Carregar apresentação
1
BARROCO s
2
MANEIRISMO TRANSIÇÃO ENTRE O “RENASCIMENTO” E O “BARROCO”. Correggio
3
BARROCO-SÉCULO XVII REAÇÃO ESTÉTICA. CONFLITO RELIGIOSO.
REPRESENTAÇÃO DRAMÁTICA DA REALIDADE.
4
BARROCO-SÉCULO XVII CONTRA-REFORMA. CONTRA-HUMANISMO.
VOLTA DA INQUISIÇÃO. VOLTA DA EMOÇÃO. VOLTA DA FÉ.
5
CARAVAGGIO
6
O surgimento do Barroco no século XVII deve-se a uma série de mudanças religiosas, econômicas e sociais ocorridas na Europa.
7
Michelangelo foi o precursor do Barroco
8
O Barroco rompeu o equilíbrio ente o sentimento e a razão.
No Barroco predomina as emoções e não o racionalismo renascentista. Exagero de formas e cores jamais vistas no Renascimento. Disposição dos elementos dos quadros, que sempre forma uma composição em diagonal. As cenas são envolvidas em acentuado contraste claro-escuro, intensificando a expressão dos sentimentos.
9
Carvaggio: Crucificação
O uso revolucionário da luz, procurava seus modelos entre pessoas do povo. Retratava os temas sagrados como um acontecimento entre as pessoas humildes.
10
Andrea Pozzo: os tetos das Igrejas abrem-se para o céu.
Impressionava pelos números de figuras e pela ilusão-criada pela perspectiva- de que paredes e colunas da igreja continuam no teto.
11
Da Itália a arte barroca se propagou para outros paises europeus e pelo continente americano.
12
Na Holanda o artista preocupava- se em retratar cenas do cotidiano.
Peter Rubens: costumava dar as vestimentas cores exuberantes que contrastava com a pele clara das figuras retratadas, sugeria em suas telas um intenso movimento.
13
O Sacrifício de Abrahão
Rembrandt van Rijn: a emoção da claridade, predominância das expressões dramáticas e pela utilização de vívidos efeitos de luz, conseguiu reproduzir em suas tela uma gradação de claridade nunca vista antes.
14
A Lição de Música Vermeer: A beleza delicada da vida cotidiana, trabalha os tons em plena claridade, seus temas são sempre os da vida burguesa e da Holanda.
15
As meninas Na Espanha o Barroco se desenvolveu principalmente na arquitetura, nos entalhes requintados das portadas de edifícios religiosos e civis. Em relação à pintura também era realista. Diego Velázquez: mestre na representação de luz e sombra.
16
No Barroco todo muro se ondula e dobra para criar um novo espaço
No Barroco todo muro se ondula e dobra para criar um novo espaço. Os locais eram bem decorados e havia preocupação com as áreas externas como jardins por exemplo.
17
ARTEMISIA GENTILESCHI
18
PONTORMO
19
NICOLAS POUSSIN
20
BARROCO BRASILEIRO
21
FIM
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.