A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Formação do povo brasileiro IMIGRAÇÃO PARA O BRASIL NO SÉCULO XIX.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Formação do povo brasileiro IMIGRAÇÃO PARA O BRASIL NO SÉCULO XIX."— Transcrição da apresentação:

1 Formação do povo brasileiro IMIGRAÇÃO PARA O BRASIL NO SÉCULO XIX

2 PROBLEMATIZAÇÃO Quais os motivos que provocaram essa imigração? O que gerou a saída de milhões de pessoas de suas terras e o que ocasionou a busca de novos caminhos, em lugares dos quais se sabia pouco ou até nada?

3 IMIGRAÇÃO – CAUSAS E CONSEQUÊNCIAS Europa: Novas medidas de higiene e à vacinação Aumento demográfico fome, miséria. Revolução Industrial substituição da mão-de-obra humana por inovações tecnológicas desemprego e pobreza.

4 BRASIL : Abolição da escravatura necessidade de mão-de- obra fluxo migratório diversidade cultural formação do povo brasileiro (identidade cultural?).

5 PROPAGANDA ENGANOSA Promessas enriquecimento fácil; ascensão social e econômica. Realidade elevadas horas de trabalho; más condições de vida; prosperidade ‡ financeira era algo distante para a maioria.

6 INFLUÊNCIAS EXTERNAS – CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE E DO PENSAMENTO NACIONAL Revolução Francesa (séc. XVIII) – ideais de liberdade luta contra - direito divino dos reis, privilégios da nobreza e do clero, desigualdade social, baixa qualidade de vida. Romantismo Os artistas abandonaram a arte voltada para a nobreza, rejeitaram os preceitos de calma, harmonia, equilíbrio, racionalidade que eram típicos do Classicismo e do Neoclassicismo. Valorizaram o sentimento, a emoção, a individualidade, a liberdade de criação, o amor platônico, a morte heroica na guerra e a espontaneidade (arte burguesa).

7 IMPORTANTE Através do nacionalismo, os povos de mesma origem e cultura procuravam se unir; assim, surgiu o conceito de nação. Dessa forma, os povos começaram a valorizar suas singularidades e seu passado histórico, passando a defender, também, sua independência nacional.

8 Mas quem representava a nação brasileira? Quem era digno? Herói?

9 A VINDA DA FAMÍLIA REAL Transformou a vida política, social, econômica e cultural das pessoas permitiu o acesso à cultura na Colônia - deixou de ser privilégio de poucos. Com tais transformações iniciou-se uma discussão em torno da questão do ser brasileiro. Quem é o brasileiro? Quem representa a nação? A imagem que se buscava deveria representar seus próprios valores, sua própria cultura e suas próprias características.

10 O CONTEXTO BRASILEIRO – CRISE DA MONARQUIA Preocupação : criar a imagem de um País onde as diferenças sociais e raciais conviviam harmoniosamente; Realidade : não foi possível abafar os conflitos que existiam, principalmente no que diz respeito à escravidão. A arte, a partir da década de 1870, voltou-se para a realidade política e social de forma crítica ( Realismo ). Entre as décadas de 1850 e 1890 café tornou-se o principal produto das exportações desenvolvimento comercial na região Sudeste crescimento da classe média urbana ideais republicanos (1889 – Proclamação da República).


Carregar ppt "Formação do povo brasileiro IMIGRAÇÃO PARA O BRASIL NO SÉCULO XIX."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google