A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Globalização, Geopolítica e Políticas Públicas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Globalização, Geopolítica e Políticas Públicas"— Transcrição da apresentação:

1 Globalização, Geopolítica e Políticas Públicas

2 Três alvos da globalização: economia (universalização do capital e da informação), política (regimentação do comércio e garantia ao capitalista) e social (expansão cultural). Predomínio da globalização econômica.

3 Fases da globalização 1ª fase – do séc. XV (capitalismo comercial e grandes navegações) até o séc XVIII (embrião do capitalismo);

4 2ª fase – do séc. XVIII (Revolução Industrial) até a II Guerra Mundial (grande expansão do capitalismo);

5 3ª fase – da II Guerra Mundial até 1989 (fim da guerra fria – queda do muro de Berlim – e expansão da indústria cinematográfica americana);

6 4ª fase – nova ordem mundial (domínio do capitalismo financeiro em detrimento da economia real, industrial, por exemplo).

7 Características da globalização
a) fundamenta-se no CAPITAL e na TECNOLOGIA; b) prescreve o consumo; c) Estados organizados em blocos regionais; - União Europeia; - NAFTA; - MERCOSUL; - CEI, etc.

8 d) internacionalização e ampliação dos fluxos de capitais;
e) neoliberalismo (privatizações, arrocho salarial, diminuição dos direitos trabalhistas e Estado mínimo – que atua minimamente na economia); f) transnacionais Promovem uma Nova Divisão Internacional do Trabalho (DIT).

9

10 Efeitos da globalização

11 Globalização e Soberania Nacional

12 Geopolítica Estudo dos efeitos das relações políticas atuando sobre os países. Trata-se da geografia atuando sobre a política e vice-versa.

13

14 Lógica dos Estudos Geopolíticos
1ª) Formação de territórios: - conflitos; - disputas; Conquistas.

15 2ª) Problemas nos territórios:
- grupos sociais (como os grupos se organizam num território?); - principais conflitos (Ex.: Oriente Médio, África, Europa, etc.).

16 3ª) Processos migratórios:
- guerras que geram migração; - a política e a migração; - a relação entre migração e fome.

17 4ª) Estudo da formação dos blocos econômicos regionais.

18 Regras da Geopolítica 1ª Regra: Política e Economia caminham juntas.
Quanto mais forte uma economia, maior sua influência política. 2ª Regra: A hegemonia de uma nação segue uma trajetória em S. Depois da elevação do domínio capitalista e nação hegemônica, para se manter no poder, consome sua própria economia.

19 Idades da Geopolítica a) Geopolítica da ação civilizadora (1815-1870):
Expansão colonial do séc. XIX. O colonialismo entendia a expansão da matriz como capacidade HUMANIZADORA de alguns Estados; b) Geopolítica Clássica ( ): Naturalização da política internacional: os Estados são vistos como indivíduos; são inclusive independentes da política e funcionam como entidades geográficas naturais;

20 c) Geopolítica Ideológica (a partir de 1945):
Formação de blocos ideológicos: comunismo X capitalismo democrático. Guerra Fria como consequência;  d) Geopolítica Contemporânea: A globalização e os novos desenhos geopolíticos.

21 Políticas Públicas Tratam-se de formas de ação ou omissão do Estado que irão influenciar as vidas das pessoas. Elas se organizam por: 1) Planejamento racional do Estado, por um lado; 2) Defesa dos interesses dos agentes sociais, pelo outro.

22 Exemplos de políticas públicas:
- educação; - saúde; - segurança; - habitação; - gênero e raça; controle demográfico;

23 - juventude; - desenvolvimento sustentável; - ecologia; - esporte, cultura e lazer; - prevenção contra as drogas; - proteção do morador de rua; - proteção daqueles em situação de vulnerabilidade social, etc.

24


Carregar ppt "Globalização, Geopolítica e Políticas Públicas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google