A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Idade Média Ocidental.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Idade Média Ocidental."— Transcrição da apresentação:

1 Idade Média Ocidental

2 Idade Média Definição: período compreendido entre a invasão do Império Romano (476) e a tomada de Constantinopla pelos turcos (1453). Subdivisão: Alta (século V ao X) e Baixa Idade Média (X a XV). Idade das trevas: quando surgiu esse conceito e por que ele é errado.

3 Da Antiguidade à Idade Média
As invasões bárbaras: facilitadas pela crise do escravismo, elas mudaram o mundo romano. Colonato e ruralização: plebeus empobrecidos foram para o campo trabalhar para um grande proprietário em troca de proteção. Fragmentação: formação dos reinos germânicos.

4 Feudalismo Definição: sistema político, social e econômico no qual uma classe de guerreiros domina uma massa campesina. Economia: agropastoril e de subsistência (feudos auto-suficientes), abandono do comércio. Sociedade: clero, nobreza e camponeses (sociedade estratificada).

5 Feudalismo Trabalho servil: em troca da terra que recebeu, os servos deviam pagar uma série de tributos ao senhor. Poder político local: o poder político era controlado pelos senhores feudais. Suserania e vassalagem: os nobres eram todos ligados por laços que se estabeleciam a partir da concessão de um benefício.

6 A Igreja Católica Poder da Igreja: posse de grandes extensões de terra, monopólio sobre a cultura letrada e papel unificador. Organização do clero: secular e regular. As heresias: crença discordante da doutrina oficial católica (catarismo, valdismo, arianismo etc.).

7 A Igreja Católica Inquisição: criado em 1231 pelo papa Gregório IX para descobrir e julgar os hereges. O Grande Cisma (1054): divisão do mundo cristão com o surgimento da Igreja Ortodoxa. A questão das investiduras (1075 – 1122): crise entre o imperador do sacro império e o papa a respeito da investidura dos sacerdotes.

8 As Cruzadas Definição: expedições militares organizadas para libertar os lugares santos do domínio muçulmano. A primeira: convocada pelo papa Urbano II em 1095, conseguiu conquistar Jerusalém em 1099. A perda de Jerusalém: em 1187, o sultão Saladino conseguiu reconquistar Jerusalém. No total foram realizadas 8 cruzadas.


Carregar ppt "Idade Média Ocidental."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google