A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O mundo do trabalho Idade média. As duas fases da Idade Média O feudalismo é o elemento que define esta parte da história, é uma fase singular devido.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O mundo do trabalho Idade média. As duas fases da Idade Média O feudalismo é o elemento que define esta parte da história, é uma fase singular devido."— Transcrição da apresentação:

1 O mundo do trabalho Idade média

2 As duas fases da Idade Média O feudalismo é o elemento que define esta parte da história, é uma fase singular devido a servidão. Coincidentemente a Idade Média está ligada com a formação, desenvolvimento e declínio do trabalho servil. É dividida em: Alta Idade Média ( séc. V-XI), esta fase vai desde a queda de Roma e formação dos reinos germânicos no Ocidente até o início das cruzadas contra o Islão, a servidão começa a surgir e tomar forma,para depois se tornar sólida e espalhar-se. Baixa Idade Média (séc. XI-XV), esta fase começa com a primeira Cruzada até a centralização do poder real e a expansão ultramarina europeia. Nesta fase tem-se o renascimento comercial e urbano, orientando assim a vida econômica. Nesta época ocorre o apogeu e também a crise que leva ao seu declínio.

3 A sociedade A sociedade feudal era principalmente rural, ou seja, quase todas as pessoas viviam no campo. O trabalho na agricultura era pesado e cansativo e os camponeses ficavam com poucos frutos, visto que as terras eram dos nobres. Os nobres eram os donos da terras, também chamados de feudos. Como proprietários, o trabalho deles era pouco, em comparação com os servos. Servos, não eram escravos porque não pertenciam aos nobres, já que não podiam ser vendidas para outro senhor feudais. Mas também não eram livres para irem para outro lugar ou outro feudo. Estes camponeses servos tinham direito de utilizar um pedaço da terra do feudo para uso próprio. Mas o senhor feudal não fazia investimentos na terra. Os instrumentos de trabalho, como foices, machados e outros, pertenciam aos servos. Veja algumas das obrigações feudais:

4 Corvéia: Era prestação de serviço gratuito. Isto é, o servo trabalhava uns dias da semana de graça para o senhor feudal, em terras do seu senhor. Além de construir pontes, reparar estradas e outros trabalhos extras. Talha: era a entrega de produtos gerados diretamente por trabalho servil. Parte da colheita do servo devia ser entregue ao senhor feudal. Isto incluía aves, alimentos e animais. Banalidades: eram taxas criadas por qualquer motivo. Multas, impostos para compra de equipamentos e vários.

5 Tais obrigações servis, ou melhor, direitos senhoriais, eram como consagrados pela tradição e variavam de acordo com a região. A relação entre senhor feudal e o servo era bem prática: os servos trabalhavam enquanto os senhores feudais lhes garantiam proteção, em caso de guerras, e abrigo, no caso de calamidade. Mesmo assim, com essa suposta proteção, os camponeses não se conformavam tão facilmente com tanto trabalho me tanto tributo. Por isso havia rebeliões, que infelizmente eram sufocadas de maneira violenta e cruel pelos nobres. O feudo era uma grande propriedade de terra, que os servos trabalhavam. Haviam as terras comunais, estas eram usadas tanto pelo senhor, por meio de seus servos, como pelos camponeses. Também servia como pastagem para animais, colheita de frutas, além ser usada para as caça do nobre.

6


Carregar ppt "O mundo do trabalho Idade média. As duas fases da Idade Média O feudalismo é o elemento que define esta parte da história, é uma fase singular devido."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google