A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Esse termo era usado para caracterizar ornamentos excessivos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Esse termo era usado para caracterizar ornamentos excessivos."— Transcrição da apresentação:

1 Esse termo era usado para caracterizar ornamentos excessivos.
O Teatro Barroco O nome Barroco, vem provavelmente de Portugal e significa uma pérola ou uma jóia mal formada. Esse termo era usado para caracterizar ornamentos excessivos.

2 É preciso esclarecer desde logo que, em relação ao teatro, os limites cronológicos do barroco propriamente dito são mais reduzidos do que os das artes plásticas, começando por volta de 1580 e terminando, no que tange a dramaturgia, antes do final da década dos 1670. Do ponto de vista arquitetônico e cenográfico o término é aproximadamente coincidente com o da pintura, muito embora o período realmente criativo coincida com o do texto.

3 Chamado de a arte da contra-reforma, o barroco é, ao mesmo tempo, uma reação ao materialismo renascentista e às idéias reformistas de Lutero e Calvino e um retorno à tradição cristã. Os conflitos existiam, tinham existido, e todo conflito é, essencialmente, um meio de cultura ideal para a forma dramática. O teatro é o espelho da natureza; era inevitável que ele refletisse o abalo sofrido pelo mundo católico do feudalismo, perante a redescoberta da generosa riqueza do mundo pagão, no momento em que a corrupção interna corroia uma Igreja Católica tornada potência política e militar.

4 Os conflitos existiam, tinham existido, e todo conflito é, essencialmente, um meio de cultura ideal para a forma dramática. O barroco reviveu a abundância alegórica do fim da Idade Média e a enriqueceu com o mundanismo da Renascença. Os prazeres do mundo e a sombra da morte, coisas terrenas e coisas celestiais, fluíam juntas teatral e espiritualmente, num crescimento contínuo. Nunca, antes ou depois, uma época pintou sua própria imagem em cores tão exuberantes.

5 E assim a arte barroca desabrochava em teatralidade resplandecente, do mesmo modo a contra-reforma invocava todos os meios visuais e intelectuais da arte do palco. O teatro vivia um momento de extraordinária ascensão. Palavra, rima, imagem,representação e aplicações pedagógicas uniam-se agora à música, que emergia de mero acompanhamento do teatro, para uma arte autônoma.

6 O barroco viu o nascimento da ópera.
Das cortes da Itália, a ópera seguiu em marcha triunfal, levada pelo patrocínio de papas, príncipes, reis e imperadores. Pintores e arquitetos uniram-se renderam-se à ópera. Romain Rolland ( músico francês) descreveu o teatro musical do tempo do Papa Clemente IX como uma paixão doentia, que exibia todos os sintomas de uma loucura coletiva.

7 Nos últimos dias da renascença e nos primeiros dias do período barroco a sala de espetáculo tornou-se um dos mais importantes espaços de representação de qualquer palácio. Foram erguidos palcos no Vaticano em Roma,no palácio Uffizi em Florença, no Palais Royal em Paris.


Carregar ppt "Esse termo era usado para caracterizar ornamentos excessivos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google