A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

FEUDALISMO Fruto das transformações que vinham se desenrolando desde a crise do Império Romano e que se fundiram a elementos germânicos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "FEUDALISMO Fruto das transformações que vinham se desenrolando desde a crise do Império Romano e que se fundiram a elementos germânicos."— Transcrição da apresentação:

1 FEUDALISMO Fruto das transformações que vinham se desenrolando desde a crise do Império Romano e que se fundiram a elementos germânicos.

2 ELEMENTOS ROMANOS. Vila: unidade produtiva rural com tendência à auto-suficiência. Colonato: massa de camponeses presos à terra. Ruralização: terra = bem econômico básico; declínio do comércio. Enfraquecimento do Estado.

3 ELEMENTOS GERMÂNICOS:
Economia natural: produção para consumo; desconhecimento do uso da moeda. Relações de suserania e vassalagem (que tiveram origem no “Comitatus”): enfraquecimento do poder central; insegurança das invasões; dependência dos trabalhadores em relação à elite de guerreiros (proteção).

4 ECONOMIA FEUDAL: Declínio do comércio; subsistência (dominação árabe sobre o Mediterrâneo) Feudo = unidades produtivas; grandes propriedades rurais agrícolas voltadas para subsistência e com tendência a auto-suficiência. Divisões do feudo: reserva senhorial, tenência servil e manso comunal. Baixíssimo nível técnico e pequena produtividade.

5 SOCIEDADE FEUDAL: Estamental: senhores feudais e servos (imobilidade).
3 estamentos: clero - reza, nobreza - guerra e servo - trabalho (preso à terra devendo obrigações aos senhores). Obrigações servis: Corvéia, Talha, Banalidades, Mão-Morta, Capitação, Dízimo. Existiam ainda os vilões (homens livres) e os ministeriais (administradores das propriedades feudais). Suserania e vassalagem = relação horizontal. Servidão = relação vertical.

6 POLÍTICA FEUDAL: Descentralizada – declínio do poder central.
Poder local = dependia da posse da terra. Fortalecimento da Igreja Católica.


Carregar ppt "FEUDALISMO Fruto das transformações que vinham se desenrolando desde a crise do Império Romano e que se fundiram a elementos germânicos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google