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Memórias de um sargento de milícias(1854-1855). Manuel Antônio de Almeida Diretor da Tipografia Nacional. Escreveu apenas um livro. Morreu num naufrágio.

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1 Memórias de um sargento de milícias( )

2 Manuel Antônio de Almeida Diretor da Tipografia Nacional. Escreveu apenas um livro. Morreu num naufrágio nas costas fluminenses.

3 A fórmula romântica: Retrato da alta burguesia; Retrato da alta burguesia; Personagens idealizadas; Personagens idealizadas; Sentimentalismo exacerbado; Sentimentalismo exacerbado; Linguagem educada, polida; Linguagem educada, polida; Maniqueísmo: bem(herói) X mal(vilão) Maniqueísmo: bem(herói) X mal(vilão) Estereótipos: figuras sem profundidade psicológica, cristalizadas, símbolos de uma classe; Estereótipos: figuras sem profundidade psicológica, cristalizadas, símbolos de uma classe; Final feliz. Final feliz.

4 Quebra da fórmula romântica: Retrato da baixa burguesia; Retrato da baixa burguesia; Personagens sem idealização; Personagens sem idealização; Situações ridículas, engraçadas; Situações ridículas, engraçadas; Humor, gozação; Humor, gozação; Narrador levemente irônico; Narrador levemente irônico; Linguagem simples e giriesca; Linguagem simples e giriesca; Relativização do Maniqueísmo. Relativização do Maniqueísmo.

5 Elementos de contato com o Romantismo: A trama é simples, inocente, sem complexidade; A trama é simples, inocente, sem complexidade; Há um casal que passa por vários revezes até ficar junto; Há um casal que passa por vários revezes até ficar junto; Há final feliz, desfecho preferido dos românticos brasileiros. Há final feliz, desfecho preferido dos românticos brasileiros.

6 Classificações do livro: Romance carnavalesco: promove a quebra de um estilo consagrado, fugindo de seus preceitos. Romance picaresco: um personagem vadio e safado passa por várias aventuras.

7 Classificação de Leonardinho Pataca: (segundo o professor Antônio Cândido) Malandro: o típico enrolador e safado brasileiro, cheio de peraltices, artes, diabruras, brincadeiras.

8 Narrador: Terceira pessoa onisciente; Terceira pessoa onisciente; Brincalhão, bem- humorado; Brincalhão, bem- humorado; Conversa com o leitor; Conversa com o leitor; Faz digressões: comentários à margem da narrativa. Faz digressões: comentários à margem da narrativa.

9 Espaço: Rio de Janeiro

10 Tempo: Era no tempo do rei... Início do século XIX

11 Costumbrismo: retrato dos costumes de uma época

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19 Personagens (estereótipos): Leonardinho Pataca Leonardinho Pataca Luisinha (sobrinha de Dona Maria) Luisinha (sobrinha de Dona Maria) Vidinha (mulata debochada, segunda namorada de Leonardinho) Vidinha (mulata debochada, segunda namorada de Leonardinho) Leonardo Pataca (pai) Leonardo Pataca (pai) Maria da Hortaliça (mãe) Maria da Hortaliça (mãe) Padrinho barbeiro Padrinho barbeiro Madrinha parteira Madrinha parteira

20 Vizinha (eternamente chata) Dona Maria (adorava demandas judiciais) José Manuel (gaiato oportunista) Mestre de cerimônias (padre safado) Cigana (amante do padre e de Leonardo) Sacristão da Sé (amigo de Leonardinho) Major Vidigal (incansável perseguidor de Leonardinho): representa a ordem desordenada do Império Toma-largura (funcionário da Ucharia) Chico-Juca (arruaceiro)

21 Críticas subliminares: Sugestão do caos social do Brasil à época da família real; Sugestão do caos social do Brasil à época da família real; Sugestão do espírito corrupto que perpassava as várias camadas do poder; Sugestão do espírito corrupto que perpassava as várias camadas do poder; Retrato bem-humorado da devassidão do clero; Retrato bem-humorado da devassidão do clero; No reino da desordem (Quinto dos infernos), os malandros proliferam. No reino da desordem (Quinto dos infernos), os malandros proliferam.

22 ATENÇÃO: TAIS CRÍTICAS SÃO INDIRETAS, SUBLIMINARES, SUB-REPTÍCIAS, PASSANDO QUASE QUE DESPERCEBIDAS PARA O LEITOR DA ÉPOCA. O LIVRO ADQUIRE UMA CAPA DE ESPETÁCULO CIRCENSE, BRINCALHÃO,, FINGINDO NÃO SER UMA CRÍTICA SÉRIA. O LIVRO ADQUIRE UMA CAPA DE ESPETÁCULO CIRCENSE, BRINCALHÃO, CÔMICO, FINGINDO NÃO SER UMA CRÍTICA SÉRIA.

23 CONCLUSÃO: TAL LIVRO NÃO PODE SER CHAMADO DE PRÉ-REALISTA, POIS NÃO POSSUI A FORMA DE UM ROMANCE REALISTA, NEM TAMPOUCO POSSUI A FILOSOFIA DETERMINISTA QUE O EMBASA. TRATA-SE DE UM ROMANCE ROMÂNTICO EXCÊNTRICO, CARNAVALESCO, BURLESCO.

24 FINAL ABSOLUTAMENTE ROMÂNTICO: Leonardinho acaba por ficar rico, belo e idealizado, ao lado de sua amada.


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