A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Idade Média.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Idade Média."— Transcrição da apresentação:

1 Idade Média

2 Idade Média A Idade Média é computada de 476 d.C. até 1453, quando ocorre a conquista de Constantinopla pelos turcos otomanos e consequente queda do Império Romano do Oriente. É estudada com relação às três culturas em confronto em torno da bacia do mar Mediterrâneo. Caracterizou-se pelo modo de produção feudal.

3 A Sociedade Feudal: modo de produção
FEUDALISMO CONCEITO: Modo de Produção que vigorou na Europa Ocidental durante a Idade Média e que se caracteriza pelas relações servis de produção.

4 Feudalismo Alta Idade Média Baixa Idade Média Séc V Séc XI Séc XV

5 BÁRBAROS Para os romanos, bárbaros eram todos aqueles que não tinham a cultura romana, que estavam fora das fronteiras do Império.

6 A Sociedade Feudal: fatores da formação do feudalismo
INVASÕES BÁRBARAS GRUPOS BÁRBAROS * Tártaro-mongóis: hunos, turcos, búlgaros, húngaros(magiares). * Eslavos: russos, poloneses, tchecos, sérvios. * Germanos: visigodos, ostrogodos, hérulos, anglos, saxões, lombardos, vândalos, francos.

7 A Sociedade Feudal: as bases do sistema feudal.
O Feudalismo vem da fusão de duas culturas: a Germânica e a Romana. O elemento principal da cultura Germânica era o Comitatus (susserania e vassalagem) , de onde surge a vassalagem. O elemento principal da cultura Romana era o Colonato (servilismo).

8 A contribuição dos povos germânicos: Comitatus

9 Vilas, uma tradição romana: Colonato

10 Troca de Terra por PRODUÇÃO e PROTEÇÃO!!!
Não Esqueça Colonato Romano Junta tudo Comitatus Germânico Troca de Terra por PRODUÇÃO e PROTEÇÃO!!!

11 A Sociedade Feudal: os reinos germânicos da Europa feudal.
OS REINOS ROMANO-GERMÂNICOS: - Frágeis e efêmeros. • Reino dos Suevos. • Reino dos Visigodos. • Reino dos Borgúndios. • Reino dos Ostrogodos. • Reino dos Vândalos. • Reino dos Francos.

12

13 A Sociedade Feudal: o Reino Franco
Em 772, com 30 anos, Carlos tomou o governo de todo o Reino Franco. Foi o apogeu do feudalismo.

14 A Sociedade Feudal: componentes econômicos e sociais.
. ECONOMIA: - agrária e rural. - auto-suficiente. - feudo: unidade de produção  propriedade feudal ou senhorial. - pouco uso de moeda. - comércio reduzido  localizado. - baixo nível técnico. - sistema trienal de rotação de culturas: preservação do solo.

15 A Sociedade Feudal: componentes econômicos e sociais.
Feudo: unidade de produção agrícola, amonetária e auto-suficiente.

16 A Sociedade Feudal: componentes econômicos e sociais.
FEUDO

17 A Sociedade Feudal: componentes econômicos e sociais.
FEUDO

18 OS GRUPOS SOCIAIS Nobres Clero Servos Não Esqueça!

19 REI Neste diapositivo falar-se-á dos diferentes grupos sociais e respectivas funções na sociedade da época Primeiramente, é fundamental que se distinga grupos de classes sociais. Depois, explicar o facto de sociedade medieval se aparentar como uma pirâmide, cuja área vais estreitando da base para o vertíce. Clicar-se-á então, no primeiro grupo social – o povo – aquele que trabalha nas diferentes actividades económicas, o grupo social mais numeroso e por isso mesmo, está representado na base da pirâmide, uma vez que sustenta todo o peso da pirâmide, isto é, o peso da sociedade. A cima do povo e ao mesmo nível estão o clero – os que rezam – e a nobreza – os que defendem. Por serem apenas dez por cento da sociedade, ocupam um lugar intermédio na pirâmide. Aconselha-se que o professor vá questionando os alunos acerca das imagens, por forma a que cheguem, eles próprios, a determinadas conclusões. Por exemplo, analisar o tipo de trabalhos que o povo está a executar; o tipo de vestuário e indumentária do clero e da nobreza. No topo da pirâmide surge o Rei – o nobre mais nobre de todos os nobres -, cujo poder é absoluto (legislativo, executivo e judicial). Paralelamente à explicitação do conceito de monarquia absoluta, dever-se-á explorar o conceito de monarquia hereditária. CLERO NOBREZA POVO

