A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Romantismo - Prosa Romance urbano ou de costumes – retrato da vida a corte. Romance urbano ou de costumes – retrato da vida a corte. Preservam as características.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Romantismo - Prosa Romance urbano ou de costumes – retrato da vida a corte. Romance urbano ou de costumes – retrato da vida a corte. Preservam as características."— Transcrição da apresentação:

1 Romantismo - Prosa Romance urbano ou de costumes – retrato da vida a corte. Romance urbano ou de costumes – retrato da vida a corte. Preservam as características estruturais dos folhetins estrangeiros, Preservam as características estruturais dos folhetins estrangeiros, Os autores, ao falarem de amores idealizados, introduzem elementos nacionais, como a vida na corte e os costumes burgueses. Os autores, ao falarem de amores idealizados, introduzem elementos nacionais, como a vida na corte e os costumes burgueses.

2 Projeto literário dos romances urbanos Representação dos costumes da elite brasileira; Representação dos costumes da elite brasileira; Divulgação de valores morais – importância pedagógica –as heroínas dos romances tornavam-se modelos para os papéis de mães ou esposas. Divulgação de valores morais – importância pedagógica –as heroínas dos romances tornavam-se modelos para os papéis de mães ou esposas. Consolidação da identidade nacional. Consolidação da identidade nacional.

3 A linguagem do romance urbano É frequente o narrador estabelecer um diálogo com um leitor específico, que pode ser um amigo ou parente. É coisa singular, minha prima! Não pense que eu fui a Petrópolis... É frequente o narrador estabelecer um diálogo com um leitor específico, que pode ser um amigo ou parente. É coisa singular, minha prima! Não pense que eu fui a Petrópolis... O entrelaçamento entre a realidade e a ficção; O entrelaçamento entre a realidade e a ficção;

4 Obras Publicação da obra de Joaquim Manuel de Macedo - A Moreninha Publicação da obra de Joaquim Manuel de Macedo - A Moreninha Carolina – 1ª heroína romanesca autenticamente brasileira Carolina – 1ª heroína romanesca autenticamente brasileira Classe social média – jovens Classe social média – jovens Linguagem simples Linguagem simples Trama de amor e mistério Trama de amor e mistério

5 José de Alencar Obra dividida em Romances históricos Obra dividida em Romances históricos

6 Romances Indianistas Projeto literário – Fornecer aos leitores brasileiros obras em que o passado histórico fosse reconstituído, quando possível, ou inventado, quando necessário. Projeto literário – Fornecer aos leitores brasileiros obras em que o passado histórico fosse reconstituído, quando possível, ou inventado, quando necessário. O guarani, inaugurou, em 1857, a ficção indianista. Na obra o processo de colonização está adiantado. O guarani, inaugurou, em 1857, a ficção indianista. Na obra o processo de colonização está adiantado. Ubirajara- aborda o momento que antecede a ocupação das terras conquistadas. Ubirajara- aborda o momento que antecede a ocupação das terras conquistadas. Iracema – período inicial das terras conquistadas. União índia tabajara e o nobre conquistador. Iracema – período inicial das terras conquistadas. União índia tabajara e o nobre conquistador.

7 Romances Indianistas O guarani – Modelo importado- projeta as relações de suserania e vassalagem e os ideais burgueses (cortesia, bravura, humildade, heroísmo e amor sem limites). O guarani – Modelo importado- projeta as relações de suserania e vassalagem e os ideais burgueses (cortesia, bravura, humildade, heroísmo e amor sem limites). Iracema – apresenta a lenda da fundação do Ceará. Formação do povo brasileiro Iracema – apresenta a lenda da fundação do Ceará. Formação do povo brasileiro

8 Romances Urbanos Embora a idealização romântica continue sendo uma características de suas narrativas, o autor examina a sociedade e critica valores como o casamento de conveniência. Embora a idealização romântica continue sendo uma características de suas narrativas, o autor examina a sociedade e critica valores como o casamento de conveniência. Heróis e heroínas mais humanizados, vítimas das pressões econômicas e sociais. Heróis e heroínas mais humanizados, vítimas das pressões econômicas e sociais.

9 Romances Urbanos Os romances constituem uma verdadeira crítica dos costumes do Rio de Janeiro do século XIX. Destacam-se: Cinco Minutos, A viuvinha, Lucíola, Diva e Senhora. Os romances constituem uma verdadeira crítica dos costumes do Rio de Janeiro do século XIX. Destacam-se: Cinco Minutos, A viuvinha, Lucíola, Diva e Senhora. Os perfis de Mulher –heroínas fortes, senhoras de seu destino Os perfis de Mulher –heroínas fortes, senhoras de seu destino

10 Romances Regionalistas Objetivo – Revelar o Brasil para os brasileiros Objetivo – Revelar o Brasil para os brasileiros José de Alencar - Til (SP), O Tronco do Ipê (RJ), O Gaúcho (RS) José de Alencar - Til (SP), O Tronco do Ipê (RJ), O Gaúcho (RS)

11 Romances regionalistas Visconde de Taunay – Inocência e A retirada da Laguna (MS) Visconde de Taunay – Inocência e A retirada da Laguna (MS) Bernardo Guimarães –Escrava Isaura (RJ/PE), O garimpeiro (MG), O seminarista (GO/MG), Pão de Ouro (AM) Bernardo Guimarães –Escrava Isaura (RJ/PE), O garimpeiro (MG), O seminarista (GO/MG), Pão de Ouro (AM) Franklin Távora – O cabeleira, O matuto (PE/PB/CE) Franklin Távora – O cabeleira, O matuto (PE/PB/CE) OBS: Os personagens são caracterizadas como TIPOS OBS: Os personagens são caracterizadas como TIPOS

12 A estética da malandragem Manuel Antônio de Almeida – Memórias de um Sargento de Milícias –Comédia de Costumes que apresenta a vida das camadas mais baixas da população do Rio de Janeiro. Manuel Antônio de Almeida – Memórias de um Sargento de Milícias –Comédia de Costumes que apresenta a vida das camadas mais baixas da população do Rio de Janeiro. Herói picaresco Herói picaresco Contornos realistas Contornos realistas

13 O teatro Romântico Pioneiro – Gonçalves de Magalhães Tragédia Antônio José ou O poeta e a inquisição. Pioneiro – Gonçalves de Magalhães Tragédia Antônio José ou O poeta e a inquisição. João Caetano e Martins Pena- Sucesso do teatro romântico nacional João Caetano e Martins Pena- Sucesso do teatro romântico nacional José de Alencar – Mãe - O demônio familiar José de Alencar – Mãe - O demônio familiar Álvares de Azevedo – Macário Álvares de Azevedo – Macário Martins Pena – Fundador da Comédia brasileira. Martins Pena – Fundador da Comédia brasileira.


Carregar ppt "Romantismo - Prosa Romance urbano ou de costumes – retrato da vida a corte. Romance urbano ou de costumes – retrato da vida a corte. Preservam as características."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google