A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O RENASCIMENTO Durante os séculos XV e XVI intensificou-se na Europa, a produção artística e científica. Esse período ficou conhecido como Renascimento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O RENASCIMENTO Durante os séculos XV e XVI intensificou-se na Europa, a produção artística e científica. Esse período ficou conhecido como Renascimento."— Transcrição da apresentação:

1 O RENASCIMENTO Durante os séculos XV e XVI intensificou-se na Europa, a produção artística e científica. Esse período ficou conhecido como Renascimento ou Renascença.

2 Contexto Histórico: Foi na Península Itálica que o comércio mais se desenvolveu neste período, dando origem a uma grande quantidade de locais de produção artística. Cidades como, por exemplo, Veneza, Florença e Gênova tiveram um expressivo movimento artístico e intelectual. Por este motivo, a Itália passou a ser conhecida como o berço do Renascimento.

3 O RENASCIMENTO NASCEU NAS CIDADES ITALIANAS

4 Contexto Histórico: As conquistas marítimas e o contato mercantil com a Ásia ampliaram o comércio e a diversificação dos produtos de consumo na Europa a partir do século XV. Com o aumento do comércio, principalmente com o Oriente, muitos comerciantes europeus fizeram riquezas e acumularam fortunas. Com isso, eles dispunham de condições financeiras para investir na produção artística de escultores, pintores, músicos, arquitetos, escritores, etc.

5 FLORENÇA BERÇO DO RENASCIMETO

6 VISTA DE FLORENÇA

7 CATEDRAL DE FLORENÇA

8 A IGREJA FOI UM GRANDE MECENAS

9 Contexto Histórico: Os governantes europeus e o clero passaram a dar proteção e ajuda financeira aos artistas e intelectuais da época. Essa ajuda, conhecida como mecenato, tinha por objetivo fazer com que esses mecenas (governantes e burgueses) se tornassem mais populares entre as populações das regiões onde atuavam. Neste período, era muito comum que as famílias nobres encomendarem pinturas (retratos) e esculturas junto aos artistas.

10 O HOMEM AGORA É O CENTRO DESENHO: LEONARDO DA VINCI

11 Características do Renascimento Cultural: Antropocentrism o: (o homem no centro). Otimismo. Racionalismo. Humanismo. Hedonismo. Individualismo. Inspiração na antiguidade clássica.

12 A RELIGIÃO CONTINUAVA NA VIDA DAS PESSOAS MAS COM OUTRO PAPEL

13 MUITA INFLUÊNCIA DA ANTIGUIDADE BUSTO DO FILÓSOFO: PLATÃO

14 NOVO MODELO DE SOCIEDADE

15 AVANÇOS CIENTÍFICOS

16 NOVAS TEORIAS POLÍTICAS

17 OBRAS DE BOTTICELLI

18 BOTTICELLI: O NASCIMENTO DA VÊNUS

19 LEONARDO DA VINCI

20 A ÚLTIMA CEIA

21 MICHELANGELO: PIETÁ

22 MICHELANGELO: TETO DA CAPELA CISTINA

23

24 MICHELANGELO: DAVI E MOISÉS

25 AS MADONAS

26 RAFAEL: ESCOLA DE ATENAS

27 A MISTURA DO MEDIEVAL COM O MODERNO

28 UMA NOVA SOCIEDADE

29 NOVOS VALORES

30 O Renascimento foi uma nova visão de mundo estimulada pela burguesia em ascensão e que refletiu nos mais diversos setores da atividade humana. Foi uma época de transição entre as Idades Medieval e Moderna, e em que se evidenciavam lado a lado princípios e conceitos velhos e novos. Foi o inicio de mudanças que marcariam a humanidade até os dias atuais.


Carregar ppt "O RENASCIMENTO Durante os séculos XV e XVI intensificou-se na Europa, a produção artística e científica. Esse período ficou conhecido como Renascimento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google