20 O padre reza; O nobre protege; o servo trabalha.

21 A Sociedade Feudal: componentes econômicos e sociais.
Religião  - Clero Na Idade Média, a Igreja Católica dominava o cenário religioso. Detentora do poder espiritual, a Igreja influenciava o modo de pensar, a psicologia e as formas de comportamento na Idade Média. A igreja também tinha grande poder econômico, pois possuía terras em grande quantidade e até mesmo servos trabalhando. Os monges viviam em mosteiros e eram responsáveis pela proteção espiritual da sociedade. Passavam grande parte do tempo rezando e copiando livros e a bíblia. Antes de falarmos sobre a vida quotidiana nas terras senhoriais é fundamental que se explique como a sociedade na Idade Média estava organizada. Neste diapositivo a atenção deve ser centrada principalmente na figura do Rei (imagem central) e em todos os símbolos ligados ao poder real – trono, ceptro, selo régio. Será igualmente interessante chamar a atenção dos alunos para as vestes ricas e ornamentadas do Rei, como para pequenos pormenores como o crucifixo que traz ao pescoço e mão no topo do ceptro, em posição de bênção. Estes são alguns dos elementos que reforçam a ideia de que o Rei era o representante de Deus na terra e neste plano justifica-se também a relação estreita entre o Rei e a Igreja.

22 Alto Clero e Baixo Clero
Igreja Medieval Divisão CLERO REGULAR Vive em isolamento em relação aos fiéis. CLERO SECULAR Vive em contato mundano com os fiéis. Alto Clero e Baixo Clero

23 Antes de falarmos sobre a vida quotidiana nas terras senhoriais é fundamental que se explique como a sociedade na Idade Média estava organizada. Neste diapositivo a atenção deve ser centrada principalmente na figura do Rei (imagem central) e em todos os símbolos ligados ao poder real – trono, ceptro, selo régio. Será igualmente interessante chamar a atenção dos alunos para as vestes ricas e ornamentadas do Rei, como para pequenos pormenores como o crucifixo que traz ao pescoço e mão no topo do ceptro, em posição de bênção. Estes são alguns dos elementos que reforçam a ideia de que o Rei era o representante de Deus na terra e neste plano justifica-se também a relação estreita entre o Rei e a Igreja.

24 Heresias Principais hereges Albigenses, Nestorianos, Judeus, Bruxas.
Tribunal da Inquisição Meio de combate às heresias.

25 RELAÇÕES FEUDO-VASSÁLICAS
A Sociedade Feudal: componentes econômicos e sociais. RELAÇÕES FEUDO-VASSÁLICAS Relações vassálicas. - relações de dependência pessoal e de obrigações recíprocas. - suserania e vassalagem: nobre e nobre. - suserano: doava a terra (beneficium)  proteção. - vassalo: recebe a terra  fidelidade, auxílio nas guerras, pagamento de resgate. - homenagem (cerimônia): juramento de fidelidade. - ajuda (auxilium) e consulta (consilium) mútuas.

26 RELAÇÕES DE SUSSERANIA E VASSÁLICAS

27 A Sociedade Feudal: componentes econômicos e sociais.
Nobres, Senhores Feudais A terra era a medida da riqueza, o senhor feudal era soberano de seu feudo, comandado o seu funcionamento e fazendo justiça segundo as tradições e o direito consuetudinário, isto é, o direito consagrado pelos costumes.

28 Senhor Feudal - Suserano

29

30 A Sociedade Feudal: componentes econômicos e sociais.
OS SERVOS As terras do feudo distribuíam-se da seguinte forma: Manso senhorial – Representava cerca de um terço da área total e nela os servos e vilões trabalhavam alguns dias por semana, toda produção obtida nessa parte da propriedade pertencia ao senhor feudal. Manso servil – Área destinada ao usufruto dos servos. Parte do que era produzido ali era entregue como pagamento ao senhor feudal. Terras comunais – Era a parte do feudo usada em comum pelos servos e pelos senhores. Destinava-se à pastagem do gado, à extração de madeira e à caça, direito exclusivo dos senhores.

