A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Quinhentismo. Literatura informativa são informações que viajantes e missionários europeus divulgaram sobre a natureza e o homem brasileiro. São obras.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Quinhentismo. Literatura informativa são informações que viajantes e missionários europeus divulgaram sobre a natureza e o homem brasileiro. São obras."— Transcrição da apresentação:

1 Quinhentismo

2 Literatura informativa são informações que viajantes e missionários europeus divulgaram sobre a natureza e o homem brasileiro. São obras sem intenções artísticas

3 Portugal XII T H C Barroco XVI Brasil Q Barroco

4 Descoberta do Brasil A descoberta não superou a importância do comércio com as índias Extração do pau-brasil Exploração da mão de obra indígena Chegada dos primeiros escravos (1548) Cultivo do açúcar (1532) Extração do ouro

5 Durante os primeiros séculos a produção literária foi mínima, só com as notícias do processo de colonização feito através de cartas. Com a vinda dos jesuítas começou o processo de educação, e a cultura indígena e negra foi mostrada, porém na visão dos jesuítas- religiosidade medieval. Da cultura negra e indígena destacam-se a dança e a música.

6 Narrativas relacionadas com a literatura do Classicismo É um tipo de literatura composta por documentos a respeito das condições gerais da terra conquistada, a prováveis riquezas, a paisagem física e humana, etc. Registra o impacto provocado da nova terra sobre o europeu- cultura, costumes, espaço, feições. Destaca-se a seguinte obra: A Carta de Caminha-1500

7 Padre José de Anchieta Objetivo catequizar Sua obra revela uma visão teocêntrica do mundo Escreveu duas espécies de poesia: 1.Didática - fornecer exemplos moralizantes aos indígenas 2. Poesia não relacionada à catequização- objetivo expressar sua visão pessoal. Destaca-se em suas obras: Poema à Virgem Maria.

8 Padre José de Anchieta usou o teatro como veículo de catequese. Objetivo - converter os índios ao cristianismo Escreveu autos de caráter religioso Mistura três línguas- espanhol, tupi e português Destaca-se: O Auto de São Lourenço- que preferiu morrer queimado a renunciar à fé cristã.

9 1. Quem iniciou a literatura informativa sobre o Brasil? 2. Qual a importância dos textos de Literatura Informativa? 3. Pesquise: O nome dos autores das seguintes obras: A. Tratado da Terra do Brasil B. Diálogos das grandezas do Brasil C. Tratado descrito do Brasil

10 4.Cite algumas características da poesia de José de Anchieta. 5. Qual a finalidade do teatro da Anchieta? 6. Qual a mais importante peça do teatro de Anchieta? 7. Por que não se pode falar na existência de uma literatura brasileira no primeiro século de vida do nosso país?

11 8. A colônia é, de início, o objeto de uma cultura, o outro em relação à metrópole: em nosso caso, foi a terra a ser ocupada, o pau- brasil a ser explorado, a cana- de- açúcar a ser cultivada, o ouro a ser extraído, numa palavra, a matéria –prima a ser carregada para o mercado externo. A colônia só deixa de o ser quando passa a ser sujeito de sua história. A. Segundo o texto, qual era o maior objetivo dos portugueses em relação à Colônia? B. Que expressão do texto denota o fim do processo colonial?


Carregar ppt "Quinhentismo. Literatura informativa são informações que viajantes e missionários europeus divulgaram sobre a natureza e o homem brasileiro. São obras."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google