A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A ARTE BARROCA. O Barroco em diferentes lugares Vamos estudar a Arte Barroca e suas variações em diferentes lugares do mundo: Itália; Espanha; Países.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A ARTE BARROCA. O Barroco em diferentes lugares Vamos estudar a Arte Barroca e suas variações em diferentes lugares do mundo: Itália; Espanha; Países."— Transcrição da apresentação:

1 A ARTE BARROCA

2 O Barroco em diferentes lugares Vamos estudar a Arte Barroca e suas variações em diferentes lugares do mundo: Itália; Espanha; Países Baixos; Brasil.

3 A Arte Barroca A arte Barroca desenvolveu-se no século XVII, num período de mudanças na Europa. Os princípios da arte barroca surgiram no século XVI com o movimento da Reforma Protestante, que teve início na Alemanha e depois se espalhou para os demais países. A Arte utilizada como meio de propagar o catolicismo e ampliar sua influência. Contra-Reforma. Michelangelo foi o precursor de um estilo que ficou conhecido por Barroco. (O Juízo Final – Teto da Capela Sistina, Vaticano) Arte de caráter religioso, vista e utilizada como meio de ampliar a influência católica – Movimento da Contra-Reforma;

4 A Arte Barroca A arte Barroca originou-se na Itália e logo se espalhou para outros países da Europa e depois América. Apresentou características bastante diferentes nos vários países em que se desenvolveu. Porém, existem elementos comum a todas e que as caracterizam como artes barrocas. Os aspectos comuns as obras desse período são: predomínio da emoção e não da razão; acentuado contraste entre tons claros e escuros. Os temas eram variados: religiosos, mitológicos e na forma de retratos.

5 O Juízo Final ( ), de Michelangelo, Capela Sistina, Vaticano.

6 ITÁLIA A arte barroca originou-se na Itália, mas logo se espalhou para os outros países da Europa e chegou ao continente americano, trazida pelos colonizadores portugueses e espanhóis. Não se desenvolveu de forma homogênea. Houve grandes diferenças entre os artistas e as obras produzidas nos diferentes países. Porém algumas características se mantiveram: as obras barrocas romperam o equilíbrio entre o sentimento e a razão ou entre a arte e a ciência. Predomínio das emoções e não do racionalismo. PINTURA: PINTURA: disposição dos elementos no quadro formando uma diagonal; as cenas retratadas com acentuado contraste de claro-escuro, intensificando a expressão de sentimentos; pintura realista, cenas não só da nobreza, mas também do povo simples. Três Principais Pintores barrocos italianos: Três Principais Pintores barrocos italianos: Tintoretto, Caravaggio e Andrea Pozzo.

7 ITÁLIA Extensa produção artística. Suas obras são marcada por duas características: os corpos das figuras são mais expressivos do que os seus rostos e a luz e a cor têm grande intensidade. Para ele um quadro deveria ser visto inicialmente em seu conjunto e só depois percebido em seus detalhes Cristo em Casa de Marta e Maria (1578) - Tintoretto TINTORETTO:

8 ITÁLIA Paraíso TINTORETTO:

9 ITÁLIA Não se interessava pela beleza clássica; seus modelos eram vendedores, músicos ambulantes, ciganos.; gente do povo. Utilização original da luz, criada para direcionar a atenção do observador. considerado importante pintor da luz. CARAVAGGIO:

10 ITÁLIA Suas obras estão principalmente em igrejas e palácios. Finalidade predominantemente decorativa. Perspectiva trabalhada de forma audaciosa. POZZO:

11 ITÁLIA ESCULTURA: Exprime emoções: alegria, dor, sofrimento. Por vezes, um grupo de esculturas compõe uma cena dramática. Formas que sugerem movimento e apresentam efeitos decorativos. Predomínio de linhas curvas, drapeados das vestes e tons dourados. Bernini está entre os principais artistas do barroco, foi: arquiteto, urbanista, escultor, decorador e pintor. ARQUITETURA: Criação de obras que impressionavam pelo esplendor. Usada pelos governandes para demonstrar poder por meio de seus palácios. Firmou-se a ideia de que o espaço em torno da obra era importante para a beleza da construção.

