A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Quinhentismo no Brasil

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Quinhentismo no Brasil"— Transcrição da apresentação:

1 O Quinhentismo no Brasil
Nem crônicas, nem memórias … … descrições de fatos e dados … às vezes, com elementos mágicos e características fantásticas.

2 Produção literária no Brasil-Colônia

3 Século XVI (1500): a metrópole procurou garantir o domínio sobre a terra descoberta: organizado-a em capitanias hereditárias, enviando negros da África para povoá-la e enviando jesuítas da Europa para catequizar os índios

4 Século XVII (1600): A cidade de Salvador, na Bahia: foi povoada por:
aventureiros portugueses, índios, negros e mulatos, tornou-se o centro : das decisões políticas e do comércio de açúcar.

5 Século XVIII (1700): A região de Minas Gerais:
transformou-se no centro de: exploração do ouro e das primeiras revoltas políticas contra a colonização portuguesa, entre as quais se destacou o movimento da Inconfidência Mineira.

6 literatura brasileira
Embora a literatura brasileira tenha nascido no período colonial. Durante o período colonial, ainda não eram solidas as condições essenciais para o florescimento da literatura. Os livros produzidos por escritores nascidos no Brasil eram então impressos em Portugal e depois trazidos à Colônia.

7 A Literatura de Informação
“A feio deles e serem pardos, quase avermelhados, de rostos regulares e narizes bem feitos; andam nus sem nenhuma cobertura; nem se importam de cobrir nenhuma coisa, nem de mostrar suas vergonhas. E sobre isto são tão inocentes, como em mostrar o rosto”.

8 Carta, de Pero Vaz de Caminha
Esse fragmento pertence ao primeiro texto escrito no Brasil: a Carta, de Pero Vaz de Caminha, escrivão-mor da esquadra liderada por Cabral quando do descobrimento oficial do Brasil, em 1500. Essa carta e muitos outros textos em forma de cartas de viagem, diários de navegação e tratados descritivos formam a chamada literatura de informação.

9 Principais produções do seculo XVI
A Carta, de Pero Vaz de Caminha O Diário de navegação, de Pero Lopes de Sousa O Tratado da terra do Brasil, de Pero de Magalhães Gandavo O Tratado descritivo do Brasil, de Gabriel Soares de Sousa Os Dialogos das grandezas do Brasil, de Ambrosio Brandão A Historia do Brasil, de Frei Vicente do Salvador As Duas viagens ao Brasil, de Hans Staden A Viagem a terra do Brasil, de Jean de Levy

10 A literatura de catequese: José de Anchieta

11 Os Jesuitas vindos ao Brasil com a missão de catequizar os índios deixaram inúmeras cartas, tratados descritivos, crônicas históricas e poemas.

12 José de Ancheita Chegou ao Brasil em 1553 com o padre Manuel da Nobrega. Fundou no Planalto de Piratininga, um colégio que se tornou o núcleo da futura cidade de São Paulo Escreveu vários tipos de texto com finalidade pedagógica, como poemas, hinos, canções e autos.


Carregar ppt "O Quinhentismo no Brasil"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google