A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Manifestações contra a Metrópole

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Manifestações contra a Metrópole"— Transcrição da apresentação:

1 Manifestações contra a Metrópole

2 Situação da colônia no século XVII e início do século XVIII?
*Século XVII – vigorava a estrutura do Pacto Colonial. *Iniciou-se em 1571 e foi ainda mais reforçado em 1642 com a criação do Conselho Ultramarino. *Em face disso, iniciam-se movimentos nativistas dispostos a não mais permitir os “saques” da metrópole contra sua colônia.

3 Principais movimentos nativistas
*Aclamação de Amador Bueno (1641) Reduziu-se a uma manifestação dos comerciantes paulistas preocupados com o possível fim de seus negócios com Buenos Aires. Em face disso, resolvem aclamar como o novo rei de São Paulo Amador Bueno, que acabou recusando a oferta. Mais tarde, os “revoltosos” aceitaram o novo rei português.

4 *Revolta de Beckmann (1684)
Ocorrida no Maranhão, os fazendeiros viam-se prejudicados pela falta de regularidade de fornecimento português da mão-de-obra negra e pela impossibilidade de escravizar os indígenas (jesuítas). Em represália contra este protesto, o governo português resolveu punir os líderes (execução).

5 *Guerra dos Emboabas (1708)
-Ocorrida em Minas Gerais, a citada guerra foi promovida pela invasão dos portugueses (emboabas) que estavam desejosos em enriquecer facilmente sobre o suor dos bandeirantes paulistas. -A batalha foi vencida pelos portugueses. -Mais tarde, a expulsão dos bandeirantes da região de Minas Gerais acabou fazendo com que os mesmos procurasses novas jazidas (Mato Grosso – 1718).

6 *Guerra dos Mascates (1710)
-Ocorrida em Pernambuco, acabou envolvendo senhores de engenho de Olinda e os comerciantes de Recife. -Recife ganhou visibilidade no período em que os holandeses dominaram o Brasil. Com a decadência cada vez mais acentuada da economia açucareira, os senhores de engenho de Olinda – até então a capital - foram se endividando com os comerciantes de Recife (mascates). -Em 1709, o rei de Portugal elevou Recife à categoria de vila, atitude que causou profunda indignação no povo de Olinda. Os mesmos invadem Recife e sofrem reação imediata da Coroa portuguesa. Recife é elevada a nova capital de Pernambuco.

7 * Revolta de Filipe dos Santos / Revolta de Vila Rica (1720)
-Ocorrida em Minas Gerais em protesto ao arrocho tributário português imposto ao povo. -Ex: Casas de Fundição, capitação, quinto, etc. -Entregaram ao governo um documento exigindo um fim dessa exploração. O governador (Conde de Assumar) ocupou a Vila Rica, prendeu diversos rebeldes e mandou enforcar Filipe dos Santos.

8 * Inconfidência Mineira (1789)
-Decadência da mineração, arrocho fiscal e administrativo da metrópole sobre a colônia portuguesa. -Inicia uma conspiração em terras brasileiras para se livrar de uma vez por todas das garras portuguesas com inspiração nos movimentos do Iluminismo e da Independência dos Estados Unidos. -Destacou-se a figura de Joaquim José da Silva Xavier – o Tiradentes. A rebelião ocorreria no dia da derrama. -Joaquim Silvério dos Reis e mais outros três delataram a iniciativa rebelde em troca do perdão de suas dívidas. -No dia 21 de abril de 1792, Tiradentes foi enforcado no RJ.

9 * Conjuração Baiana ou Revolta dos Alfaiates (1798)
-Movimento rebelde com uma importante participação das camadas humildes. -Liderados por soldados e também alguns alfaiates, os rebeldes sugeriam, entre outras coisas, a proclamação da República, o fim da escravidão, a liberdade de comércio, a igualdade jurídica entre as pessoas. -Todavia, o movimento foi contido pelo governo português.

10 * Revolução Pernambucana (1817)
-Por influência dos movimentos de independência das colônias espanholas na América, comandadas por Pernambuco, diversas províncias se engajaram por um movimento de independência da coroa portuguesa. -Entretanto, houve pouca participação das camadas mais humildes. -O movimento foi sufocado pelas tropas fiéis ao príncipe regente, Dom João.


Carregar ppt "Manifestações contra a Metrópole"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google