A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Teatro Barroco O nome Barroco, vem provavelmente de Portugal e significa uma pérola ou uma jóia mal formada. Esse termo era usado para caracterizar ornamentos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Teatro Barroco O nome Barroco, vem provavelmente de Portugal e significa uma pérola ou uma jóia mal formada. Esse termo era usado para caracterizar ornamentos."— Transcrição da apresentação:

1 O Teatro Barroco O nome Barroco, vem provavelmente de Portugal e significa uma pérola ou uma jóia mal formada. Esse termo era usado para caracterizar ornamentos excessivos.

2 É preciso esclarecer desde logo que, em relação ao teatro, os limites cronológicos do barroco propriamente dito são mais reduzidos do que os das artes plásticas, começando por volta de 1580 e terminando, no que tange a dramaturgia, antes do final da década dos Do ponto de vista arquitetônico e cenográfico o término é aproximadamente coincidente com o da pintura, muito embora o período realmente criativo coincida com o do texto.

3 Chamado de a arte da contra-reforma, o barroco é, ao mesmo tempo, uma reação ao materialismo renascentista e às idéias reformistas de Lutero e Calvino e um retorno à tradição cristã. Os conflitos existiam, tinham existido, e todo conflito é, essencialmente, um meio de cultura ideal para a forma dramática. O teatro é o espelho da natureza; era inevitável que ele refletisse o abalo sofrido pelo mundo católico do feudalismo, perante a redescoberta da generosa riqueza do mundo pagão, no momento em que a corrupção interna corroia uma Igreja Católica tornada potência política e militar.

4 Os conflitos existiam, tinham existido, e todo conflito é, essencialmente, um meio de cultura ideal para a forma dramática. O barroco reviveu a abundância alegórica do fim da Idade Média e a enriqueceu com o mundanismo da Renascença. Os prazeres do mundo e a sombra da morte, coisas terrenas e coisas celestiais, fluíam juntas teatral e espiritualmente, num crescimento contínuo. Nunca, antes ou depois, uma época pintou sua própria imagem em cores tão exuberantes.

5 E assim a arte barroca desabrochava em teatralidade resplandecente, do mesmo modo a contra-reforma invocava todos os meios visuais e intelectuais da arte do palco. O teatro vivia um momento de extraordinária ascensão. Palavra, rima, imagem,representação e aplicações pedagógicas uniam-se agora à música, que emergia de mero acompanhamento do teatro, para uma arte autônoma.

6 O barroco viu o nascimento da ópera. Das cortes da Itália, a ópera seguiu em marcha triunfal, levada pelo patrocínio de papas, príncipes, reis e imperadores. Pintores e arquitetos uniram-se renderam-se à ópera. Romain Rolland ( músico francês) descreveu o teatro musical do tempo do Papa Clemente IX como uma paixão doentia, que exibia todos os sintomas de uma loucura coletiva.

7 Nos últimos dias da renascença e nos primeiros dias do período barroco a sala de espetáculo tornou-se um dos mais importantes espaços de representação de qualquer palácio. Foram erguidos palcos no Vaticano em Roma,no palácio Uffizi em Florença, no Palais Royal em Paris.


Carregar ppt "O Teatro Barroco O nome Barroco, vem provavelmente de Portugal e significa uma pérola ou uma jóia mal formada. Esse termo era usado para caracterizar ornamentos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google