12 Espanha Um traço original do Barroco espanhol encontra-se na arquitetura. Quanto à pintura dentre os pintores mais representativos do Barroco espanhol esta El Greco e Velázquez

13 El Greco - El Greco ( ) nasceu na ilha de Creta, o nome El Greco apresenta o artigo El do espanhol, o substantivo Greco do italiano, e significa Grego, indicando sua procedência grega. Em suas obras pode-se perceber a verticalidade das figuras como por exemplo"O Encontro do Conde de Orgaz",A Ressurreição de Cristo e São Martinho e o Pobre

14 Velázquez - Além de retratar as pessoas da corte Velazquez ( ) procurou registrar tipos populares do seu país, retratando o dia-a- dia do povo espanhol. Entre essas obras está "A Velha Cozinheira e O Aguadeiro de Sevilha". Os retratos de pessoas da corte estão" As Meninas e o conde -Duque de Olivares. Como Caravaggio, Velazquez soube trabalhar a luz para contrastá-la com áreas de sombra.

15 PAÍSES BAIXOS Na Bélgica, esse estilo manteve como característica as linhas movimentadas e a forte expressão emocional. Já na Holanda, ganhou aspectos mais próximos do espírito prático e austero do povo holandês.

16 Rubens - ( ) em seus quadros é geralmente no vestuário que se localiza as cores quentes- o vermelho, o verde e o amarelo -, que contrabalançam a luminosidade da pele clara das figuras humanas, como em "O Rapto da Filha de Leucipo, Caçada de Leões e Helena Fourment com seu Filho Francis." Além de colorista vibrante Rubens se notabilizou por criar cenas que sugerem, a partir das linhas contorcidas dos corpos e das pregas das roupas, um intenso movimento.

17

18 Hals - ( ) passou por uma evolução no domínio do uso da luz e da sombra. de início predominam os contrastes violentos, depois surgem os tons suavemente graduados, por fim, uma equilíbrio seguro da iluminação. Entre suas obras individuais estão" O alegre Bebedor e o Retrato de Isaac Abrahamsz".

19 Rembrandt - ( ). O que dirige nossa atenção nos quadros desse pintor é a gradação a claridade,os meios-tons, as penumbras que envolvem áreas de luminosidade mais intensa.é assim por exemplo, nas telas"Mulher no banho, a Ronda Noturna, A Aula de anatomia do Dr. Joan Deyman e Os Negociantes de Tecidos.

20

21 Vermeer - ( ) trabalha os tons em plena claridade. Seus temas são sempre os da vida burguesa da Holanda. Seus quadros, como"A Leiteira, A Pequena Rua, Mulher à Janela e A Rendeira",documentam com uma beleza delicada os momentos simples da vida cotidiana.

22

23 BRASIL Arte religiosa; Estilo das formas dramáticas, grandiosas e opulentas, voltando aos intenso decorativismo e caracterizado pela exuberância dos dourados; Notável contraste dos exteriores simples com os interiores opulentos; Com a exploração de ouro e o crescimento da vida urbana, foram construídas igrejas dentro das características barrocas e com o ouro das jazidas brasileiras. ALEIJADINHO: Francisco Antônio Francisco Lisboa, nasceu em Vila Rica, Minas Gerais Um dos principais nomes do barroco mineiro Por volta do 50 anos foi acometido por uma doença degenerativa responsável pela atrofia de seu corpo. Os seus grandes grupos estatuários são desse período (1796 a 1799): Os Passos da Paixão em madeira, e os Doze Profetas em pedra-sabão, que se encontram no Santuário do Bom Jesus de Matozinho, em Congonhas do Campo. Faleceu por volta de 1814, com cerca de 84 anos, tendo passado os dois últimos anos de sua vida sem sair do leito, quase cego e paralítico.

24 BRASIL


Carregar ppt "A ARTE BARROCA. O Barroco em diferentes lugares Vamos estudar a Arte Barroca e suas variações em diferentes lugares do mundo: Itália; Espanha; Países."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google