A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA E OS ESPAÇOS DA GLOBALIZAÇÃO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA E OS ESPAÇOS DA GLOBALIZAÇÃO."— Transcrição da apresentação:

1 REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA E OS ESPAÇOS DA GLOBALIZAÇÃO.

2 Objetivos Compreender as transformações ocorridas no espaço geográfico com a Revolução Industrial; Identificar os atores sociais envolvidos no processo de industrialização ; Reconhecer as três fases que integram a Revolução Industrial; Compreender o desenvolvimento técnico-científico ocorrido na terceira Revolução Industrial; Identificar os blocos econômicos criados com a Globalização.

3 A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL A Revolução Industrial iniciou-se na segunda metade do século XVIII, e segue até nos dias de hoje. A Revolução Industrial se originou no Reino Unido e depois se espalhou para outros países e regiões do globo. Seu principal símbolo foi a máquina a vapor e a indústria têxtil a mais importante, tendo o carvão como principal fonte de energia.

4 SEGUNDA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL A segunda Revolução Industrial, que se estendeu do fim do século XIX até o fim do século XX, foi simbolizada pelo automóvel. A principal fonte de energia era o petróleo e as indústrias de vanguarda eram a automobilística a petroquímica, a mecânica, e a siderúrgica. O grande líder da segunda revolução industrial, o que mais avançou nessa fase e servia como exemplo para os demais foram os Estados Unidos, a maior economia durante todo o século XX.

5 A TERCEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL OU REVOLUÇÃO TÉCNO-CIENTÍFICA A terceira Revolução Industrial, que se encontra em andamento e deverá atingir o seu maior desenvolvimento no transcorrer do século XXI, iniciou-se no fim dos anos Ela é marcada pela substituição do petróleo por outras fontes de energia - hidrogênio e solar.

6 O SURGIMENTO DE NOVOS SETORES DE VANGUARDA: O surgimento da informática; A origem da biotecnologia e clonagem; A introdução da robótica na indústria automobilística; Pesquisas no ramo da nanotecnologia ou microinformática; Qualificação e especialização da mão de obra.

7 AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL: Mudança nos meios de produção; Acúmulo de capital; Redução dos custos de produção; Aumento da produção; O surgimento de classes sociais; A introdução da linha de montagem; A livre concorrência de mercado.

8 ESPAÇOS DA GLOBALIZAÇÃO Entende-se por globalização o processo de interligação econômica e cultural, em nível planetário, que ganhou intensidade a partir de 1980, devido sobretudo ao crescimento vertiginoso dos principais centros nervosos das sociedades moderna: os mercados financeiros e as redes de informações.

9 No espaço globalizado contemporâneo, emergem novas potências econômicas e se organizam as relações entre os focos tradicionais de poder. Ao mesmo tempo, sob o impacto de uma revolução técnico-científica, todo o processo produtivo se transforma. As repercussões dessas mudanças nas regiões industriais, nas economias urbanas e nas estruturas de emprego configuram verdadeiros cataclismos. Um mundo está morrendo e outro está nascendo. Luiz Navarro de Brito

10 AS TRANSFORMAÇÕES OCORRIDAS NO ESPAÇO COM A GLOBALIZAÇÃO. Aumento nos fluxos de capitais, mercadorias, e pessoas; Rapidez na logística mundial denominado just in time; A utilização da Internet e a telefonia móvel para agilizar as transações financeiras internacionais; O surgimento das redes de fast-food; A fusão de grandes empresas nacionais e transnacionais; A formação dos NPIs, Novos Países Industrializados;

11 A FORMAÇÃO DOS PRINCIPAIS BLOCOS REGIONAIS União Europeia; Nafta (EUA, Canadá e México) Mercosul (Brasil, Argentina, Paraguai e Uruguai); Tigres Asiáticos (Cingapura, Hong Kong, Coréia do Sul e Taiwan); Pacto andino (Venezuela, Bolívia, Equador e Peru); CEI – Comunidade dos Estados Independentes.

12 Metodologia utilizada Tempestade cerebral (brainstorm); Apresentação dos slides; Apresentação do filme Tempos modernos; Debate entre os alunos; Bloco de exercícios; Duração: 4 aulas

13 Referências Bibliográficas MAGNÓLI, Demétrio. Globalização: Espaço Nacional e espaço mundial. Editora Moderna 1997 SANTOS, Milton. Por uma outra globalização. Editora Record VESENTINI, J. William. Geografia Crítica. Editora Ática DA SILVA, Wagner. Geografia do Brasil e Geral. Editora Escala Educacional

14 Iracélia Pereira Chaves Professora de Geografia e História Maria Rodrigues Pinho Professora de História Orestes Esposito Neto Professor de Geografia/História E.M. Altina Olívia Gonçalves Interagindo com as diferenças Rua José Jorge Chain, 55 – Iguaçu – tel.: Interagindo com as diferenças


Carregar ppt "REVOLUÇÃO TECNOLÓGICA E OS ESPAÇOS DA GLOBALIZAÇÃO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google