A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O CICLO DO OURO SÉCULO XVIII PERÍODO DA MINERAÇÃO BRASILEIRA (OURO, DIAMANTE, PRATA E OUTROS MINERAIS)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O CICLO DO OURO SÉCULO XVIII PERÍODO DA MINERAÇÃO BRASILEIRA (OURO, DIAMANTE, PRATA E OUTROS MINERAIS)"— Transcrição da apresentação:

1 O CICLO DO OURO SÉCULO XVIII PERÍODO DA MINERAÇÃO BRASILEIRA (OURO, DIAMANTE, PRATA E OUTROS MINERAIS)

2 O INICIO DA EXPLORAÇÃO - Descoberta de minerais preciosos pelos bandeirantes no interior do país. - Brasil Colonial – final do século XVII ao século XVIII; - Exploração no interior do país; - Descoberta de ouro e diamante (Minas Gerais, Mato-Grosso e Goiás); - Aumento da população (chegada de milhares de portugueses); - Surgimento de várias cidades; - Exploração dos escravos; - Guerra dos Emboados (briga entre garimpeiros pelo controle da regiões de garimpo).

3 BANDEIRANTES

4 BRASIL COLONIAL

5 EXPLORAÇÃO DO INTERIOR

6 EXPLORAÇÃO DOS MINERAIS

7 URBANIZAÇÃO E AUMENTO DE POPULAÇÃO

8 MÃO DE OBRA ESCRAVA NOS GARIMPOS

9 GUERRA DOS EMBOADOS

10 ADMINISTRAÇÃO COLONIAL - Controle da exploração do ouro e diamante; - Cobranças de impostos (quinto); - Casas de fundição (todo ouro tinha que ser marcado pelo império); - Cidades (Vila Rica / Ouro Preto, Diamantina); - Trocas comerciais entre Brasil e Inglaterra (destino do ouro brasileiro); - Avanços na estrutura da colônia; - Mudança da capital (de Salvador para o Rio de Janeiro);

11 CONTOLE DO OURO: CASAS DE FUNDIÇÃO & O QUINTO.

12 AS CIDADES DA MINERAÇÃO

13 SANTO DO PAU OCO

14 DESTINO DO OURO BRASILEIRO

15 AVANÇOS NA COLÔNIA, MUDANÇA DE CAPITAL

16 ADMINISTRAÇÃO COLONIAL - Surgimento das classes médias; - Atividades desenvolvidas: agricultura (tabaco, algodão e açúcar) e criação de gado; - Monções (trocas comerciais no interior); - Declínio da mineração e avanço do setor agropecuário; - Marquês de Pombal (Déspota Esclarecido que visava garantir o monopólio da colônia)

17 TABACO, ALGODÃO, AÇUCAR E GADO

18 Marquês de Pombal

19 ARTE COLONIAL E CRISE DA MINERAÇÃO *Arquitetura: predominantem ente Barroca e um pouco de Rococó; *Literatura: Arcadismo. Início da crise colonial (final do séc. XVIII e início do séc. XIX): proibição das manufaturas coloniais e Inconfidência Mineira.

20 IGREJAS BARROCAS

21 LITERATURA: ARCADISMO

22 PROIBIÇÃO DAS MANUFATURAS INCONFIDÊNCIA MINEIRA

23 FIM


Carregar ppt "O CICLO DO OURO SÉCULO XVIII PERÍODO DA MINERAÇÃO BRASILEIRA (OURO, DIAMANTE, PRATA E OUTROS MINERAIS)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google