A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MÓDULO 04 - A CRISE DO ANTIGO SISTEMA COLONIAL: movimentos nativistas e o período Pombalino. Primeiras rebeliões anticolonialistas, resultado direto da.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MÓDULO 04 - A CRISE DO ANTIGO SISTEMA COLONIAL: movimentos nativistas e o período Pombalino. Primeiras rebeliões anticolonialistas, resultado direto da."— Transcrição da apresentação:

1 MÓDULO 04 - A CRISE DO ANTIGO SISTEMA COLONIAL: movimentos nativistas e o período Pombalino. Primeiras rebeliões anticolonialistas, resultado direto da Restauração Portuguesa. Expressaram as contradições entre Metrópole e Colônia, manifestando de diversas maneiras: REVOLTA DE BECKMAN(1684) GUERRA DOS MASCATES( ) GUERRA DOS EMBOABAS( ) REVOLTA DE FELIPE DOS SANTOS(1720)

2 O PERÍODO POMBALINO( ) O Ministro do Rei D.José I, Sebastião José de Carvalho(Marquês de Pombal) adotou diversas medidas de modernização do reino, com grande repercussão no Brasil: -diminuição da influência da nobreza e dos jesuítas) - reorganização da administração colonial. -fim do Sistema de Capitanias e transferencia da capital p/ RJ(1763) - maior taxação nas minas,combinando as Casas de Fundição com o sistema de cotas(100 arrobas) e a derrama.

3 -diminuição da influência da nobreza e dos jesuítas( expulsos de Portugal e todas as colônias); - reorganização da administração ampliando a exploração da colônia brasileira. -fim do Sistema de Capitanias e reunificação administrativa com capital no RJ(1763) - maior taxação nas minas,combinando as Casas de Fundição com o sistema de cotas(100 arrobas) e a derrama.

4 MÓDULO 04- A CRISE DO ANTIGO SISTEMA COLONIAL: movimentos emancipacionistas. As bases do colonialismo português passaram a ser questionadas e contestadas. - Fatores internos:.crise da economia colonial.tirania fiscal.arrocho do exclusivo comercial - Fatores externos:.Iluminismo.Crise do Absolutismo.Revolução Francesa.Revolução Industrial

5 A.1) A INCONFIDÊNCIA OU CONJURAÇÃO MINEIRA(1789) MOVIMENTO das elites econômicas e intelectuais de MG PROJETOS elitistas privilegiando MG: - República com capital em São J. D. Rey - Universidade em Vila Rica - Liberdade comercial e industrial

6 obs.:quanto ao futuro da escravidão, não houve consenso, demonstrando as limitações do liberalismo no movimento. INFLUÊNCIAS: - iluminismo - Independência dos EUA - Liberalismo de Smith e Ricardo RESULTADO: fracasso - falta de estrutura militar /elitismo/ delação do Coronel Silvério dos Reis

7

8 ALFERES JOAQUIM JOSÉ DA SILVA XAVIER.

9 Obs.: Tiradentes foi condenado à forca e ao esquartejamento em 21/04/1792. BODE EXPIATÓRIO no processo. B) A CONJURAÇÃO BAIANA OU A REVOLTA DOS ALFAIATES( 1798) Movimento mais popular e democrático: Negros alforriados, mulatos, padres, soldados, alfaiates e escravos.

10 Projetos Fim da escravidão Reforma agrária República democrática e independente Liberdade comercial e industrial Influências: –Guerra de independência do Haiti –Revolução Francesa –Maçonaria(cavaleiros da luz) Resultado: fracasso – Falta de estrutura militar – Dura repressão – Ingenuidade das lideranças

11 Questão 01) Observe o quadro. (Pedro Américo, Tiradentes esquartejado - óleo sobre tela 262x162 cm - Museu Mariano Procópio, Juiz de Fora-MG.) Pode-se afirmar que a representação de Pedro Américo do inconfidente mineiro a)data dos primeiros anos da República, sugerindo a semelhança entre o drama de Tiradentes e o de Cristo. b)foi elaborada durante o período da Independência, como expressão dos ideais nacionalistas da dinastia de Bragança. c)caracteriza-se pela denúncia da interferência da Igreja católica nos destinos políticos e culturais nacionais. d)foi censurada pelo governo de Getúlio Vargas porque expressa conteúdos revolucionários e democráticos. e)foi proibida de ser exposta publicamente por incitar o preconceito contra o governo português, responsável pela morte de Tiradentes.


Carregar ppt "MÓDULO 04 - A CRISE DO ANTIGO SISTEMA COLONIAL: movimentos nativistas e o período Pombalino. Primeiras rebeliões anticolonialistas, resultado direto da."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google