A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Roteiro de estudo Caros alunos, nossa trimestral será no dia 27 de novembro. Para uma revisão significativa você, agora, deve formar uma dupla e iniciar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Roteiro de estudo Caros alunos, nossa trimestral será no dia 27 de novembro. Para uma revisão significativa você, agora, deve formar uma dupla e iniciar."— Transcrição da apresentação:

1 Roteiro de estudo Caros alunos, nossa trimestral será no dia 27 de novembro. Para uma revisão significativa você, agora, deve formar uma dupla e iniciar o seu roteiro. Para isso anote corretamente o que deve ser estudado e mãos a obra. Matéria que deve ser estudada por você: Livro: introdução, capítulos 1 a 9 (até os pós-impressionistas) Aulas em power point encontradas no site da escola. O que devo ficar atento em meu estudo:

2 Roteiro de estudo Ler e grifar as informações mais importantes dos capítulos: O registro do homem por meio de signos Introdução – a arte testemunha da história. Pensar no próprio título – de que formas, por meio das diferentes expressões e linguagens, o homem deixou o registro do seu tempo Capítulo 1: Os primeiros artistas da humanidade – Pré-história. Qual a função da pintura e escultura; como era a arquitetura.

3 Roteiro de estudo Capitulo 2: Civilizações da Idade Antiga:
Mesopotâmia: a importância na organização dos primeiros povos; o desenvolvimento da escrita e as construções em barro. Egito: a arte em função dos mortos; as grandes pirâmides e sua evolução; a rigidez da pintura e da escultura.

4 Roteiro de estudo 4. Capítulo 3: Arte greco-romana.
Associar ao princípios estéticos gregos na escultura e arquitetura. Apontar as fases da escultura; os elementos arquitetônicos mais significativos. Reconhecer na arte romana o que é semelhante a grega e o que corresponde a especificidade romana: anfiteatro, colunas decorativas. Observar a funcionalidade arquitetônica romana da objetividade da construção civil.

5 Roteiro de estudo 5. Capítulo 4: Os primeiros tempos – arte cristã e bizantina. A simplicidade e o simbolismo da arte cristã primitiva; a iconografia cristã e bizantina. O nascimento da arte cristã em Bizâncio 6. Capítulo 5: Idade Media O Românico e sua relação com a arte romana; os princípios da igreja na escultura e nas formas mais alongadas. As construções baixas e em caráter de fortalezas.

6 Roteiro de estudo O Gótico e sua grandiosidade; os vitrais e a luz divina. Fim do feudalismo 7. Capítulo 6: Renascimento. O nascimento de uma nova classe social, o fim do feudalismo e a valorização do comércio; a fé é substituída pela razão; humanismo; arte é sinônimo de raciocínio, ciência e intelecto

7 Roteiro de estudo 8. Capítulo 7: Barroco e Rococó
A emoção, o movimento e os grandes contrastes e conflitos humanos reproduzido em imagens de pura emoção 9. Capítulo 8: Neoclassicismo, Romantismo e Realismo Neoclassicismo: A retomada dos conceitos clássico de ordem, proporção, equilíbrio associados ao pensamento moral de justiça, igualdade e liberdade. A oposição ao barroco.

8 Roteiro de estudo Romantismo: a liberdade individual do homem, o sentimento e a visão emotiva do mundo Realismo: a busca pela realidade crua das diferenças sociais e do início da industrialização 10. Capítulo 9: Impressionismo e o Pós-Impressionismo A busca incessante pela luz, a cor é mais importante; a influencia vinda do oriente Os caminhos seguidos por cada um que geraram os grandes movimentos do século seguinte.

9 Roteiro de estudo Para ajudá-lo em seu estudo seria interessante você elaborar um quadro comparativo apontando: as principais características de cada um dos movimentos as semelhanças entre os movimentos especificidades de cada um. Vide exemplo:

10 Roteiro de estudo 10 Período Características gerais Pintura Escultura
Arquitetura Pré-historia Mesopotamia Egito Grécia Roma Cristão primitivo e bizantino Idade media – românico Idade media – gótico Renascimento Barroco Neoclassicismo Romantismo Realismo Impressionismo Pós-impressionismo 10


Carregar ppt "Roteiro de estudo Caros alunos, nossa trimestral será no dia 27 de novembro. Para uma revisão significativa você, agora, deve formar uma dupla e iniciar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google