A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ARTISTAS DO RENASCIMENTO 8ª SÉRIE Prof. Juliana Sena.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ARTISTAS DO RENASCIMENTO 8ª SÉRIE Prof. Juliana Sena."— Transcrição da apresentação:

1 ARTISTAS DO RENASCIMENTO 8ª SÉRIE Prof. Juliana Sena

2 Leonardo da Vinci Rafael Sanzio Michelangelo Botticelli

3 A Europa no século XI passou pelo chamado renascimento comercial e urbano, fato que levou a grandes transformações sociais e urbanas. No século XIII ocorreu uma alteração na intuição e sensibilidade artística, fruto de uma revalorização cultural da Antiguidade Clássica (Grécia e Roma). Nesse período, valorizou-se o racionalismo (capacidade de reflexão do ser humano), o espírito crítico e o naturalismo (valorização da natureza). O renascimento cultural e artístico, ocorrido no século XVI, aconteceu primeiramente nas cidades italianas; posteriormente, o movimento alcançou várias partes do continente europeu.

4 O Renascimento modificou as formas de produção das artes. Na Idade Média valorizavam-se obras religiosas, geralmente abordadas em um plano (reto). Nas artes (pinturas e esculturas), os artistas do Renascimento basearam-se na observação do mundo e nos princípios matemáticos e racionais como harmonia, equilíbrio e perspectiva (fundo). Leonardo da Vinci não foi somente representante das artes plásticas (pintor e escultor), mas também estudou música, arquitetura, engenharia, foi inventor e filósofo. Suas obras de arte baseavam-se nas pinturas científicas a partir de minuciosas observações da natureza – essa abordagem científica está presente nas seguintes obras: Última Ceia (Santa Ceia) e A Gioconda (ou Monalisa).

5

6

7 Considerado o maior escultor renascentista italiano, Michelangelo praticou também a pintura e a arquitetura. Suas pinturas divergiram da grande maioria dos pintores renascentistas (temas da natureza), pois se pautou em temas religiosos, tanto que sua maior obra de arte foi a pintura na abóboda (forma arqueada de arquitetura) da Capela Sistina – Vaticano - Roma. Nela, o artista retratou a história bíblica do Gênesis e o Juízo Final.

8

9 Outro artista renascentista que ficou bastante conhecido na história foi Rafael Sanzio. Suas obras se destacaram pela pintura de diversas madonas (pinturas que representaram a mãe de Jesus) e quase todas as suas obras decoram atualmente salas do Vaticano (estado pontifício católico).

10 Na arquitetura, destacou-se Fillipo Brunelleschi ( ). Suas principais obras foram o projeto da cúpula da Catedral de Santa Maria del Friore e o Palácio de Pitti, ambos em Florença.

11 Botticelli foi um dos mais importantes artistas do Renascimento Cultural. Italiano, nasceu no ano de 1445 e morreu em Em suas obras seguiu temáticas religiosas e mitológicas. Este importante artista resgatou, de forma brilhante, vários aspectos culturais e artísticos das civilizações grega e romana. Chegou também a fazer retratos de pessoas famosas (príncipes, integrantes da burguesia e nobres) da época. As pinturas de Botticelli são marcadas por um forte realismo, movimentos suaves e cores vivas. Uma de suas obras mais conhecidas, até os dias de hoje é O Nascimento de Vênus, que o pintor fez no ano de Nesta linda obra, observamos a valorização das forças da natureza, o realismo e o resgate da mitologia romana.

12


Carregar ppt "ARTISTAS DO RENASCIMENTO 8ª SÉRIE Prof. Juliana Sena."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google