A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O SISTEMA FEUDAL NA EUROPA OCIDENTAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O SISTEMA FEUDAL NA EUROPA OCIDENTAL"— Transcrição da apresentação:

1 O SISTEMA FEUDAL NA EUROPA OCIDENTAL
Resultou da combinação de heranças romanas e germânicas. Elementos romanos: a villae (latifúndio); o sistema de colonato e a clientela ou patrocínio, ou seja, o trabalho em troca de proteção (servidão).

2 Elementos germânicos: a economia natural e agrária, a inexistência de um Estado centralizado e o comitatus, que representou a base das relações de vassalagem.

3

4

5 Estrutura econômica do feudalismo
Feudo: uma concessão, ou seja, um benefício doado por um nobre (suserano) a outro nobre (vassalo), geralmente em troca de serviço militar. A concessão podia ser terra, dinheiro, o direito de cobrar pedágio ou qualquer outro bem.

6

7 Senhorio: território dominado por um senhor que se utiliza de meios variados para se apropriar do rendimento do trabalho realizado pelos servos.

8

9 Divisão de um senhorio Manso senhorial: terras mais férteis, o castelo; a Igreja e as construções tais como o forno, moinho, estábulo, oficinas, lagar. Toda a produção é revertida para o senhor (nobre). Manso servil: lotes divididos entre os camponeses (servos). Subsistência e pagamento de tributos ao nobre e à Igreja.

10 Manso comunal: terras utilizadas tanto pelo senhor (caçadas, torneios
Manso comunal: terras utilizadas tanto pelo senhor (caçadas, torneios...) quanto pelos servos (coleta de frutos, madeira...). Correspondia aos bosques e pastagens.

11

12 Estrutura social do feudalismo
A sociedade era hierarquizada, dividida em estamentos ou ordens. Cada estamento possuía uma honra social e específica. O clero reza, a nobreza luta e os servos trabalham.

13 Clero: alto clero (bispos, cardeais. ) e o baixo clero (padres, monges
Havia o clero regular, que vivia dentro dos mosteiros ou secular, que possuía funções relacionadas às “coisas do mundo”.

14 Nobreza: alta nobreza (duques, marqueses, condes, príncipes) e a pequena nobreza (viscondes, barões e cavaleiros). Cavaleiros: defesa da sociedade; ideais de coragem e a fidelidade. Entre os membros da cavalaria havia grandes desigualdades de fortuna.

15

16 Camponeses: maioria servos.
Viviam miseravelmente, eram muito explorados. Trabalhavam em seus lotes de terra e obrigatoriamente nas terras do senhor. Também realizavam trabalhos artesanais nos feudos.

17 Diversão: festas religiosas e as comemorações relacionadas às colheitas.
Havia também os vilões, homens livres que prestavam serviços ao senhor. Os escravos eram muito reduzidos e, posteriormente, desapareceram.

18 Estrutura econômica Comércio reduzido e à base de trocas.
Escassez de moedas; cunhadas pelo senhor feudal. Técnicas rudimentares: baixa produtividade também devido às constantes guerras. Sistema de rodízio das terras.

19 Os servos trabalhavam, estavam presos à terra e tinham várias obrigações:
Talha: parte de sua produção anual. Banalidades: taxas pagas pelo uso das benfeitorias do senhor como o forno e o moinho. Corvéia: trabalho obrigatório nas terras do senhor pelo menos três vezes por semana.

20

21 Censo: uma taxa fixa pelo uso da terra.
Formariage: pagamento ao senhor na ocasião de seu casamento. Mão morta: taxa paga quando um camponês sucedia seu pai na posse do manso. Dízimo: imposto “in natura” pago à Igreja.

22 Estrutura política do feudalismo
Poder descentralizado Nobres: poder militar, legislativo, político, o direito de cunhar moedas, cobrar impostos. Caráter militar: cavaleiros. Relação de vassalagem, exclusivamente entre nobres: Cerimônia: homenagem

23

24 A IGREJA CATÓLICA MEDIEVAL
Recebia doações (terras...) da nobreza. Monopólio da educação/monges copistas. Pensamento teocêntrico. Controle: moral, ética, política, vida familiar, casamento, rituais fúnebres, economia (combate à usura) Fundou hospitais e asilos.

25

26 Avignon (França)

27 AS HERESIAS Ideias e/ou ações contrárias aos princípios e dogmas católicos. Exemplos: Valdenses, Albigenses, Hussitas. Séc. XIII: criação dos Tribunais da Santa Inquisição ou Santo Ofício: julgar e condenar hereges. Penalidades: excomunhão, prisão, exílio, morte na fogueira...

28

29 O processo: a partir da delação.
O denunciante ficava com metade dos bens do acusado e a Inquisição com a outra metade. Interrogação e tortura. Execução: auto de fé.

30


Carregar ppt "O SISTEMA FEUDAL NA EUROPA OCIDENTAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google