A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

As Bandeiras no Brasil Colônia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "As Bandeiras no Brasil Colônia"— Transcrição da apresentação:

1 As Bandeiras no Brasil Colônia
Marieli 7 B Professora: Andressa

2 As Bandeiras no Brasil Colônia
Brasil Colônia ou Brasil colonial é como é chamado o período colonial brasileiro pela historiografia. Durante este, o território brasileiro constituía-se em uma colônia do império ultramarino português. Existiu entre o fim do período pré-colonial brasileiro, em 1530, e a sua elevação a reino unido com Portugal, em Inicialmente, o nome do território era ilha de Santa Cruz

3 As Bandeiras no Brasil Colônia
De 1500 a 1530, quando o território ainda era chamado Terra de Santa Cruz, a colonização limitou-se a expedições rápidas para coleta e transporte de pau-brasil. É a partir de 1530, pela expedição de Martim Afonso de Sousa, que a nova colônia passará a ser povoada. Em 1532, é fundada a vila de São Vicente.

4 As Bandeiras no Brasil Colônia
expressão "descobrimento" do Brasil está carregada de eurocentrismo por desconsiderar a existência dos índios na terra antes da chegada dos portugueses. Portanto, será mais correcto o termo "chegada" dos portugueses ao Brasil. Outros autores preferem dizer "achamento" do Brasil. A data em que ocorreu, 22 de abril de 1500, inaugura a fase pré-colonial. Neste período não houve colonização, pois os portugueses não se fixaram na terra.

5 As Bandeiras no Brasil Colônia
O açúcar era um produto de grande aceitação na Europa, onde alcançava grande valor de venda. Após as experiências positivas de cultivo na região Nordeste do Brasil, já que a cana se adaptou bem ao clima e ao solo, teve início o plantio em larga escala. Seria uma forma de Portugal lucrar com o comércio do açúcar, além de começar o povoamento do Brasil.


Carregar ppt "As Bandeiras no Brasil Colônia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google