A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Romance Romântico Urbano – Costumes socio-culturais da sociedade.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Romance Romântico Urbano – Costumes socio-culturais da sociedade."— Transcrição da apresentação:

1 Romance Romântico Urbano – Costumes socio-culturais da sociedade.
As narrativas urbanas do Romantismo retratam basicamente o cotidiano da corte do Rio de Janeiro. Indianista – Nacionalista, índígena como símbolo nacional e expressa características como heroísmo, coragem e pureza. Valoriza também a exuberância das nossas matas tropicais mostrando o poder da natureza sobre o homem. regionalista ou rural Costumes, comportamentos e geografia das regiões do Brasil. Retrata o cotidiano da vida nas fazendas do interior do Brasil. histórico – seguindo a mesma linha de valorização nacional Relata episódios históricos ocorridos no Brasil desde o inicio da sua valorização.

2 Autor e obra Romance Indianista
José de Alencar "O guarani" - "Iracema" - "Ubirajara"

3 O guarani Escrito em folhetim 1857. Imagens poderosas, trama nem tanto. Narrativa começa em 1604 – flashback. Narrador 3ª pessoa – onisciente. Espaço é o planalto fluminense, a Serra dos Órgãos, às margens do rio Paquequer, afluente do rio Paraíba. A ação principia e termina tendo o cenário o Paquequer; imagem primeira - primordial, plena e pura - associa à figura nuclear do protagonista, Peri: "filho(s) indômito(s) desta pátria de liberdade", mas também "vassalo(s) e tributário(s)": o índio, de sua "senhora", Cecília Mariz; o rio, "desse rei das águas", o Paraíba.

4 O Guarani Cavaleiro medieval: Loredano X D. Álvaro de Sá e Aires Gomes? Peri Cecília X Isabel "O hálito ardente de Peri bafejou-lhe a face. Fez-se no semblante da virgem um ninho de castos rubores e lânguidos sorrisos: os lábios abriram como as asas purpúreas de um beijo soltando o vôo. A palmeira arrastada pela torrente impetuosa fugia... E sumiu-se no horizonte..."

5 Estrutura do romance 1ª parte: A Natureza e a Cultura –integração Suserania e Vassalagem Ex.:Senhora x escravo= irmã e irmão. 2ª parte: Conflitos - Natureza e Cultura - Os bons e os maus Ex.: Goitacás x Aimorés/ D. Antônio x Loredano 3ª parte: mulher anjo x mulher demônio mocinho x bandido Peri


Carregar ppt "Romance Romântico Urbano – Costumes socio-culturais da sociedade."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google