90 e início do século XXI!!! Consolidam-se os três grandes centros de influência; O mundo se organiza a partir dos blocos políticos e econômicos.

14 Definição: associações de países que estabelecem relações econômicas privilegiadas entre si. A união faz a força! Blocos Econômicos Definição: associações de países que estabelecem relações econômicas privilegiadas entre si.

15 Formas de integração

16 MEGABLOCOS REGIONAIS Nafta ( ) Mercosul ( ) União Europeia ( ) CEI ( )

17 (UFRO) A coluna da esquerda apresenta blocos econômicos e a da direita, a caracterização de cada um. Numere a coluna da direita de acordo com a da esquerda. 1 -MERCOSUL 2 - APEC 3 - UE 4 - NAFTA Assinale a sequência correta. ( ) Foi criado na Austrália, como um fórum de conversação entre os países membros da ASEAN (Associação das Nações do Sudeste Asiático) e seis parceiros econômicos, dentre eles EUA e Japão. ( ) Adota políticas de integração econômica e aduaneira em zona de livre comércio; originalmente constituído por Argentina, Brasil, Paraguai e Uruguai. ( ) Surgiu do tratado de livre comércio assinado por norte-americanos e canadenses em 1988, ao qual os mexicanos aderiram em ( ) Tornou-se oficial em 1992, pelo tratado de Maastricht; propõe moeda única e sistemas financeiro e bancário comuns. 2, 1, 4, 3

18 A organização observada no cartograma representa: (PUCRJ) A organização observada no cartograma representa: a) as nações europeias que adotaram o Euro como moeda. b) a atual composição regional da União Europeia (UE). c) as forças militares dos EUA na Europa da Guerra Fria. d) o espaço militar europeu do século XXI (OTAN). e) as 25 nações mais ricas do continente europeu.

19 a ASEAN - Associação das Nações do Sudeste Asiático b) ALCA - Área de Livre Comércio das Américas c) APEC - Associação de Cooperação Econômica do Pacífico


Carregar ppt "Organizações mundiais e Blocos econômicos cap. 4- p.62 Prof. Jeferson C. de Souza."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google