A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ECONOMIA GLOBAL Fenômeno da Internacionalização do Comércio, das Finanças e da Produção SOCIOLOGIA Professora Salete A. Aragão Ensino Médo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ECONOMIA GLOBAL Fenômeno da Internacionalização do Comércio, das Finanças e da Produção SOCIOLOGIA Professora Salete A. Aragão Ensino Médo."— Transcrição da apresentação:

1 ECONOMIA GLOBAL Fenômeno da Internacionalização do Comércio, das Finanças e da Produção SOCIOLOGIA Professora Salete A. Aragão Ensino Médo

2 Pela Internet – Gilberto Gil Criar meu website Fazer minha homepage Com quantos gigabytes Se faz uma jangada Um barco que veleje...(2x) Que veleje nesse infomar Que aproveite a vazante Da infomaré Que leve um oriki Do meu velho orixá Ao porto de um disquete De um micro em Taipé... Um barco que veleje Nesse infomar Que aproveite a vazante Da infomaré Que leve meu lá Até Calcutá Depois de um hot-link Num site de Helsinque Para abastecer Aihê! Aihê! Aihê!... Eu quero entrar na rede Promover um debate Juntar via Internet Um grupo de tietes De Connecticut Eu quero tá na rede Promover um debate Juntar via Internet Um grupo de tietes De Connecticut... De Connecticut de acessar O chefe da Mac Milícia de Milão Um hacker mafioso Acaba de soltar Um vírus pra atacar Programas no Japão... Eu quero entrar na rede Pra contactar Os lares do Nepal Os bares do Gabão... Que o chefe da polícia Carioca, avisa Pelo celular Que lá na praça Onze Tem um videopôquer Para se jogar... Jogar ah! ah! ah!...(4x)

3 GLOBALIZAÇÃO O processo de globalização não beneficia a todos de forma uniforme. Último relatório da ONU: –Comprova que a globalização está concentrando renda Motivos da concentração: –Redução das tarifas de importação; –Subsídios aos produtos agrícolas.

4 GLOBALIZAÇÃO OU MUNDIALIZAÇÃO Conjunto de mudanças na ordem econômica e política: Terceira revolução tecnológica; Formação de áreas de livre-comércio; Interdependência dos mercados.

5 A TERCEIRA REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA Evolução e popularização das tecnologias de informação com o uso de: Computadores Telefone Televisão Engenharia genética Processamento, difusão e transmissão da informação.

6 PROCESSO DE INTEGRAÇÃO REGIONAL Formação de áreas de livre- comércio e blocos econômicos integrados: NAFTA UNIÃO EUROPEIA MERCOSUL TIGRES ASIÁTICOS

7 INTERLIGAÇÃO DOS MERCADOS Crescente interdependência dos mercados em escala planetária: Físicos; Financeiros; Cultural; Ideológico.

8 EXPANSÃO DOS MERCADOS A PARTIR DO SÉCULO XVI 1500 – Expansão da economia europeia; 1750 – Início da Revolução Industrial; 1755 – Consolidação do transporte marítimo. –REVOLUÇÃO INDUSTRIAL: 1750 – Avanço; –PERÍODO ENTRE AS GUERRAS: – Recuo; –PÓS 2 a GUERRA MUNDIAL: 1945 – Novo avanço.

9 FLUXOS DE INFORMAÇÕES EVOLUÇÃO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO: Ocorrem em tempo real; Alcançam todos os países; Impactam nas empresas e indivíduos; Associação da informática à telecomunicação – anos 80. TRANSAÇÕES ECONÔMICAS: Mercadorias; Capitais; Financeiras.

10 GLOBALIZAÇÃO TELECOMUNICAÇÃO TRANSPORTE VELOCIDADE DOS NEGÓCIOS

11 NEOLIBERALISMO: Prática do livre mercado; Globalização e diminuição do tamanho do Estado.

12 Chamamos de neoliberalismo a ideologia que serve de suporte à expansão da atual globalização capitalista. Esse novo liberalismo é caracterizado por alguns elementos inspirados no liberalismo clássico dos séculos XVII e XIX., tais como: maior liberdade de comércio entre as nações;

13 Redução do aparato do Estado e de sua intervenção na atividade política; países centrais, tais como: OTAN, Instituições políticas e econômicas de BIRD, FMI e OMC, influenciando na autonomia e soberania política dos países periféricos.


Carregar ppt "ECONOMIA GLOBAL Fenômeno da Internacionalização do Comércio, das Finanças e da Produção SOCIOLOGIA Professora Salete A. Aragão Ensino Médo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google