31 Feudo Manso Senhorial Manso Servil Manso Comunal Manso Servil

32 Deveres dos Servos Trabalho gratuito de 3 a 5 dias por
Semana no Manso Senhorial. Corvéia Dar parte da produção (3/4) ao Suserano. Talha Pagamento, em espécie, pela utilização de instrumentos do Feudo. Banalidades Tostão De Pedro Dar 10 por cento da produção feudal para a Igreja Católica. Noite de núpcias do vassalo é, na verdade, do Suserano. Formariage

33 A Sociedade Feudal: componentes econômicos e sociais.
Não Esqueça! SOCIEDADE: • estamental, hierarquizada e clerical. Três estamentos * Clero * Nobreza * Servos Apresentava pouca ascensão social e quase não existia mobilidade social.

34 A Sociedade Feudal: concepções políticas e culturais
POLÍTICA: * Descentralização política: fragmentação do poder em função do parcelamento das terras. - particularismos feudais: senhores feudais - poder. - o rei exercia pouca influência. - guerras contínuas: invasões e disputas pelo poder. - direito de governar era um privilegio de todo possuidor de feudo, implicando este privilégio obrigações muito definidas, cuja violação podia acarretar a perda do feudo. - direito consuetudinário.  Monarquias Feudais: poder particularizado, laços de dependência pessoal, caráter simbólico do poder real e fragmentação político-territorial.

35 Antes de falarmos sobre a vida quotidiana nas terras senhoriais é fundamental que se explique como a sociedade na Idade Média estava organizada. Neste diapositivo a atenção deve ser centrada principalmente na figura do Rei (imagem central) e em todos os símbolos ligados ao poder real – trono, ceptro, selo régio. Será igualmente interessante chamar a atenção dos alunos para as vestes ricas e ornamentadas do Rei, como para pequenos pormenores como o crucifixo que traz ao pescoço e mão no topo do ceptro, em posição de bênção. Estes são alguns dos elementos que reforçam a ideia de que o Rei era o representante de Deus na terra e neste plano justifica-se também a relação estreita entre o Rei e a Igreja.

36 A Sociedade Feudal: concepções políticas e culturais
Educação, artes e cultura na Idade Média  A educação era para poucos, pois só os filhos dos nobres estudavam. Podemos dizer que, em geral, a cultura e a arte medieval foram fortemente influenciadas pela religião. Na arquitetura destacou-se a construção de castelos, igrejas e catedrais.

37

38 Características Não Esqueça! Descentralização Nobreza Feudal
Economia Agrícola Subsistência Sociedade Estamental Poder Clerical Cultura influenciada pela Igreja Trevas/Ignorância Religião Cristã Poder do Papado Não Esqueça!

39 Enquanto isso, no Oriente...

40 A Sociedade Feudal:o Império Romano do Oriente
Império Bizantino Justiniano Justiniano CORPUS JURIS CIVILIS Heresias Monofisismo / Iconoclastia Cisma do Oriente Igreja Católica Ortodoxa Grega Arquitetura Mosaicos

41 A Sociedade Feudal: a expansão islâmica
Civilização Árabe Maomé HÉGIRA / ISLAMISMO Expansão JIHAD / Carlos Martel Corão Cultura Religiosa Preservação da cultura clássica Avanço científico

42 A Sociedade Feudal: a expansão islâmica
Antes de falarmos sobre a vida quotidiana nas terras senhoriais é fundamental que se explique como a sociedade na Idade Média estava organizada. Neste diapositivo a atenção deve ser centrada principalmente na figura do Rei (imagem central) e em todos os símbolos ligados ao poder real – trono, ceptro, selo régio. Será igualmente interessante chamar a atenção dos alunos para as vestes ricas e ornamentadas do Rei, como para pequenos pormenores como o crucifixo que traz ao pescoço e mão no topo do ceptro, em posição de bênção. Estes são alguns dos elementos que reforçam a ideia de que o Rei era o representante de Deus na terra e neste plano justifica-se também a relação estreita entre o Rei e a Igreja.

43 Voltando para o Ocidente...

44 BAIXA IDADE MÉDIA PRÓXIMO ASSUNTO:
Antes de falarmos sobre a vida quotidiana nas terras senhoriais é fundamental que se explique como a sociedade na Idade Média estava organizada. Neste diapositivo a atenção deve ser centrada principalmente na figura do Rei (imagem central) e em todos os símbolos ligados ao poder real – trono, ceptro, selo régio. Será igualmente interessante chamar a atenção dos alunos para as vestes ricas e ornamentadas do Rei, como para pequenos pormenores como o crucifixo que traz ao pescoço e mão no topo do ceptro, em posição de bênção. Estes são alguns dos elementos que reforçam a ideia de que o Rei era o representante de Deus na terra e neste plano justifica-se também a relação estreita entre o Rei e a Igreja.


Carregar ppt "Idade Média."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google