A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 O Barroco fora da península itálica O Barroco no Brasil O Barroco na península itálica Índice Índice O Barroco A palavra Barroco é derivada do termo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 O Barroco fora da península itálica O Barroco no Brasil O Barroco na península itálica Índice Índice O Barroco A palavra Barroco é derivada do termo."— Transcrição da apresentação:

1 1 O Barroco fora da península itálica O Barroco no Brasil O Barroco na península itálica Índice Índice O Barroco A palavra Barroco é derivada do termo português ou do espanhol berrueco, que significa pérola de formato irregular. No fim do século XVIII, críticos de arte passaram a utilizar o termo para definir o estilo artístico do século XVII, que muitos rejeitaram por considerarem exagerado e extravagante.

2 2 O Barroco na Península itálica. A arte barroca originou-se na península Itálica, mas não tardou a irradiar-se por outros países da Europa e a chegar também ao continente americano, trazida pelos colonizadores portugueses e espanhóis. Seu desenvolvimento, porém, não se deu de maneira homogênea, houve grandes diferenças entre os artistas e as obras produzidas em cada região Na arte barroca, a emoção predomina sobre o racionalismo.

3 3 A Reforma Protestante teve consequências que ultrapassaram as questões de fé e provocaram alterações em outros setores da cultura europeia, por exemplo, o surgimento dos Estados nacionais e dos governos absolutos – uma vez que propunha a libertação da nação em relação ao papa. A Igreja católica logo organizou a Contrarreforma e outra vez a arte foi vista como meio de propagar o catolicismo e ampliar sua influência. Entre as obras que melhor expressam o empenho da Igreja em revigorar os princípios doutrinários está O juízo final, de Michelangelo. As origens e o precursor

4 4 A pintura barroca As principais características das pintura barroca são: A disposição dos elementos na tela quase sempre em diagonal As cenas representadas envolvem-se em acentuado contraste de claro-escuro. Os temas estão voltados para a religiosidade, a vida da nobreza e a vida do povo. Entre os pintores barrocos destacam-se Tintoretto e Caravaggio.

5 5 A escultura Na escultura barroca: A exaltação dos sentimentos é perceptível. As formas procuram expressar o movimento e recobrem-se de efeitos decorativos. Predominam as linhas curvas, os drapeados das vestes e o uso do dourado. Os gestos e os rostos dos personagens revelam emoções intensas e atingem uma dramaticidade desconhecida no Renascimento.

6 6 O Barroco fora da península itálica Durante o século XVII até a primeira metade do século XVIII, o Barroco se expandiu da península Itálica para toda a Europa. Foi ganhando, nos diferentes países, uma feição nacional.

7 7 O Barroco nos países Baixos O maior representante da pintura na região que hoje corresponde à Bélgica foi o flamengo Rubens. Já na Holanda, a pintura desenvolveu uma tendência mais descritiva, cujos temas preferidos foram as cenas da vida doméstica e social, trabalhadas com minucioso realismo. Entre os principais expoentes dessa arte temos Hals, Rembrandt e Vermeer.

8 8 O Barroco na Espanha Entre os pintores mais representativos Barroco espanhol estão El Greco e Velázquez, cujas obras revelam características bem peculiares a cada um deles. El Greco - a verticalidade As obras de El Grego apresentam como principal características a verticalidade. Em Espólio, Cristo aparece cercado por uma multidão. Olhando as figuras, podemos notar o quanto as suas linhas são verticais.

9 9 Velázquez retratou as pessoas da corte espanhola do século XVII, procurou registrar também em seus quadros os tipos populares do seu país, documentando o dia a dia do povo espanhol. Entre os retratos de pessoas da corte está As meninas, considerada uma das obras-primas de Velázquez. A tela mostra uma composição muito interessante, que transmite ao observador a sensação de profundidade da sala onde se passa a cena e revela um jogo de luz e sombra.

10 10 O Barroco no Brasil O estilo barroco desenvolveu- -se plenamente no Brasil do século XVIII até o início do século XIX. Nessa época, na Europa, os artistas já tinham abandonado esse estilo, e a arte voltava-se novamente para os modelos clássicos. O Barroco brasileiro é claramente associado à religião católica. Mas há também muitos edifícios civis – como cadeias, câmaras municipais, moradias e chafarizes – que apresentam nítidas características barrocas. Fachada da Igreja de São Francisco de Assis, Ouro Preto, MG. Valter Campanato

11 11 É possível apontar duas linhas diferentes no Barroco brasileiro. Nas regiões enriquecidas pelo comércio de açúcar e pela mineração, como Minas Gerais, Rio de Janeiro, Bahia e Pernambuco, encontramos igrejas com trabalhos em relevo em madeira e portadas decoradas com esculturas, em geral feitas de pedra-sabão. Já nas regiões onde não existia nem açúcar nem ouro, a arquitetura teve feições mais modestas. Convento e Igreja de Nossa Senhora do Carmo, em Salvador, BA. Construção de 1715, no estilo Barroco rococó. No século XX o prédio do convento abrigou o Paço da Câmara, a Casa da Moeda, quartel, pensão e hospital. In. Casa da Moeda do Brasil Anos de História Casa da Moeda do Brasil Igreja Matriz de Santo Antônio, em Tiradentes, MG. Pedro Rubens

12 12 O ponto culminante entre arquitetura, escultura, talha e pintura aparece em Minas Gerais a partir dos trabalhos de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho (c ). São Miguel Arcanjo, de Mestre Aleijadinho (Antônio Francisco Lisboa), século XVIII. Madeira entalhada e policromada, 70,0 x 35,0, 38,0 cm. Coleção Pimenta Camargo. In. Revista do MASP, Ano 1 (1990/1991). Escultura do profeta Joel, obra de Antonio Francisco Lisboa, o Aleijadinho no Santuário do Bom Jesus de Matosinhos, Congonhas, MG. Luiz Costa/Jornal Hoje em dia Coleção particular

13 Teto da Igreja de São Francisco de Assis, pintado por Mestre Ataíde (Manuel da Costa Ataíde) e Aredes, com talha de Aleijadinho no estilo Barroco Português, Ouro Preto, MG. Manuel da Costa Ataíde foi um extraordinário pintor nascido em Mariana, por volta de 1762, e falecido em Sua pintura, que revela um domínio excepcional da técnica da perspectiva, Eugenio Savio


Carregar ppt "1 O Barroco fora da península itálica O Barroco no Brasil O Barroco na península itálica Índice Índice O Barroco A palavra Barroco é derivada do termo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google