A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

História da Cultura e das Artes A cultura do palco: As artes barrocas Paulo Neto.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "História da Cultura e das Artes A cultura do palco: As artes barrocas Paulo Neto."— Transcrição da apresentação:

1 História da Cultura e das Artes A cultura do palco: As artes barrocas Paulo Neto

2 PINTURA - ITÁLIA CARAVAGGIO ( ) CARACTERÍSTICAS: Observe como a luz que ilumina a cena vem da direita e não da janela que está no fundo, como seria natural. O contraste de luz e sombra valoriza a pintura, pois os corpos ganham volume: parecem esculturas e não desenhos bidimensionais (altura e largura).

3 A DÚVIDA DE TOMÉ - CARAVAGGIO Hiper-realismo – tendência em retratar a realidade de modo exagerado. Hiper-realismo – tendência em retratar a realidade de modo exagerado. O de do que remexe a ferida assinala a incredulidade humana;o desejo de aceitar o que parece impossível. O de do que remexe a ferida assinala a incredulidade humana;o desejo de aceitar o que parece impossível.

4 Características gerais da escultura barroca (séc. XVII): intenso dramatismo intenso dramatismo exuberância das formas exuberância das formas expressões teatrais e movimento. expressões teatrais e movimento. na Itália, destacou-se o trabalho de Bernini na Itália, destacou-se o trabalho de BerniniItáliaBerniniItáliaBernini a escultura barroca teve um importante papel no complemento da arquitectura, tanto na decoração interior como exterior a escultura barroca teve um importante papel no complemento da arquitectura, tanto na decoração interior como exterior a estatuária habitual era composta por anjos, santos, virtudes cristãs a estatuária habitual era composta por anjos, santos, virtudes cristãs Destacam-se as expressões faciais e as características individuais, cabelos, músculos, panejamentos, etc. Destacam-se as expressões faciais e as características individuais, cabelos, músculos, panejamentos, etc. as estátuas equestres, típicas neste período, relacionam-se com a imagem triunfal do herói, geralmente o monarca absolutista as estátuas equestres, típicas neste período, relacionam-se com a imagem triunfal do herói, geralmente o monarca absolutista os materiais utilizados eram muito diversos. Sendo os mais habituais o bronze dourado, o mármore e a madeira policromada. os materiais utilizados eram muito diversos. Sendo os mais habituais o bronze dourado, o mármore e a madeira policromada.

5 Análise de um caso paradigmático: Composição triangular Composição triangular Movimento nos gestos e nos panejamentos Movimento nos gestos e nos panejamentos Rostos trabalhados com expressão dramática Rostos trabalhados com expressão dramática Cenário teatral (composição cenográfica) Cenário teatral (composição cenográfica) Contraste do mármore branco com o fundo de bronze dourado Contraste do mármore branco com o fundo de bronze dourado Bernini: Êxtase de Stª Teresa de Ávila, Capela Cornaro, Roma, Bernini: Êxtase de Stª Teresa de Ávila, Capela Cornaro, Roma,

6 PRAÇA DE SÃO PEDRO PROJETADA POR BERNINI - A praça é cercada por duas grandes colunatas cobertas. - Elas se estendem em curva tanto para a esquerda como para a direita, mas estão ligadas em linha reta aos dois extremos da fachada da igreja.


Carregar ppt "História da Cultura e das Artes A cultura do palco: As artes barrocas Paulo Neto."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google