A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MÓDULO 05- A CRISE DO ANTIGO SISTEMA COLONIAL: movimentos nativistas e período pombalino. Primeiras rebeliões anticolonialistas, resultado direto da Restauração.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MÓDULO 05- A CRISE DO ANTIGO SISTEMA COLONIAL: movimentos nativistas e período pombalino. Primeiras rebeliões anticolonialistas, resultado direto da Restauração."— Transcrição da apresentação:

1 MÓDULO 05- A CRISE DO ANTIGO SISTEMA COLONIAL: movimentos nativistas e período pombalino. Primeiras rebeliões anticolonialistas, resultado direto da Restauração Portuguesa. Expressaram as contradições entre Metrópole e Colônia, manifestando de diversas maneiras: REVOLTA DE BECKMAN(1684)- Liderada pelos irmãos Manuel e Tomás Beckman contra a exploração excessiva da Cia de Comércio do Maranhão, levando Manuel à execução sumária. GUERRA DOS MASCATES( )- Luta entre os senhores de engenho de Olinda X comerciantes de Recife.

2 Recife foi elevada à condição de Vila, contrariando dos tradicionais senhores de engenho de Olinda. Vitória de Recife e seu grupo mercantil fortalecido. GUERRA DOS EMBOABAS( )- conflito entre paulistas X emboabas( forasteiros) pela posse e exploração das minas. A vitória dos forasteiros desalojou os paulistas que se dirigiram para Goiás e Mato Grosso.

3 REVOLTA DE FELIPE DOS SANTOS(1720)- levante dos grandes mineradores e grupos populares liderados por F. Santos contra a exploração das Casas de Fundição, resultando no esquartejamento do líder. O PERÍODO POMBALINO( ) O Ministro do Rei D.José I, Sebastião José de Carvalho(Marquês de Pombal) adotou diversas medidas de modernização do reino, com grande repercussão no Brasil:

4 -diminuição da influência da nobreza e dos jesuítas( expulsos de Portugal e todas as colônias); - reorganização da administração ampliando a exploração da colônia brasileira. -fim do Sistema de Capitanias e reunificação administrativa com capital no RJ(1763) - maior taxação nas minas,combinando as Casas de Fundição com o sistema de cotas(100 arrobas) e a derrama.


Carregar ppt "MÓDULO 05- A CRISE DO ANTIGO SISTEMA COLONIAL: movimentos nativistas e período pombalino. Primeiras rebeliões anticolonialistas, resultado direto da Restauração."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google