A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Crise Econômica Colonial - União Ibérica (Portugal perde parte do seu domínio colonial). - Brasil uma das poucas colônias portuguesas lucrativa. - Concorrência.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Crise Econômica Colonial - União Ibérica (Portugal perde parte do seu domínio colonial). - Brasil uma das poucas colônias portuguesas lucrativa. - Concorrência."— Transcrição da apresentação:

1 Crise Econômica Colonial - União Ibérica (Portugal perde parte do seu domínio colonial). - Brasil uma das poucas colônias portuguesas lucrativa. - Concorrência do açúcar antilhano (situada no norte da América do Sul) - Portugal é obrigado a assinar diversos tratados com a Inglaterra em troca de empréstimos. Principais Tratados 1642 – Portugal concedeu a Inglaterra à posição de nação mais favorável 1654 – Portugal aumentou os direitos comerciais ingleses com suas colônias. 1661 – Inglaterra se comprometeu a defender Portugal e suas colônias em troca de dois Milhões de cruzados, mais as possessões de Tanger e a Ilha de Bombaim na África. 1703- Tratado de Methuen também conhecido como o tratado de panos e vinhos.

2 O Ouro e as Mudanças na colônia - Final do século XVII, bandeirantes descobriram as primeiras jazidas de ouro em Minas Gerais (Ouro de aluvião). - Corrida as minas A sede insaciável do ouro estimulou a tantos deixarem suas terras e a meterem-se por caminhos tão ásperos como são os das minas, que dificultosamente se poderá dar conta do número de pessoas que lá estão. Fala do Jesuíta Antonil por volta de 1710. - 1720 Coroa portuguesa laçou um decreto limitando drasticamente a emigração para o Brasil, consentindo-a somente mediante um passaporte especial fornecido pelo governo. - Nascimento de cidades no sertão. -Guerra dos Emboabas

3 Guerra dos Emboabas - 1708 - Emboabas: palavra de origem Tupi que servia para designar os que não haviam nascido na região. - Inúmeros portugueses, da metrópole ou da própria colônia, tão Logo souberam da descoberta de ouro, dirigiram-se para o local das jazidas com a intenção de apoderar-se delas. Os paulistas sentiram-se injustiçados com a ambição portuguesa, isso provocou violentos conflitos entre os dois grupos. - Portugal preocupada com a perda do poder assumiu o controle da região expulsando grande parte dos forasteiros que migraram para o centro-oeste ou para o sul.

4 Administração das Minas O governo português viu no ouro a possibilidade de recuperar a decadente economia lusitana. Por isso, logo tratou de montar um amplo esquema administrativo para exercer o controle da região. - Intendência das Minas: distribuir terras, cobrar tributos; e fiscalizar o trabalho dos mineradores. - Quinto: imposto cobrado pela exploração das minas. - Casa de Fundição: todo ouro deveria ser obrigatoriamente levado para ser transformado em barras. - Revolta de Vila Rica 1720 -Derrama: O resultado final do quinto deveria atingir a soma de 100 arrobas de ouro ano. -Deslocamento do eixo econômico da colônia, do nordeste açucareiro para região mineradora. Casa de fundição Forno e balança.

5 Sociedade Mineradora - Trabalho nas minas necessitava menos investimento e menos mão de obra -Sociedade heterogênea, composta de comerciantes, funcionários do rei, profissional liberais e uma multidão de escravos. - Ascensão social relativamente mais fácil que no Nordeste - Comportamentos ostentatórios e extravagantes. - Alto índice de prostituição na região -Requinte intelectual.

6 Consequências do Ciclo do Ouro - Nos primeiro 70 anos do século XVIII o Brasil produziu mais ouro que toda a América espanhola em 357 anos. A quantidade de ouro extraído do Brasil correspondeu a 50% de toda a produção mundial entre os séculos XV e XVIII. - Grande beneficiária do ouro brasileiro: Inglaterra (Tratado de Methuen). - Crescimento demográfico: população brasileira cresceu aproximadamente onze vezes, isto é, de 300 000 habitantes em 1700 passando para 3 250 000 em 1800. - Mudança do centro econômico: transferência da capital do estado do Brasil da cidade de Salvador para o Rio de Janeiro. - Revoltas coloniais: revoltas da colônia contra a Metrópole.


Carregar ppt "Crise Econômica Colonial - União Ibérica (Portugal perde parte do seu domínio colonial). - Brasil uma das poucas colônias portuguesas lucrativa. - Concorrência."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google