A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Unidade 1 O feudalismo na Europa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Unidade 1 O feudalismo na Europa."— Transcrição da apresentação:

1 Unidade 1 O feudalismo na Europa

2 A formação dos reinos Germânicos
Com o fim do Império romano do Ocidente, os povos estrangeiros que ocuparam as terras formaram reinos e monarquias. Destaque reino dos francos. Recebe o apoio do papa e divulga o cristianismo entre os bárbaros. Fusão da cultura romana (leis e catolicismo) e germânica (espírito guerreiro).

3

4 Os Francos Os francos conquistaram quase todo antigo Império Romano do Ocidente. Clóvis primeiro rei da dinastia merovíngia. Converteu-se ao cristianismo. Governava com o auxilio do “mordomo do palácio”. Esse nobres exerciam funções reais e conquistaram terras. Carlos Martel, mordomo que impede o avanço dos muçulmanos e se aproxima cada vez mais da Igreja romana.

5 Dinastia Carolíngia O neto de Carlos Martel, Carlos Magno é coroado imperador pelo papa. Para administrar o território, distribuiu terras aos guerreiros que auxiliaram na conquista.A longo prazo isso enfraqueceu o poder real e iniciou o processo que levaria a Europa Ocidental ao feudalismo.

6 Suseranos e Vassalos A palavra feudo significa benefício. O beneficio era concedido pelo suserano ao seu vassalo. Podia ser um cargo , uma quantia em dinheiro, ou uma propriedade de terra, o feudo. O vassalo (aquele que recebia o beneficio) jurava fidelidade ao suserano (aquele que doava o benefício). O suserano se comprometia a prestar assistência e econômica e proteção militar ao vassalo. Nobres também concediam feudos → enfraquecimento do poder real.

7 O feudo

8 Características do feudalismo
O feudalismo foi o sistema social que predominou na Europa durante a Idade Média. Características: Políticas: Predominou o poder dos senhores feudais e não o poder real. Econômicas: Predomínio da agricultura de subsistência, declínio do comércio. Sociais: Domínio da elite agrária e guerreira sobre os trabalhadores rurais. Culturais e religiosas: Predomínio da igreja católica.

9 Sociedade feudal A sociedade feudal era era muito rígida e hierarquizada, sendo a posição de cada pessoa determinada pelo nascimento. Nobres: viviam em castelos e eram encarregados do comando militar. Suas obrigações eram defender militarmente o reino e a fé cristã, administrar os feudos e o trabalho dos camponeses. Clero: eram quase todos nobres. Como a sociedade era muito religiosa tinham muito prestígio. Eram praticamente os únicos que sabiam ler e escrever.

10 Servos Servos: sua vida era de obrigações, cultivavam as terras e passavam quase toda a sua colheita para seus senhores feudais. Os servos também davam ao senhor parte da colheita de suas próprias terras. Cada servo trabalhava 3 dias por semana exclusivamente para o senhor feudal.

11 Ensino na Europa feudal
Renascimento Carolíngio – tentativa de preservação da cultura da Antiguidade clássica. A Bíblia foi revista e copiada por monges, textos gregos e romanos serviram de base para o ensino. Objetivo preparar intelectualmente o clero. Escolas eram voltadas para a formação do clero, e alguns filhos de nobres.

12 Educação A educação era para poucos, pois só os filhos dos nobres estudavam. Marcada pela influência da Igreja, ensinava-se o latim, doutrinas religiosas e táticas de guerras. Grande parte da população medieval era analfabeta e não tinha acesso aos livros. A arte medieval também era fortemente marcada pela religiosidade da época. As pinturas retratavam passagens da Bíblia e ensinamentos religiosos. As pinturas medievais e os vitrais das igrejas eram formas de ensinar à população um pouco mais sobre a religião. Podemos dizer que, em geral, a cultura e a arte medieval foram fortemente influenciadas pela religião.

13 Cultura e arte A arte medieval também era fortemente marcada pela religiosidade da época. As pinturas retratavam passagens da Bíblia e ensinamentos religiosos. As pinturas medievais e os vitrais das igrejas eram formas de ensinar à população um pouco mais sobre a religião. Podemos dizer que, em geral, a cultura e a arte medieval foram fortemente influenciadas pela religião.

14 Novelas de cavalaria Adaptavam antigas narrativas de orais sobre feitos heróicos dos cavaleiros. As principais regras do código de cavalaria eram as seguintes: Proteger as mulheres e os fracos; Defender a justiça contra a injustiça e o mal; Amar sua terra natal; Defender a Igreja, mesmo com risco de morte. Valores: heroísmo, honra e lealdade.


Carregar ppt "Unidade 1 O feudalismo na Europa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google