A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

RENASCIMENTO. CONTEXTO HISTÓRICO ANTECEDENTES FEUDALISMO DEFINIÇÃO: O feudalismo foi um modo de organização social e político baseado nas relações servo-contratuais.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "RENASCIMENTO. CONTEXTO HISTÓRICO ANTECEDENTES FEUDALISMO DEFINIÇÃO: O feudalismo foi um modo de organização social e político baseado nas relações servo-contratuais."— Transcrição da apresentação:

1 RENASCIMENTO

2 CONTEXTO HISTÓRICO ANTECEDENTES FEUDALISMO DEFINIÇÃO: O feudalismo foi um modo de organização social e político baseado nas relações servo-contratuais (servidão) que vigorou entre os séculos V e XV.

3 Principais características: poder descentralizado economia baseada na agricultura de subsistência. Trabalho servil. economia amonetária e sem comércio, onde predomina a troca (escambo).

4 SOCIEDADE A sociedade feudal era composta por três estamentos. São eles: Clero: tinha como função oficial rezar. Na prática, exercia grande poder político sobre uma sociedade bastante religiosa, onde o conceito de separação entre a religião e a política era desconhecido. Mantinham a ordem da sociedade.

5 Nobreza (também chamados de senhores feudais) tinha como principal função a de guerrear, além de exercer considerável poder político sobre as demais classes. O Rei lhes cedia terras e estes lhe juravam ajuda militar (relações de suserania e vassalagem). Servos ou vassalos: constituíam a maior parte da população camponesa: estavam presos à terra, sofriam intensa exploração, eram obrigados a prestarem serviços à nobreza e a pagar-lhes diversos tributos em troca da permissão de uso da terra e de proteção militar.

6

7 CRISE DO SISTEMA FEUDAL Principais motivos: renascimento comercial aumento da circulação das moedas As Cruzadas proporcionaram a volta do contato da Europa com o Oriente, quebrando o isolamento do sistema feudal;

8 O surgimento da burguesia, nova classe social que dominava o comércio e que possuía alto poder econômico. Os senhores feudais perderam poder econômico e político. Desenvolvimento dos centros urbanos, provocando o êxodo rural (saída de pessoas da zona rural em direção às cidades).


Carregar ppt "RENASCIMENTO. CONTEXTO HISTÓRICO ANTECEDENTES FEUDALISMO DEFINIÇÃO: O feudalismo foi um modo de organização social e político baseado nas relações servo-contratuais."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google