A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Personagens: Hermano e Amália se aproximam da concepção de personagens redondos. Carlos Hermano Aguiar: (duplicidade no nome: Carlos para os íntimos e.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Personagens: Hermano e Amália se aproximam da concepção de personagens redondos. Carlos Hermano Aguiar: (duplicidade no nome: Carlos para os íntimos e."— Transcrição da apresentação:

1 Personagens: Hermano e Amália se aproximam da concepção de personagens redondos. Carlos Hermano Aguiar: (duplicidade no nome: Carlos para os íntimos e Hermano para o social). Amália nunca usava o primeiro nome, mesmo após o casamento. Homem sensível, admirador de literatura, música e artes plásticas. A morte de Julieta mudou sua vida, prendendo-o ao passado.

2 Julieta: Nem rica, nem bonita
Julieta: Nem rica, nem bonita. No intertexto “Frei Luis de Sousa”, de Almeida Garret: o personagem Luis casa-se com uma viúva, mas o marido dela não havia morrido na guerra, como pensavam, e ele regressa, como um romeiro. Julieta é como esse romeiro.

3 Amália:é dupla e dúbia. Ao cantar a ária a ópera, desperta os fantasmas de Hermano e passa a usar, de forma cada vez mais perfeita, a máscara de Julieta, num jogo de disfarces. No início do texto, Amália tem voz própria, é sujeito do seu discurso inclusive zombando de Hermano. Amadurece, ao sofrer, com Hermano, sua primeira e única grande experiência amorosa. Amália tinge o cabelo ou coloca véu para se assemelhar a Julieta. No final Julieta filha será a síntese de todos eles.

4 Dr. Henrique, Teixeira (oftalmologista mediador da relação entre Amália e Hermano, que se opõe a Abreu (pai de criação de Julieta), mediador entre Julieta e Hermano). Abreu, Sr Veiga (pai de Amália), D. Felícia (a mãe de Amália), Borges (amigo da família que traz o dr. Henrique até a casa dos Veiga)

5 Tempo Provavelmente segunda metade do século XIX Quando começa a narrativa, Amália tem 17 para 18 anos. Ao término da história, após regressar da Europa, está com 23. A narrativa recua em flashback para o passado de Hermano, cinco anos antes de conhecer Amália (quando perde Julieta). O passado mais remoto é assinalado oito anos antes, ou seja, quando Amália tinha nove anos e viu o casal se beijando na casa vizinha.

6 Retorno da Europa (desfecho) Casamento de Hermano (30) e Julieta (20)
Passado 8 anos antes anos antes Presente Época: 186? 5 anos depois Retorno da Europa (desfecho) Casamento de Hermano (30) e Julieta (20) Morte de Julieta aos 23 anos Amália: 9 anos Hermano: 38-39 anos Amália: 17-18 anos 44 anos 23 anos Julietinha: 4 anos

7 Foco Narrativo:  No 1º parágrafo o narrador se apresenta em 1ª pessoa, diz ter conhecido a família de Amália (“Conheci outrora uma família que morava em São Clemente”)  Na apresentação da personagem feminina, o narrador abandona a 1ª pessoa e passa a desempenhar o narrador onisciente, pois sabe de detalhes da moça. Às vezes o narrador cola-se a uma personagem. Às vezes, retomando a 1ª pessoa, fala da dificuldade em expor o seu relato.

8 Espaço: Rio de Janeiro – bairro de São Clemente. Casa de Hermano é praticamente um palco teatral. Amália uma espectadora. Casa e dono identificam-se – ambos são sombrios, fechados. O mistério, solidão, silêncio atraem a atenção de Amália. A casa ganha vida ante os olhos da jovem.


Carregar ppt "Personagens: Hermano e Amália se aproximam da concepção de personagens redondos. Carlos Hermano Aguiar: (duplicidade no nome: Carlos para os íntimos e."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google